Planejamento financeiro para designer: saiba como fazer

03/02/2020 às 14:21 Ajuda

Planejamento financeiro para designer: saiba como fazer

Trabalhar como freelancer pode ser um caminho nebuloso muitas vezes, onde o futuro é incerto. Às vezes você pode faturar como nunca em um mês e, no mês seguinte, ser surpreendido por uma das menores rendas da sua vida.

Essa realidade é ainda mais dura para quem está no início da carreira e não sabe exatamente quais passos dar. Felizmente, existem algumas soluções para que você não tenha problemas com esse tipo de situação.

Vamos explicar hoje como fazer um planejamento financeiro para designer e mostrar o quão importante isso pode ser na sua carreira. Quer saber mais? Então confira agora!

Qual a importância de um planejamento financeiro?

Um planejamento financeiro para designer é importante como para qualquer outra profissão.

É claro que existem muitas especificidades quando falamos nesse caso, especialmente por conta dos diversos trabalhos como freelancer que muitos profissionais da área fazem.

Separamos aqui 3 pontos importantes de serem discutidos sobre o assunto e que demonstram qual é a importância de ter um bom planejamento financeiro. Eles são:

  • Estar preparado para eventuais problemas
  • Projetar o futuro
  • Investir na própria carreira

      Já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Estar preparado para eventuais problemas

Como já dissemos anteriormente, um dos grandes desafios que um profissional do design precisa enfrentar é a incerteza do futuro.

Porém, com um bom planejamento financeiro, ainda que o futuro não seja exatamente certo, podemos evitar que problemas apareçam e que você tenha tempo para se recuperar caso qualquer investimento dê errado, por exemplo.

O grande objetivo de um planejamento desse tipo, aliás, é exatamente ter essa vantagem para evitar grandes preocupações.

Projetar o futuro

Quando seu planejamento financeiro é algo estável e real, é mais fácil de fazer planos a longo prazo e que que podem te dar dimensões ainda maiores da sua carreira e até mesmo da sua vida.

Isso também te dá mais estabilidade na própria carreira, pois você sabe exatamente quando tem que trabalhar mais ou menos, quanto deve trabalhar e quais os passos que precisa dar para que esse plano se concretize.

Apesar de existirem muitas variáveis que possam mudar o rumo do seu planejamento, é importante ter um norte a ser seguido.

Investir na própria carreira

Quando você possui uma boa estabilidade financeira, você pode utilizar esse dinheiro para diversas coisas, incluindo um investimento que pode te deixar em uma situação ainda melhor.

Investir na própria carreira é um passo lógico a ser dado, seja em equipamentos para que você faça trabalhos de formas melhores ou mesmo em cursos para que você tenha mais conhecimentos dentro da sua área.

Quem decide isso é você, mas é importante saber que sempre existem ótimas possibilidades.

Você também pode se interessar: Passo a passo para criar um blog

Como fazer um planejamento financeiro para designer?

Agora que você já entendeu qual é a importância de um planejamento financeiro para designer, vamos mostrar em 4 passos simples como você pode fazer com que isso seja útil para a sua profissional e pessoal. Eles são:

  • Estabeleça prioridades
  • Saiba onde investir
  • Pesquise preços sempre
  • Saiba separar suas contas

Estabeleça prioridades

O início é sempre a parte mais difícil, por isso você tem que saber até onde quer chegar com o seu planejamento.

Quer ver sua empresa crescer? Quer viajar o mundo trabalhando como freelancer? Não importa qual seja a situação, é importante que você tenha prioridades.

Elas serão o seu foco e você deve deixar de lado tudo o que não faça com que seu caminho siga nessa direção. Nesse processo, você acaba aprendendo que possui diversos gastos desnecessários e reaprende a contabilizar o seu dinheiro.

Saiba onde investir

Além dos investimentos próprios como a aquisição de novos equipamentos e em cursos para aumentar o seu conhecimento, é importante também ter um fundo de investimento.

Reserve um tempo pesquisando sobre o assunto para saber exatamente onde é o melhor lugar para que o seu dinheiro possa render. Apenas dessa forma você vai conseguir ter um planejamento financeiro saudável a longo prazo.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Pesquise preços sempre

Antes de fazer qualquer compra ou de investir em qualquer tipo de equipamento, é essencial que você faça uma boa pesquisa.

É claro que você deve levar em conta fatores como a qualidade e a durabilidade de cada produto, mas nunca se esqueça de economizar e de gastar apenas o que está previsto em seu planejamento financeiro.

Como uma dica extra, tente não parcelar nenhuma compra. Dessa forma, você se livra de juros, o que é ótimo e saudável para seu planejamento financeiro.

Saiba separar suas contas

O último passo para fazer um bom planejamento financeiro para designer é também um dos mais importantes.

Você precisa saber separar as suas contas profissionais das contas pessoais. Você gasta uma certa quantidade de dinheiro com coisas do cotidiano, como contas, alimentação, lazer, etc.

Ao mesmo tempo, outros gastos também aparecem na vida profissional como o aluguel de equipamentos, mensalidades de softwares, etc.

Por mais que as duas coisas as vezes se confundam, principalmente no caso dos freelancers, é importante saber exatamente para onde seu dinheiro está indo. Quando isso fica claro na sua mente, fica mais fácil de saber o que esperar para o futuro. E é claro, fica mais fácil de fazer o planejamento.

Conclusão

Já deu para perceber que ter um planejamento financeiro para designer é indispensável para todos aqueles que desejam trabalhar por conta própria e ter uma rotina de trabalho mais flexível.

Porém, é necessário seguir esses passos da maneira correta para que esse planejamento dê certo e para que você não passe por nenhum tipo de problema.

Não é possível prever tudo o que vai acontecer com você, mas é possível estar prevenido para qualquer eventual desvio de percurso. E com essa proteção, você pode projetar sua carreira para muito mais longe.

Gostou de nosso post? Compartilhe: