O que todo programador deve saber sobre design

17/03/2019 às 10:41 Ajuda

O que todo programador deve saber sobre design

Em muitas profissões é preciso estar em constante aprendizado, fazendo novos cursos, aprimorando e se aprofundando na própria área. Muitas vezes isso é até uma exigência da empresa.

O que não é ruim, afinal quanto mais conhecimento, melhor, e é justamente isso que o diferencia de outros profissionais. Mas e quanto é exigido que você tenha os conhecimentos básicos de uma outra área?

É isso que acontece com os programadores. Só o conhecimento em programação não é suficiente e muitas vezes é exigido um conhecimento mínimo em design. Isso porque esses dois profissionais caminham juntos.

Em muitos casos o trabalho de um depende do trabalho do outro. Mas afinal, o que todo programador deve saber sobre design? Confira abaixo conhecimentos essenciais para um programador e que podem fazer toda a diferença no seu trabalho diário.

O que faz um programador e um designer?

Precisamos entender que os dois profissionais, apesar de atuarem em áreas distintas, muitas vezes trabalham juntos.

Enquanto o programador é o responsável por criar e desenvolver um novo produto, como um aplicativo, um jogo e um website, por exemplo, o designer é o responsável pelo visual desse produto.

Ele pensa no design responsivo, na combinação de cores e em um layout fácil e intuitivo pro usuário. Dessa forma o trabalho desses dois profissionais estão sempre interligados.

Leia: Hospedagem ilimitada existe?

Por que saber sobre design?

São inúmeros os motivos para um programador aprender sobre design. Talvez o principal deles seja o fato de trabalharem juntos.

É essencial que o programador entenda como é feito o trabalho do designer. Isso torna o trabalho em equipe muito mais fácil, você sabe exatamente o que pedir, o que precisa ser alterado e como esse processo é feito.

Muitas vezes o programador se restringe na parte técnica do produto, mas é preciso ter o olhar do designer, que transforma esse produto em algo visual.

Ou seja, o programador tem que saber o mínimo de design para criar uma área de login fácil, com uma combinação de informações agradável para o cliente, por exemplo. 

Quando o desenvolvedor também possui esse olhar ele não fica preso à equipe de design. Ele mesmo é capaz de pensar e desenvolver o projeto por completo. O que torna todo o processo de produção muito mais ágil.

Então o que exatamente todo programador deve saber sobre design? Separamos alguns tópicos para guiar a sua caminhada na busca desse conhecimento e explicamos a importância de cada um. São eles:

  • ·Apresentação visual;
  • ·Edição de imagem e ilustrações;
  • ·Como o usuário enxerga o produto final;
  • ·O design responsivo.

Apresentação visual

Quando um programador cria um novo produto ele tende a pensar apenas na sua funcionalidade, mas e a questão estética? Tudo flui melhor quando parte técnica e estética estão, de certa forma, interligadas.

Pense no público-alvo e nas cores que lhe chamam a atenção, imagine como todas as informações podem combinar. Afinal, não adianta ter um aplicativo ou um website que não respeitam nenhuma regra de estética.

Quando o programador sabe o mínimo sobre o assunto ele consegue guiar a equipe de designers para o objetivo final.

Sem ter que ficar pedindo correções e refazendo códigos.

Baixe agora o nosso Ebook "Como vender criação de site".

Edição de imagem e ilustrações

Quantas vezes um programador tem que parar o seu trabalho para pedir uma pequena ilustração para a equipe de design, ou então um simples recorte de imagem?

E se o próprio programador fosse capaz de fazer esses pequenos serviços?

É nesses pontos que o conhecimento em design fazem o trabalho fluir de maneira mais rápida. Saber o mínimo agiliza não só as suas tarefas, mas também da outra equipe que não precisa parar para dar esse tipo de auxílio.

Como o usuário enxerga

Quando o cliente solicita um produto ele não quer algo apenas eficiente, mas ele quer algo que atenda às suas necessidades de maneira geral.

Tem que ter uma interface intuitiva, que os elementos estejam em harmonia, tem que funcionar como o cliente espera mas também tem que ter um apelo visual.

O cliente pode não gostar do produto final simplesmente porque não gostou do layout, mesmo que tudo esteja funcionando corretamente.

Já conhece o nosso Serviço de Hospedagem? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

O design responsivo

O design responsivo é aquele em que o produto se adapta em diferentes dispositivos.

Leia também: Como criar um blog?

É comum encontrar desenvolvedores que criam sites fechados, sem pensar que vivemos em um mundo em que nos conectamos de diferentes lugares, não apenas pelo desktop, mas também através de smartphones e tablets.

Ou seja, cada um possui um tamanho de tela e o produto precisa ser desenvolvido para funcionar perfeitamente em todos esses lugares.

Como aprender mais sobre design?

Para aprender mais sobre design você não precisa obrigatoriamente fazer um curso presencial. Comece aos poucos, leia livros, assista alguns vídeos na internet e converse com amigos da área.

Eles vão saber como te ajudar e dar algumas dicas. Para se aprofundar mais procure por cursos online, hoje em dia é possível encontrar vários.

Agora que você já viu o que todo programador deve saber sobre design e como e onde obter esse conhecimento, não deixe de ir atrás.

Esses são pontos básicos e que de alguma forma vão facilitar o seu trabalho diário como programador, além de melhorar o seu relacionamento profissional com a equipe de design.

Afinal, entender como é desenvolvido o trabalho dos profissionais que estão junto com você é fundamental.

Você entende o projeto como um todo e sabe exatamente o que deve ser cobrado. E como falamos no início do texto, conhecimento nunca é demais e para programadores que almejam sucesso são essenciais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: