Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Plugin MainWP: Como gerenciar blogs de clientes Wordpress

16/10/2018 às 11:36 WordPress

Plugin MainWP: Como gerenciar blogs de clientes Wordpress

Um plugin grátis que cria um painel exclusivo para que você possa gerenciar múltiplos blogs de clientes através de uma única instalação, você gerencia atualizações e status dos blogs através do seu painel.

Gerenciar uma grande quantidade de blogs é uma tarefa difícil, seja para clientes ou pessoal, manter tudo atualizado, configurado e seguro já se torna uma rotina complexa sendo apenas um blog de médio porte, toda a infra estrutura conta, mas e se você precisa tomar conta de mais de um?

Realizar todo o checklist de um blog em vários seria algo bem trabalhoso se não fosse o MainWP.

É claro que um bom provedor de hospedagem wordpress trará recursos para garantir a segurança, disponibilidade e performance de seus blogs, mas isso é a nível de servidor, cada blog deve manter sempre a sua rotina de segurança e verificações regulares de performance e conteúdo, por isso o MainWP irá ajudar muito com essa parte, vamos explicar ao longo do artigo todos os benefícios.

O que é o plugin MainWP?

O MainWP é um plugin extremamente útil que cria um painel administrativo para diversos outros blogs que ficam conectados a ele através de uma chave de segurança e um plugin “agente”, que fica responsável pela conexão e verificações.

Através desses recursos você tem acesso a qualquer tarefa administrativa de uma só vez em todos os blogs conectados, atualize todos os plugins, temas, versões base do WordPress, tudo com poucos cliques e sem sair do seu próprio painel.

Além disso é possível acompanhar o calendário de melhorias e novos recursos que serão implementados.

Tanto o plugin principal quanto suas extensões tem um roadmap que pode ser acessado a qualquer momento e conta também com a sugestão dos usuários, o que é um ponto forte para agregar cada vez mais recursos que são realmente úteis para quem precisa de uma ferramenta simples, segura, gratuita e confiável com planos de atualização constante.

Como ele ajuda no gerenciamento de blogs?

Você começa com três passos, crie o blog, instale o plugin agente e conecte-se ao seu painel administrativo, com isso você tem acesso a todos os recursos, tais como: gerenciamento centralizado, múltiplos backups, gerenciamento de plugins e temas, gerenciamento de usuários, gerenciamento de conteúdo, controle de uptime, verificações de segurança e vulnerabilidades, além de recursos extras que podem ser adquiridos separadamente.

Além de tudo isso você ainda pode desenvolver seus próprios módulos para estender ainda mais as funcionalidades do plugin, mas apenas com os principais recursos ele já é uma excelente plataforma de gerenciamento para múltiplos blogs e websites, seja para uso pessoal ou de clientes.

Leia também sobre mariadb!

Porque usar essa plataforma com seus clientes?

Nem todos os clientes que podem aparecer tem experiência com o WordPress, alguns tem muita dificuldade de realizar as tarefas mais simples, como publicar, editar e remover algum conteúdo, então para que incorporar ainda mais tarefas? Se você gerencia esse cliente pode oferecer a ele um serviço personalizado e de qualidade através do MainWP, gerenciando de perto o seu blog e mantendo tudo em ordem sem que ele precise realizar qualquer ação.

Dessa maneira você pode limitar os recursos que um usuário menos experiente pode ter a sua disposição e evitar problemas de segurança, excesso de plugins, queda de performance, etc.

Quais os recursos ele te oferece para o gerenciamento?

Além dos recursos que já citamos, você tem disponível alguns extras que podem ser de extrema importância.

Muitos websites e blogs com base no WordPress tem problemas com pragas virtuais, por conta disso o MainWP conta com a extensão da Sucuri, uma ferramenta de verificação de segurança muito completa e de qualidade, com isso você mantém sempre as últimas verificações de vulnerabilidades e evita grandes problemas.

Além disso você tem o recurso Boilerplate, que possibilita que sejam criadas páginas modelo que podem ser replicadas em qualquer site da sua rede de gerenciamento, poupando tempo e evitando tarefas repetitivas passíveis de erros de digitação.

O Branding é um recurso que te dá a vantagem de personalizar o plugin de monitoramentos dos blogs da rede, trazendo a sua marca e delimitando funções disponíveis nos painéis.

Com o Bulk Settings Manager você pode ajustar em massa diversas configurações da plataforma além de ajustes de plugins, tudo de uma só vez em todos os blogs da rede, um ótimo recurso para evitar os ajustes iniciais em cada um deles manualmente.

O uso de tarefas de gerenciamento em massa trazem uma infinidade de vantagens conforme aumenta a carteira de clientes.

Apesar de cada um precisar de ajustes específicos para seu negócio, muito da base da plataforma se mantém em todos eles, as tarefas de gerenciamento e segurança também são as mesmas e por isso poder realizar todas de uma só vez acaba com a perda de tempo e a possibilidade de deixar brechas por esquecer algum blog da lista.

Conclusão

Com todos os recursos básicos disponíveis o plugin MainWP já se mostra uma excelente alternativa de gerenciamento para diversos blogs, com ele você tem recursos além dos oferecidos por seu plano de Hospedagem WordPress e tem disponível para gerenciar seus clientes um painel centralizado que ampliará o valor agregado do seu projeto.

Existem alguns outros plugins que trazem recursos semelhantes, mas não são gratuitos, o que faz do MainWP a melhor opção para quem precisa oferecer mais funcionalidades sem precisar de um grande investimento em licenciamento e grandes estruturas web.

Com ele você precisa apenas do seu painel administrativo do WordPress e os blogs de seus clientes instalados e configurados, nada mais simples do que esses requisitos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: