Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Porque um código otimizado ajuda no frontend do WordPress?

23/10/2017 às 16:41 WordPress

Porque um código otimizado ajuda no frontend do WordPress?

Como desenvolvedor web, você precisa estar sempre atento as novas tendências e tecnologias que vem surgindo a todo momento para resolver antigos problemas e criar novas maneiras de trabalhar o processo de criação, seja com frameworks, compiladores, IDEs, tudo isso junto faz com que você se torne cada vez mais um profissional de alto rendimento.

Mas você está em dia com o básico? Se você conhece os benefícios da nossa Hospedagem com WordPress, sabe que mesmo em uma hospedagem de qualidade, você precisa de um bom desenvolvimento para ajudar no sucesso do projeto.

Se você não tem ideia de onde está um determinado arquivo na estrutura de pastas do seu projeto, é sinal de que precisa melhorar um pouco a maneira como você organiza tudo isso na hora de começar qualquer desenvolvimento.

Nesse artigo vamos listar algumas das vantagens de ter um código organizado e como isso te ajuda no dia a dia de trabalho mais do que você imagina.

Arquivos sem repetições, reduz os requests

Vemos muitos projetos que usam duas ou três bibliotecas javascript, é bem comum esses arquivos serem inseridos apenas uma vez e utilizado sempre que necessário, mas em código menos organizados, tendem a se repetir e causar problemas como o aumento de requisições na página.

O problema é maior quando não existe uma padronização das pastas nem das versões utilizadas dessas bibliotecas, quando existe uma equipe desenvolvendo, a falta de organização tende a trazer códigos repetidos e arquivos a mais do que o necessário.

Crie um padrão para as pastas e defina antes de tudo o que você vai precisar usar, realize o download de tudo e organize em suas respectivas pastas, crie o seu padrão se assim preferir, mas tenha certeza de que ele será respeitado em atualizações futuras.

Mais agilidade nas atualizações e correções

Quando você precisa mudar uma cor de fonte, alterar um texto que saiu errado, você deve se perguntar se isso é fácil de fazer.

Com as novas ferramentas de compilação, podemos falar de sass por exemplo, a edição de seus arquivos de estilo são muito mais rápidas e eficientes, você muda cores de diversos elementos em segundos, já o editor certo para o seu estilo de desenvolvimento ajuda na hora de corrigir textos e localizar essas informações mais rapidamente, você precisa preparar o ambiente para você, não se adaptar a ele, isso aumenta e muito a sua produtividade e te dá um tempo extra para outras tarefas.

A facilidade na implementação de tudo isso também é uma das vantagens da plataforma, você pode ver mais alguns motivos para usar o Wordpress.

Maior facilidade para otimizar arquivos

Ter seus arquivos otimizados e imagens carregando rapidamente não é uma tarefa fácil, existem diversas ferramentas que ajudam a realizar essa tarefa, compiladores de CSS e HTML que minificam os arquivos, compressores de imagem que vão além do "salvar para a web", com a estrutura de arquivos organizada corretamente.

Assim fica fácil configurar seus compiladores e ao final do projeto com poucos cliques receber todos os arquivos necessários prontos para serem enviados para o servidor de hospedagem e completamente otimizados.

E a vantagem é que você trabalhará com um arquivo fonte, mais fácil de manusear e terá sempre os compilados minificados, vale a pena trabalhar dessa maneira se for para ganhar tempo.

Tudo fica mais fácil de entender!

Quando você tem um código bem comentado, com a identação correta, classes e instruções de uso sempre a postos, tudo isso te ajuda na hora de compreender como resolver determinado problema, seja para a exibição de um determinado elemento ou a maneira como o usuário irá interagir com ele, se tudo for bem definido você não terá problemas futuros quando precisar fazer isso de novo com um novo projeto.

Compreender a forma de interação do usuário e determinar de forma objetiva como o seu código terá de trabalhar é a melhor forma de deixar tudo mais limpo e livre de bugs ou gambiarras para resolver alguns "probleminhas".

Otimize o seu framework, você pode

Um aviso aos desavisados é que frameworks como o Bootstrap por exemplo, que é amplamente utilizado para milhares de projetos todos os dias, permite que você escolha quais os elementos trará por padrão no seu código compilado.

Isso ajuda muito na hora de diminuir o tamanho do css e deixa o código mais limpo, sem itens que você não vai usar e mais rápido para ser rendenizado pelo navegador, tudo o que você precisa para projetos mais simples que precisam ser mais rápidos.

Não faça mais do que o necessário

Pode parecer um pouco estranho dizer isso, mas muitas vezes você vê desenvolvedores querendo complicar algo que já está pronto.

Você encontra diversos plugins e elementos prontos na internet, bastando customizar para atender as suas necessidades, tentar fazer absolutamente tudo do zero nem sempre é necessário e nem mesmo o melhor a se fazer, dependendo da complexidade do seu projeto.

Então manter apenas o código suficiente para resolver o seu problema é mais do que suficiente para que tudo funcione corretamente e não exija mais do que o necessário de um plano de hospedagem. Nossa Hospedagem com WordPress já é bastante otimizada, então se você também otimiza o seu tema, teremos apenas banefícios com a performance.

Conclusão

Você precisa sempre manter seu stack de desenvolvimento em dia, seja para criação de páginas simples ou as mais complexas, manter tudo organizado ajuda a aumentar a sua produtividade e a deixar suas páginas mais rápidas, além de te permitir manter seus sites em planos de hospedagens mais baratos, já que podem ser executados sem consumir muitos recursos.

Você pode testar tudo isso com nosso plano de hospedagem de site, você tem 30 dias grátis para começar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: