Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Pentest: como coletar e reportar problemas?

02/05/2018 às 10:22 Ajuda

Pentest: como coletar e reportar problemas?

Quem possui um negócio online possui também diversas responsabilidades e tarefas que precisam ser rigorosamente seguidas para que tudo ocorra bem com o site. Mas além disso, todo dono de negócio online também possui outra coisa: Preocupação.

São diversos os tipos de preocupações, com prazos, com a formatação correta do site, com o conteúdo, com as vendas, com o marketing e aí poderíamos colocar mais uma lista imensa de coisas com as quais nós nos preocupamos todos os dias.

Porém, existe um tipo específico de preocupação que realmente pode nos tirar o sono, a preocupação com as invasões e com os hackers.

E essa preocupação nos leva a pensar em diversas maneiras de protegermos o que é nosso como antivírus, firewalls diversos e mais tudo o que for de conhecimento e que pode ajudar. E uma das coisas que muitos fazem para que o site fique cada vez mais seguro é realizar testes para garantir o nível de segurança da plataforma.

Um dos mais conhecidos e utilizados hoje em dia é o Pentest e por isso vamos falar como coletar e reportar problemas nele para que você entenda melhor como realizar os testes e deixar o seu site cada vez mais seguro. Mas primeiramente, você sabe o que é o Pentest?

Está procurando um Serviço de Hospedagem? Um plano básico de hospedagem de site barata é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos têm preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

O que é Pentest?

O Pentest, também conhecido como teste de penetração é o ato de testar um sistema de computador, rede ou aplicativo para encontrar vulnerabilidades que um invasor poderia explorar. Os Pentests podem ser automatizados com aplicativos de software ou também podem ser feitos de forma manual.

O objetivo principal de um teste de penetração é determinar as deficiências de segurança do seu negócio online. Um teste desse tipo também pode ser usado para testar a conformidade da política de segurança de uma organização, a conscientização de segurança de seus funcionários e a capacidade de uma empresa de identificar e responder a incidentes de segurança.

Uma curiosidade é que os testes de penetração, às vezes, são chamados de ataques de “white hat” porque, nesse caso, os mocinhos é estão tentando invadir o próprio sistema.

Podemos dizer que o processo inclui 4 passos principais. Eles são:

  • Reconhecimento, que é a coleta de informações sobre o alvo antes do teste
  • Identificação de possíveis pontos de entrada
  • Tentativa de invasão
  • Relato das descobertas.

Vamos nos focar então nos dois últimos passos, que são os que mostram os resultados efetivos de um teste de penetração. Quando esse relato do último passo identifica uma falha, como coletar e reportar problemas do seu Pentest? É sobre isso que vamos discutir. (Leia também: Como criar um Blog?)

Relatando Problemas

Primeiramente, você deverá se perguntar para quem esse relato irá ser escrito. Para quem você irá reportar o problema? Isso é o que vai guiar o seu relato.

Para empreendedores menores, o relato pode ser feito para uma empresa contratada para a sua segurança ou mesmo para um profissional que faz esse trabalho para você. Em empresas maiores, o chefe do departamento de T.I deve receber esse relato quando o teste tiver sido realizado.

Quando falamos no Pentest e em como coletar e reportar problemas nele, estamos falando de possíveis vulnerabilidades no seu site. Por isso, o relatório deve conter o que deve ser corrido e como essa pessoa ou essa equipe devem proceder.

Em outras palavras, você deve saber exatamente qual foi o problema que ocorreu durante o teste, por que esse problema ocorreu e como esse problema ocorreu. Isso vai ser relatado para você pela pessoa que realizou o teste, seja um profissional contratado para o serviço ou um membro da equipe de T.I da sua empresa.

Como dono de um negócio online, o seu papel é estar por dentro de tudo o que está acontecendo e entender quando erros acontecem no Pentest, além de também saber todas as informações que constam no relatório (caso não seja você quem vá o escrever).

Como você pôde perceber, a logística de como coletar e reportar problemas em um Pentest pode variar muito conforme o tamanho da empresa, os tipos de profissionais que trabalham nela, quem está realizando o teste de penetração e quem deve receber esse relatório para que os erros sejam corrigidos.

Você deve adaptar isso a sua realidade para que o teste seja o mais benéfico possível para o seu tipo de negócio.

Qual é a Importância de um Pentest?

Depois de aprender como coletar e reportar problemas no Pentest, temos um último tópico a ser abordado: A importância desse tipo de teste para o seu negócio online. A resposta mais óbvia para essa pergunta é que você fica mais seguro com um teste do tipo, mas podemos ir mais além e dizer que, com um teste de penetração, você conhece melhor o seu site.

Todas as vulnerabilidades estão expostas, você percebe onde está errando e onde está acertando no que diz respeito à segurança do seu negócio e isso faz com que você possa evoluir em diversos níveis. E esse é um ponto importante, mas pouco citado do que um Pentest pode trazer para você. Leia também: Hospedagem de Site Gratuita Vale a Pena?

Se você ainda não sabia como coletar e reportar problemas no Pentest, agora você pode realizar os seus testes com mais precisão e chegar em resultados mais favoráveis para você.

Saber que está mantendo o seu site com um bom nível de segurança é fundamental para que o resto dos processos possa ocorrer com tranquilidade e para que você possa sempre evoluir com seu negócio online.

Preocupações sempre irão existir, o risco também sempre irá existir, mas é exatamente por isso que cada vez mais ferramentas e tecnologias surgem para que nós possamos nos proteger e nos concentrar mais no que realmente importa: O nosso negócio.

Gostou de nosso post? Compartilhe: