Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que podemos aprender com o marketing da Netflix?

19/06/2019 às 12:16 Marketing

O que podemos aprender com o marketing da Netflix?

O marketing já era importantíssimo nos meios de comunicação tradicional desde sempre, mas hoje o marketing digital é imprescindível para qualquer negócio.

E existem empresas que se destacam pelas suas estratégias de marketing e não só por seus produtos e serviços como a Netflix.

Neste artigo, você vai saber o que você pode aprender com o marketing da Netflix para aplicar e aumentar o sucesso do seu negócio no mercado digital. Os streamings de filme e música surgiram a pouco tempo, mas isso foi o suficiente para revolucionar estes mercados.

Hoje, não vemos mais filmes e nem ouvimos músicas como antigamente. E a Netflix é uma das empresas que ajudaram nessa revolução. O serviço é o principal streaming de vídeo com filmes e séries do mundo e isso não foi por acaso.

Além da qualidade do serviço, o marketing da Netflix está sempre buscando inovar, é bastante criativo e isso tem garantido belos resultados para a empresa.

Se pararmos para perceber, o estilo de marketing é diferente, começando pelas campanhas até as interações via redes sociais.

Sem dúvida nenhuma, a Netflix é um case de sucesso do setor de entretenimento e por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar a se inspirar e estimular a sua criatividade para potencializar os efeitos do marketing sobre o seu negócio.

Confira abaixo as principais lições que o marketing da Netflix pode te ensinar:

Segmentação assertiva

Um bom marketing começa pelo conhecimento profundo do cliente. E a Netflix é mestre em fazer essa segmentação. Com certeza, você já deve ter se deparado com algumas perguntas dentro do aplicativo.

Isso acontece quando o usuário é novo no serviço. Como a segmentação da plataforma é feita por gostos pessoais, a Netflix faz uma série de perguntas para identificar quais são os tipos e formatos de conteúdos que mais interessam ao novo cliente. Assim, ela pode ser mais assertiva nas recomendações.

Se você já é assinante a algum tempo, você deve perceber que sempre aparecem recomendações, de acordo com os filmes e séries que você já assistiu.

Além da empresa sempre mandar notificações sobre novos conteúdos que entrarão no catálogo.

Essa segmentação é essencial não só após a venda, onde a meta é potencializar a retenção de clientes, mas também para otimizar o funil de vendas do seu negócio.

Sabendo as necessidades do cliente, você consegue criar uma comunicação mais efetiva com os leads e aumentar as chances de fechar vendas.

Inovação é a chave!

A Netflix não tem tantos anos de vida, mas podemos reparar que a plataforma e a comunicação do serviço mudaram muito nesse pouco tempo. O segredo para isso é a inovação.

A empresa está sempre buscando meios de melhorar a sua plataforma e isso se dá através de iniciativas de inovação.

Os concursos de crowdsourcing são comuns na Netflix. Nesse modelo, profissionais de vários setores trabalham em cima de otimizações na plataforma e os melhores ganham prêmios.

Fazer um brainstorming e ampliar a voz dos colaboradores da sua empresa também é uma excelente maneira de estimular a criatividade da equipe e apostar em ações inovadoras.

Conteúdo original faz toda a diferença!

Se pararmos para respirar, não só a Netflix, mas praticamente todos os streamings de filmes estão produzindo conteúdos próprios. E a Netflix foi uma empresa pioneira em relação a criação de conteúdo original no setor.

Além de buscar os melhores filmes e séries para disponibilizá-los na plataforma, a empresa busca produzir o máximo de conteúdos.

No início da sua caminhada no mercado, a Netflix percebeu que para competir com as emissoras de TV e com outros streamings seria preciso ter seus próprios conteúdos, assim passou a produzir séries e filmes originais.

Isso aumentou ainda mais o valor do streaming, tanto que muitos filmes e séries da Netflix já foram premiados.

Trazendo isso para sua empresa, independente do mercado, é essencial que você produza conteúdos próprios. Se você tem uma agência de marketing, por exemplo, crie cases de sucesso.

Você pode, por exemplo, fazer campanhas para assuntos específicos. E ainda apostar em marketing de conteúdo, com textos originais, dando dicas valiosas através da sua experiência de mercado.

Forte presença nas redes sociais

A Netflix tem uma equipe de social media muito criativa e inteligente. Através das redes sociais, a empresa tem se aproximado ainda mais dos clientes.

As redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook são essenciais parra qualquer tipo de negócio e é preciso ter uma presença forte e ser atuante nestes meios.

É essencial que você invista nestes meios e consiga realizar ações interativas com a sua audiência. Assim, você pode aprimorar a linguagem e o tom da comunicação nas redes sociais.

A Netflix encontrou a forma certa de lidar com o seu público nas redes e virou mestre em administrar crises e potencializar as avaliações e comentários positivos dos clientes.

Busque se inspirar nesse ponto e faça uma comunicação mais próxima de seus clientes. As redes sociais possuem inúmeros recursos que facilitam a interação com o cliente.

Dessa forma, você pode colher informações sobre eles, conversar diretamente e aumentar a retenção de clientes e o número de vendas do seu negócio.

Buscando filme Netflix

Por se tratar de um serviço de streaming de vídeo com filmes e séris, a Netflix se mantêm sempre atenta aos pedidos dos usuários. Mesmo quando eles não são atendidos, ela ainda interage com seu público.

Servidor Netflix

E obviamente, um serviço desse porte precisa de um servidor poderoso para se manter funcionando sem nenhum erro.

Conclusão

Como vimos acima, a Netflix é um dos principais cases de sucesso do marketing nos últimos anos. Se inspire na empresa e crie um conteúdo mais interativo e original para o seu público.

Com tanta gente no mercado, é essencial buscar diferenciais competitivos para agregar valor ao seu negócio e atrair os clientes certos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: