Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dia do Orgulho Nerd

25/05/2017 às 09:57 Novidades

Dia do Orgulho Nerd

Dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. A data é muito importante para diversas pessoas que seguem a cultura nerd e geek, cada vez mais comum entre vários jovens sobretudo com o advento das redes sociais. Hoje em dia, eles não enfrentam tanto preconceito quanto antigamente e podem ter voz, divulgando e compartilhando seus gostos com toda a sociedade. Para fortalecer todas essas ações, foi necessária a criação de um dia dedicado a todos os nerds e geeks.

Ser nerd é estar a frente de seu tempo, ligado nas tendências e com disposição para aprender cada vez mais sobre uma diversidade de assuntos. Se por muito tempo o nerd era visto como uma pessoa solitária e que não conseguia se expressar, hoje em dia está cada vez mais pop ser assim. Felizmente, os nerds puderam se encontrar e interagir por meio de grupos na internet, tanto que são reconhecidos e muito admirados.

A data já existe há mais de 10 anos e tem uma inspiração bastante inusitada. A inspiração vem da Espanha, baseada na famosa franquia de filmes Star Wars, sucesso e aclamada pela maioria dos nerds. Tudo começou quando os responsáveis quiseram homenagear o lançamento do primeiro longa da saga, em 25 de maio de 1977.

Mas ainda há outras referências para a comemoração do Dia do Orgulho Nerd, como o Dia da Toalha, para os fãs do Guia do Mochileiro das Galáxias, série de Douglas Adams que tem milhares de admiradores. Segundo o autor, a toalha tem um papel essencial para os viajantes, que usam para diversas ações durante toda a história. Para os nerds, essa é uma produção essencial.

Ao longo do tempo, o orgulho geek começou a ser cada vez mais valorizado em todos os cantos do mundo. Hoje em dia, ninguém tem vergonha de ser assim, ao contrário, tem até virado moda e atraído pessoas que não são tão adeptas do movimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, vários eventos são feitos desde o início dos anos 2000.

Já em 2006, na Espanha, mais de 300 nerds se reuniram para chamar atenção para a data, em um manifesto que foi reconhecido e logo deu origem ao Dia do Orgulho Nerd em todo o mundo. Além disso, há uma espécie de código de conduta que todo nerd deve seguir para realmente ser reconhecido como um membro dessa “tribo”. Mesmo em tom de brincadeira, são descritas responsabilidades e direitos dos atuantes geeks.

Com a internet e as redes sociais, muitos nerds podem se conectar e trocar muitas informações e referências. Já no 25 de maio, se reúnem e comemoram juntos, com diversos eventos, sobretudo nos Estados Unidos e Canadá. No Brasil, embora ainda tímidos, eles ocorrem também entre alguns indivíduos.

E você, se considera um geek ou nerd? O que acha da data? A ISBrasil parabeniza a todos pelo Dia do Orgulho Nerd e acredita que seja um movimento bastante interessante que pode crescer bastante. Que tal todos se unirem para celebrar todo esse orgulho?

Não deixe de ler também sobre 502 bad gateway.

Gostou de nosso post? Compartilhe: