Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que todo programador deve saber sobre Experiência do Usuário (UX)

19/04/2020 às 20:34 Novidades

O que todo programador deve saber sobre Experiência do Usuário (UX)

O trabalho de um programador, muitas vezes, consiste em aprender e estudar novos conceitos. Isso porque a tecnologia avança em uma velocidade cada vez maior e, se você deixar escapar certos conhecimentos, acaba também perdendo espaço no mercado, algo que ninguém deseja.

Ao mesmo tempo, é praticamente impossível aprender com profundidade todos os conceitos que surgem com cada vez mais frequência, mas é possível separar quais são os mais importantes para que possamos dar uma atenção especial.

Por isso, o texto de hoje vai falar sobre o que todo programador deve saber sobre Experiência do Usuário, um conceito tão falado ultimamente. E se você quiser saber mais sobre o assunto, um bom início é ler o nosso texto até o fim.

O que é Experiência do Usuário?

Antes de mais nada, o básico. Entender realmente o que é Experiência do Usuário e como aplicar esses conhecimentos deve ser prioridade. Sem saber disso, é praticamente impossível que você possa se aprofundar no assunto. Portanto, não tenha pressa e aprenda com calma o que esse conceito significa exatamente.

Talvez a maneira mais rasa e simples de definir o que é experiência do usuário é dizer que se trata de algo que visa atender às necessidades exatas do cliente, sem complicações ou problemas. É claro que, em seguida, outras coisas podem completar essa definição.

A simplicidade e a elegância que produzem produtos que são ótimos de usar ou de possuir é uma delas. Fato é que a verdadeira experiência do usuário vai muito além de oferecer aos clientes o que eles dizem que eles querem ou fornecer recursos de uma determinada lista já pronta.

Para obter uma experiência de usuário de alta qualidade na vida de um programador, deve haver uma fusão contínua dos serviços de várias disciplinas, incluindo conhecimentos de engenharia, marketing digital, design gráfico e industrial e design de interface.

É claro que, como programador, sua principal função não é se aprofundar em todos esses temas, mas conhecer pelo menos o básico de cada um garante que você tenha um diferencial.

É importante distinguir a experiência total do usuário da interface do usuário, mesmo que isso seja obviamente uma parte extremamente importante do design. Como exemplo, considere um site com resenhas de filmes.

Mesmo que a interface do usuário para encontrar um filme seja perfeita, a experiência do usuário será ruim para aquele que deseja informações sobre uma pequena versão independente, se o banco de dados subjacente contiver apenas filmes dos principais estúdios. Conseguiu entender?

Também devemos distinguir experiência do usuário e usabilidade: de acordo com a definição, usabilidade é um atributo de qualidade da interface do usuário, cobrindo se o sistema é fácil de aprender, eficiente de usar, agradável e assim por diante. Isso é muito importante e, novamente, a experiência total do usuário é um conceito ainda mais amplo.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Vantagens de entender melhor sobre experiência do usuário

Além de entender do que se trata o conceito, é importante que você saiba também quais são as principais vantagens que ele pode te trazer.

Fizemos uma lista para que possamos te explicar melhor. Essas vantagens são:

  • Seu produto se torna mais acessível
  • Você consegue ter uma noção maior de mercado
  • A fidelização de clientes
  • O mercado te valoriza mais

Seu produto se torna mais acessível

Quanto mais conhecimento você adquire do que é melhor ou pior para os usuários em determinadas plataformas, você consegue ter produtos mais acessíveis.

Isso significa que pessoas de todos os tipos vão poder consumir aquilo que você produz, o que significa também que mais tipos de clientes podem ir atrás do seu trabalho.

Essa vantagem pode até parecer pequena para alguns, mas definitivamente é algo que todo programador deve saber sobre experiência do usuário.

Você também pode se interessar: Hospedam de site gratuita

Você consegue ter uma noção maior de mercado

O mercado é algo extremamente exigente, principalmente nos dias de hoje, em que tanta informação chega em nós com cada vez mais velocidades.

Por conta disso, entender e se manter atualizado sobre as tendências da experiência do usuário é algo que deve ser feito por todos aqueles que desejam se destacar na área. Isso porque, com uma noção maior do que é o mercado e de como ele funciona atualmente, você consegue desenvolver serviços e produtos que realmente atendam às suas necessidades e que não sejam datados nem ultrapassados.

A fidelização de clientes

Uma coisa é verdade: Quanto mais clientes você deixar satisfeitos, melhores serão suas recomendações. E quando você reúne informações que todo programador deve saber sobre experiência do usuário, é inevitável que seus serviços sejam feitos de uma boa maneira.

Isso ocorre por todos os motivos que já explicamos aqui, mas também porque se especializar em um assunto acaba sendo um diferencial na sua carreira. E todos nós sabemos o quanto isso é valioso.

O mercado te valoriza mais

Tudo é uma questão de troca. Quanto mais conhecimento você adquire sobre o mercado, melhor você consegue atender suas demandas e, por consequência, mais valorizado você é.

Esse é um ciclo simples, mas que não é fácil de conseguir seguir. É necessário muito trabalho duro para conseguir acompanhar todas as tendências e entender exatamente o que é experiência do usuário.

Por outro lado, uma vez que você consegue adquirir esse tipo de conhecimento, você percebe que todo seu esforço valeu a pena.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

Conclusão

Gostou de saber o que todo programador deve saber sobre Experiência do Usuário? Como uma dica extra, podemos dizer que os seus estudos sobre o assunto não devem parar por aqui.

Utilize todas as informações que te demos como um passo inicial para que você possa se aprofundar cada vez mais no assunto.

Como dissemos no início do texto, esse é um dos conceitos mais importantes para programadores hoje em dia e dominá-lo significa também abrir muitas portas para a sua carreira.

Conhecimento nunca é muito, ainda mais quando se trata de um assunto do qual gostamos e do qual podemos tirar diversas vantagens.

Gostou de nosso post? Compartilhe: