Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Os segredos das Startups de sucesso

09/06/2018 às 18:25 Novidades

Os segredos das Startups de sucesso

Em 2011, as startups ainda eram novidade no Brasil e muita gente nem sequer sabia o que era. Nessa mesma época, foi criada então a Associação Brasileira de Startups, fundada para promover e representar tais companhias, tendo como objetivo principal tornar o Brasil uma das cinco maiores potências em inovação e empreendedorismo tecnológico do mundo.

Mas porque algumas startups fazem tanto sucesso e outras nem tanto? Esse artigo traz os segredos das startups de sucesso, por isso, leia até o final e saiba mais. 

O que são as startups?

O termo startup, que pode ser entendido como o ato de começar algo, ou seja, representa empresas no início de suas atividades com modelos de negócios inovadores.

Nos anos 90, quando a internet ainda engatinhava em terras brasileiras, diversos empreendedores surgiram com ideias inovadoras que receberam investimentos e se tornaram negócios extremamente lucrativos e sustentáveis.

De uma maneira mais objetiva, para uma empresa ser considerada uma startup, ela precisa apresentar um modelo de negócio com custos relativamente baixos e ao expandir, devem manter essa característica, gerando cada vez mais lucros. Leia nosso post sobre preço do gerenciamento de servidor

Modelos de startups

Small Business Startups: Empresas iniciantes, geridas por pequenos empreendedores, com uma escala pequena de negócios e sem interesse de expansão.

Buyable Startups:  São criadas a partir de uma grande ideia e buscam por investidores para executar seu modelo de negócio e crescer no mercado. O Instagram era uma Buyable startup que foi vendida antes de sequer começar gerar lucro.

Social Startups: Essas startups visam fazer a diferença no mundo, levando uma contribuição social positiva para a sociedade, podendo ser uma organização sem fins lucrativos ou com objetivos de lucro.  

Conheça agora os segredos das startups que fazem sucesso no Brasil. 

Startups trazem inovação

Abrir uma startup pode ser uma verdadeira aventura, afinal de contas, uma de suas principais características é estar inserida em um cenário de incertezas, onde os riscos são reais e os investimentos nem sempre garantem resultados imediatos. Nesse contexto, torna-se então necessário ter um espírito empreendedor para saber onde, quando e como começar.

A inovação, sem sombra de dúvidas, é um dos principais segredos das startups de sucesso. É notável o espaço que estes negócios conquistaram, tendo direito, inclusive a editais e programas específicos de incentivo, como o Startup-Brasil.

As propostas únicas e inovadoras destas tem favorecido o boom no mercado. Facilitar o dia a dia e torná-lo mais dinâmico é também um dos segredos das startups que crescem rumo ao sucesso.

Iniciativa empreendedora

Um empreendedor sem iniciativa deixa passar oportunidades e acaba sempre agindo depois que os problemas já aconteceram ou por alguma obrigação. Se você sempre remedia as coisas ao invés de preveni-las, não pode ser considerado um empreendedor, certo?

Abandonar muitas ideias que poderiam ser excelentes, simplesmente por achá-las difíceis de executar, não querer buscar parcerias ou passar a eternidade planejando, sem nenhum tipo de ação, frustrante para qualquer dono de startup.

Negócios geridos por pessoas sem iniciativa parecem parados no tempo, onde tudo é lento e chato. O excesso de iniciativa, que muitos se empenham em adquirir, chega a ser conhecido apenas pelo comportamento no dia a dia.

A falta de uma visão clara de futuro, nem um mínimo tempo aplicado em planejamento e análise é um dos principais responsáveis pela alto índice de falência de empresas no Brasil e no mundo. 

Jamais tente imprimir à sua startup um ritmo de crescimento muito mais rápido do que suas possibilidades financeiras, estruturais e mercadológicas permitem. 

No cenário ideal, o empreendedor sabe dosar sua iniciativa e normalmente confronta suas últimas ideias com o seu momento atual pessoal e profissional. Conheça nosso serviço de Gerenciamento de servidor

Não deixe de ler também o post sobre mariadb!

Nunca agir sem pensar antes - O planejamento é essencial

No caso de novas ideias para sua startup em andamento, você deve rever o que está no planejamento estratégico, checando se encaixam na missão e visão, para então seguir e identificar os problemas e desafios que possam surgir no novo caminho escolhido.

Desenvolver qualquer comportamento exige boas doses de autoconhecimento sobre seus traços de personalidade, que são de extrema importância para avaliar quais pontos precisam ser melhorados e quais pontos fortes deverão ser enfatizados para te diferenciar positivamente, tanto na vida pessoal como na profissional.

Quanto mais proativo, melhor    

Para o dono de uma startup ter uma habilidade completa em proatividade, é necessário que ele se aperfeiçoe, ao máximo, em praticar conjuntamente as 4 competências a seguir:

  1. Agir antes de ser solicitado ou forçado por situações externas
  2. Expandir o negócio a novos produtos, serviços ou mercados
  3. Aproveitar oportunidades incomuns para criar ou expandir negócios
  4. Usar a persuasão e os comportamentos que irá analisar futuramente é fundamental para que tudo flua naturalmente.

Buscar oportunidades criativas

Você sempre deve praticar sua curiosidade e a iniciativa de buscar problemas comuns e não solucionados, ou seja, oportunidades. Deficiências do mercado são, acima de tudo, oportunidades, chances de sanar necessidades não atendidas. Portanto, aprenda a gostar das crises, dos problemas e dificuldades.

Em todos os casos, existem inúmeras formas de gerar novas soluções e produtos que realmente atendam o que o mercado precisa. Seja criativo e busque uma solução simples. Criar um produto ou serviço simples é mais barato e leva menos tempo para testá-lo.

Também é menos doloroso para os que se escondem atrás de planilhas e planos de negócios.

As primeiras respostas ao seu produto inicial podem conter críticas, e seu objetivo deve ser exatamente buscar esses feedbacks. É a única forma de saber qual caminho está seguindo:

  • Direção certa = há clientes e eles criticam alguma falha ou a falta de algum detalhe
  • Direção errada = não há clientes

Começando pequeno você aprende mais rápido e, consequentemente, evolui mais rápido. Isso é completamente diferente de gastar muito tempo e dinheiro em planos de negócios e produtos perfeitos que depois de lançados se revelam verdadeiros fracassos, fazendo você gastar muito mais tempo e dinheiro tentando repará-los. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Leia mais sobre esses e outros assuntos em nosso blog.

Gostou de nosso post? Compartilhe: