Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que o freelancer deve fazer a automatização de processos?

25/06/2018 às 21:18 Ajuda

Por que o freelancer deve fazer a automatização de processos?

A automatização de processos é fundamental para manter o trabalho do freelancer organizado, correto e muito mais eficiente no dia a dia. Afinal de contas, a tecnologia está aí para deixar tudo mais fácil.

Nada melhor do que essa opção para você aumentar a produtividade e poder dar foco ao que é essencial para a sobrevivência do seu negócio: a prospecção de clientes e as entregas estratégicas das demandas. Esse artigo vai te mostrar porque e como o freelancer deve fazer a automatização dos processos, além de algumas ferramentas para isso.

Leia também sobre mariadb!

Porque fazer a automatização de processos?

Manter o trabalho organizado e ganhar tempo para ter maior qualidade de vida são as duas principais razões porque o freelancer deve automatizar os processos no home office. Dessa forma, você não precisa gastar várias horas do seu dia estruturando toda a parte burocrática do trabalho.

Lembre-se de que você ganha por hora, ou seja, quanto mais tempo se dedicar às tarefas que envolvem as entregas, mais dinheiro vai ganhar. É exatamente aí que entra a automatização de processos. Veja como fazer. 

Mantenha sempre o foco no cliente

Isso significa que por mais que a automatização de processos envolva o seu bem estar profissional e pessoal, é importante que você mantenha o foco no cliente. 

Você está fazendo isso por ele, certo? O objetivo é pensar no quanto o seu trabalho se tornará mais ágil e eficiente, garantindo entregas mais rápidas para os clientes atuais, além da prospecção de novos, incluindo aqueles que não podia atender antes da automatização.

A qualidade do seu atendimento e da entrega dos serviços será melhor e você poderá pensar em novos produtos mais robustos e de maior valor agregado para oferecer para os clientes que já trabalham com você. Isso é essencial para a fidelização da sua cartela de clientes. 

Com essa estratégia, suas dores de cabeça com falta de pagamento, diferenças de opiniões e de formas de trabalho, entre outros aborrecimentos, são bastante amenizadas. Aprimore seus conhecimentos em hospedagem ilimitada existe

Além disso, quando você já conhece o cliente, o seu trabalho flui com maior rapidez porque já sabe a forma de abordá-lo, como ele quer a entrega da tarefa, os prazos combinados, entre outras facilidades.

É claro que prospectar novos clientes é muito interessante, mas é importante que você faça uma análise do seu contexto atual e identifique se chegou a hora de oferecer jobs mais robustos. Isso é essencial para o seu aprendizado e crescimento profissional como freelancer. 

Desenvolva processos eficientes

Depois de identificar os problemas, é hora de desenvolver processos mais eficientes. Elimine fragilidades, desperdícios, atrasos e falhas, sempre pensando na lógica, no sequenciamento, nos gatilhos, no fluxo ideal de informações e nos checklists.

Depois disso, procure por ferramentas que possam te ajudar a organizar essas tarefas. Lembre-se de a tecnologia é uma ótima aliada para o freelancer automatizar os processos no trabalho. 

Faça um mapeamento

O primeiro passo é mapear os seus processos atuais. Dessa forma, você terá uma visão ampla de toda a sua demanda e poderá entender exatamente o que pode ser automatizado ou não. 

Aproveite para analisar minuciosamente essas tarefas e compreender o que deve permanecer e o que pode ser descartado como atividades em duplicidade ou que não agregam nenhum valor ao seu trabalho. 

Você vai perceber que existem diversas planilhas de controle que são desnecessárias, além de tarefas manuais e arquivos físicos que podem sair completamente da sua rotina. Leia nosso posto sobre Hospedagem de site gratuito

A automatização de processos vai centralizar os seus controles, eliminar arquivos físicos e também tarefas manuais desnecessárias, tornando tudo muito mais prático. 

Faça um monitoramento

Ao fazer a automatização de processos, é essencial que realize um monitoramento constante de tudo que está acontecendo. Avalie os resultados e os impactos gerados por meio de indicadores de desempenho e de checklists. Isso vai te ajudar a confirmar os avanços e localizar os pontos que devem ser melhorados. Conheça algumas ferramentas de automatização de processos. 

Google Drive

Totalmente gratuita, essa ferramenta organiza as suas demandas e permite que faça compartilhamentos com seus clientes. Ela ainda protege os arquivos de serem perdidos caso tenha um problema mais grave com o seu computador ou aconteça algum imprevisto. 

Trello
Totalmente gratuito, o Trello é um gerenciador completo de tarefas, que estrutura os seus projetos, as suas ideias, dentre outras coisas. Tudo isso, de uma maneira simples, prática e rápida.  Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Você pode concentrar todos os roteiros de trabalho e incluir as demandas de uma equipe de freelancers que trabalhe com você. O Trello faz o acompanhamento e o lembrete das tarefas e permite que você marque aquelas que já concluiu.

Google Agenda

Essa ferramenta gratuita é uma agenda eletrônica virtual que ajuda na organização de todos os seus compromissos. É possível fazer o compartilhamento, além de convidar clientes para reuniões e eventos. 

Freelancer Doc Box

Esse material é um dos mais completos para o freelancer. Trata-se de uma caixa online com 8 documentos que vão estruturar o seu fluxo de caixa, o cálculo da hora de trabalho, a organização de pastas e as planilhas de pauta semanal e de cadastro de clientes. 

Ele conta também com um modelo de proposta comercial e de contrato de prestação de serviços para que o seu trabalho fique ainda mais profissional. Apesar de não ser gratuita, vale a pena considerando tudo que a ferramenta oferece.

Toggle

Esse aplicativo gratuito permite medir as atividades diárias, segmentando cada tarefa de acordo com o respectivo projeto e cliente. É um gerenciador de tarefas que inclusive ajuda o freelancer a ter uma noção de quanto tempo gasta em cada uma delas. Você pode, por exemplo, fechar um orçamento com muito mais precisão.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para prestar um bom atendimento e o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: