Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Porque ainda vale a pena se especializar no PHP

28/09/2017 às 13:00 WordPress

Porque ainda vale a pena se especializar no PHP

Com o surgimento de novas linguagens e muitas novas tendências, muitos desenvolvedores podem estar se perguntando das vantagens de mudar de ambiente de desenvolvimento e arriscar novas oportunidades, ainda que isso seja uma mudança convidativa.

Pensamos em reunir algumas dicas que fazem você perceber que o php ainda é uma mina de ouro para qualquer desenvolvedor. Além de uma hospedagem de site adequada, você sabe que precisa de uma boa linguagem para ser o seu carro chefe no desenvolvimento de sites e outras aplicações.

Com alguns tópicos que preparamos, você vai entender de uma vez por todas se deve continuar ou não com o php sendo parte da sua stack principal de criação.

Curva de aprendizado curta

Esse é um ótimo primeiro motivo para você investir nos estudos com essa linguagem, o php é uma das curvas de aprendizado mais simples que você pode encontrar dentre as stacks de desenvolvimento. 

Passadas 7 versões, o php se estabeleceu com uma excelente performance e baixo consumo de recursos, sua atual versão oferece a novos programadores a oportunidade de desenvolver aplicações de alta performance com grande facilidade.

Inclusive reunimos alguns sites que podem ajudar nos estudos de todos com 5 sites para você se tornar um expert em php.

Com essa facilidade de aprendizado se comparada a outras opções que temos hoje, o php é sem dúvidas a porta de entrada para qualquer desenvolvedor iniciante a grandes projetos.

E com isso suas habilidades para a área se tornam ainda mais completas e requisitadas pelos clientes, ainda mais se levarmos em consideração o mercado atual que é extremamente exigente e busca profissionais de alto rendimento e com proatividade para se aventurar com grandes planejamentos.

Frameworks com alta maturidade em atividade

A segunda grande vantagem do php é a quantidade de informação que pode ser encontrada na internet, seja por parte da comunidade ou cursos especializados, o suporte é grande e você tem diversos frameworks que vão te ajudar a tornar o desenvolvimento ainda mais rápido e flexível, já que muitos desses oferecem módulos prontos para estender as funcionalidades da sua aplicação.

Isso ajuda a tornar viável um cronograma de desenvolvimento que pode atender diversos clientes sem que isso leve meses a fio de programação.

O fato de grandes nomes da comunidade de desenvolvimento manter esses frameworks e acelerar a sua adaptação constante ao mercado faz com que o php seja a linguagem padrão de milhões de sites ao redor do mundo.

Essa além de uma grande vantagem, se torna uma enorme oportunidade para você criar uma carteira de clientes fiéis pela qualidade do seu trabalho e pela agilidade na entrega dos projetos, ter pleno conhecimento desses frameworks é fácil devido a vasta documentação e ambientes de estudo espalhados pela internet, dessa forma você tem sempre a sua disposição oportunidades de crescimento na área.

Funciona em planos simples de hospedagem

O terceiro grande diferencial do php é funcionar em provedores de hospedagem de site básicos, se você tem uma aplicação em fase inicial e não tem grande consumo de recursos, não precisa pagar muito para manter seu site online.

Planos bem modestos podem comportar com facilidade seu site e oferecer a você tudo o que precisa para manter em ordem o seu desenvolvimento, seja com bibliotecas atualizadas, módulos do php instalados, e uma equipe de suporte pronta para resolver qualquer imprevisto que possa surgir.

Essa vantagem ainda pode ser maior porque você pode sofrer alterações no projeto e ainda assim podemos apenas aumentar seu plano para comportar mais recursos, o que torna a evolução do site muito mais fácil e tranquila, sem grandes mudanças técnicas e um aumento desproporcional do seu custo.

Aprenda sobre mariadb no nosso blog!

É útil em projetos simples e avançados

Pensar em um site bem simples e um super sistema de alto processamento se torna simples quando desenvolvidos em php, por se tratar de uma linguagem de alto desempenho e baixo processamento, você consegue excelentes resultados em uma hospedagem otimizada sem um alto custo.

Entregar projetos com essa linguagem permite que você esteja sempre preparado para mudanças e novas implementações, já que os frameworks oferecem uma centena de módulos que vão entregar a você funções complexas prontas para configuração e uso.

Quando você tem essa grande flexibilidade torna fácil a maneira de atender projetos básicos e avançados, e se você tem um plano de revenda de hospedagem, pode aumentar ainda mais o valor agregado dos seus serviços incluindo um pacote de hospedagem de site.

Está em constante evolução e com alta performance

Já se passaram 7 versões, com a atual versão estável, os resultados de performance do php vem agradando até os desenvolvedores mais exigentes e críticos, o consumo de memória diminuiu, a entrega das páginas está muito melhor, o aumento de performance em grandes projetos pode ser facilmente percebido.

Os resultados de testes de benchmark mostrar um aumento de 200% em relação a sua versão 5.x, o que mostra a evolução desse ambiente.

Os resultados inclusive são ótimos para se trabalhar com os mais atuais frameworks php, como Laravel, Phalcon e Codeigniter, e até mesmo cms como WordPress vem apresentando uma melhora enorme na atual versão do php.

O que nos leva a conclusão de que ainda teremos muito anos de desenvolvimento com essa linguagem e de que está claro que vale a pena investir nessa área.

Conclusão

Com tantos motivos para deixar clara a resposta a essa pergunta, podemos afirmar que sim, vale muito a pena investir seus estudos no php e em seus projetos.

Ainda temos muitos anos para trabalhar com essa linguagem extremamente flexível e adaptável a qualquer realidade.

No ambiente de hospedagem certo, você consegue resultados de performance elevados e que não vão te deixar na mão.

Você pode testar nossos serviços por 30 dias, sem nenhuma taxa ou custo escondido, fale com um de nossos especialistas e solicite um teste de compatibilidade para migração.

Gostou de nosso post? Compartilhe: