Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Para que serve o certificado SSL?

17/01/2018 às 12:30 Ajuda

Para que serve o certificado SSL?

Quando você pensa em construir um negócio online, é inevitável que você tenha que pensar também na segurança que ele precisa ter. Os avanços que tivemos nos últimos anos com a internet para os negócios de um modo geral também geraram avanços em hackers e nas formas como um site ou um servidor completo pode ser atacado. O avanço da tecnologia proporciona ótimas melhoras e benefícios para quem possui um negócio online, mas sempre existe também o outro lado, onde as preocupações sobre segurança também aumentam.

Isso pode até mesmo soar assustador de início, principalmente para quem está iniciando nesse universo, mas para todos os problemas que aparecem, também existem soluções. Algumas são mais simples e outras mais complexas e que exigem um pouco mais de estudo da sua parte, mas nada que precisa gerar algum tipo de pânico. Hoje iremos falar de uma tecnologia criada para que você não precise se preocupar tanto com a segurança do seu site. Você sabe para que serve o certificado SSL? Confira aqui tudo o que você precisa saber para se sentir seguro e sem correr riscos!

Não deixe de ler também o post sobre mariadb!

O que é um certificado SSL?

SSL é uma sigla que vem do inglês (Secure Sockets Layer) e pode ser definido como a tecnologia de segurança padrão para estabelecer um link criptografado entre um servidor um navegador. Este link garante que todos os dados passados ​​entre o servidor e os navegadores permaneçam privados e integrais. O certificado SSL é um padrão da indústria e é usado por milhões de sites na proteção de suas transações online com seus clientes. Para poder criar uma conexão SSL, um servidor exige um Certificado SSL. Quando você opta por ativar SSL no seu servidor, você será solicitado a completar uma série de perguntas sobre a identidade do seu site e da sua empresa. Seu servidor, em seguida, cria duas chaves criptográficas - uma chave privada e uma chave pública.

As complexidades do protocolo SSL permanecem invisíveis para seus clientes. Em vez disso, seus navegadores fornecem um indicador para que eles saibam que eles estão protegidos por uma sessão criptografada SSL, aquele símbolo de bloqueio que normalmente aparece no canto inferior direito da tela. Todos os Certificados SSL são emitidos para empresas ou pessoas legalmente responsáveis. (Leia também: Diferenças entre os tipos de certificados SSL).

Normalmente, um Certificado SSL conterá seu nome de domínio, o nome da sua empresa, seu endereço, sua cidade, seu estado e seu país. Também conterá a data de validade do Certificado e os detalhes da Autoridade de Certificação responsável pela emissão do Certificado. Quando um navegador se conecta a um site seguro, ele recuperará o Certificado SSL do site e verificará se ele não expirou, ele foi emitido por uma autoridade de certificação que o navegador confia e que está sendo usado pelo site para o qual foi emitido. Se falhar em qualquer uma dessas verificações, o navegador exibirá um aviso para o usuário final, informando que o site não está protegido pelo SSL.

Essa é basicamente a principal função e a principal resposta dado quando surge a pergunta “para que serve o certificado SSL”. Mas além disso, também existem outros fatores que talvez não sejam tão importantes quanto a segurança do seu site, blog ou loja virtual, mas que com certeza são do interesse das pessoas que possuem um negócio online.

Quer deixar seu site mais protegido e mais confiável? Confira o nosso serviço de Certificado SSL. Temos valores a partir de R$ 99,00 anuais.

O SSL torna seu site mais confiável

Além de todos os benefícios que uma tecnologia desse tipo pode trazer, você pode também se perguntar para quem mais serve o certificado SSL. Existe também a questão comercial e de reputação do seu site. Imagine, por exemplo, que um visitante é avisado pelo seu navegador que o seu site não possui um certificado SSL. É muito mais provável que ele queira visitar um concorrente seu que ofereça serviços, produtos ou conteúdos parecidos do que se arriscar em um site onde não está totalmente seguro. E isso tem relação direta com as vendas que você pode fazer e com a forma geral de como você pode gerar dinheiro com o seu site. Por essa razão podemos dizer que um certificado SSL serve não apenas para a segurança, mas que também há uma questão de mercado e financeira forte que envolve essa tecnologia e que pode prejudicar muito o seu negócio online caso você não a possua.

Os buscadores te veem com bons olhos

Há alguns anos os principais buscadores como Google e Bing dão prioridade e confiam mais em sites que possuem um certificado SSL. Não é difícil entender porque, uma vez que, quando o buscador prioriza sites mais seguros, mais clientes ficarão satisfeitos com os resultados e terão menos problemas em relação à segurança. Por isso, você também pode descobrir para que serve um certificado SSL pensando no projeto SEO do seu negócio online e de como ele pode se beneficiar quando possui esse tipo de certificado. ( Leia mais sobre esse assunto no nosso artigo SSL é critério para SEO?

E aí, conseguiu entender para que serve o certificado SSL? Esperamos que com essas informações suas dúvidas diminuam, assim como a sua preocupação com ataques que seu site pode sofrer. Ter um negócio online significa, de certa forma, ser um alvo para hackers que fazem todo tipo de ataque, principalmente se você efetua transações financeiras. Mas apesar disso, também existem as tecnologias e ferramentas que você pode utiliza para se proteger e fazer com que o seu site não corra tantos riscos. Os antivírus e o certificado SSL são algumas dessas ferramentas feitas para ajudar, mas é sempre importante estar atento às novidades e ao que há no mundo das tecnologias para que o seu site esteja sempre atualizado quando o assunto for segurança.

Gostou de nosso post? Compartilhe: