Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Parabéns aos Designers!

05/11/2016 às 00:00 Novidades

Parabéns aos Designers!

Parabéns aos Designers!

Você sabia que dia 5 de novembro é o Dia Nacional do Design? Pois é! Um ramo com alta popularidade atualmente e potencial de crescimento ganhou uma data comemorativa para mostrar sua importância à sociedade, chamar a atenção das pessoas, destacar os profissionais da área e inspirar muitos jovens é essencial para diversas tarefas.

Podemos dizer que o decreto que garantiu a criação do Dia Nacional do Design ainda é relativamente novo, completando sua ‘maioridade’ nesse ano. Foi assinado em outubro de 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, como homenagem a um dos maiores designers brasileiros, o pernambucano Aloísio Magalhães, nascido no dia 5 de novembro de 1927.

Não deixe de ler também o post sobre mariadb!

Quem foi Aloísio Magalhães?

Aloísio é considerado o pioneiro na introdução do design moderno no Brasil, um dos maiores profissionais do ramo no século XX, que participou da fundação da ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) no Rio de Janeiro em 1962, uma das maiores instituições do país.

Por tantas conquistas e pelo desenvolvimento de projetos que sempre tiveram um cunho cultural e social, Aloísio inspirou muitas pessoas e criou marcas que fazem sucesso até hoje. Entre os trabalhos mais famosos do designer, estão o primeiro logotipo da Rede Globo de Televisão, a marca do IV Centenário do Rio de Janeiro e a identidade visual da Petrobrás (que foi modernizada com o tempo). Depois de muitas contribuições, ele faleceu em meados dos anos 80, deixando, porém, um ótimo e fundamental legado. 

O crescimento do Design no Brasil

A partir das ideias de Aloísio e de outros especialistas que surgiram com novos conceitos ao longo do tempo, o Design Gráfico ganhou mais espaço no Brasil até alcançar a popularidade que tem hoje em dia, com empresas voltadas especificamente ao ramo, profissionais amadores e muitos jovens prontos para seguirem essa carreira tão marcante e que faz muita diferença.

A identidade visual, seja de empresas ou de outros grupos (e até pessoas) é algo essencial aos tempos modernos, no qual conta muito com um bom plano de visibilidade de marcas, tanto para vendas quanto pra fidelização de clientes ou reconhecimento em qualquer lugar do mundo.

É só pensar em logotipos famosos para termos uma ideia do quanto isso influencia a sociedade e traz benefícios tanto para o divulgador em questão quanto para os consumidores. É por isso que o trabalho de um Designer passou a ser valorizado no Brasil, com um ‘boom’ que ainda pode levar muitos ganhos para esses profissionais.

Paralelo a uma diversidade de cursos, programas específicos e próprios para criação e diversas funções que fazem parte desse ramo, surgiram muitos conceitos e ideias para otimizar os recursos e tornar essa área mais conhecida e enaltecida como qualquer outra. E a tendência é que isso cresça e alcance ascensão sempre!

A ISBrasil parabeniza todos os profissionais pelo Dia Nacional do Design e reconhece o esforço desse ramo para tornar o mundo mais informativo e interativo para as pessoas, afinal, o que seria da tecnologia e da internet sem o trabalho de um designer, não é? Que os prêmios continuem, o trabalho se aperfeiçoe e a área permaneça em alta sempre! Parabéns e obrigado!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: