Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que fazer com os dados de origem de tráfego no site?

07/06/2018 às 17:09 Marketing

O que fazer com os dados de origem de tráfego no site?

O Google Analytics é uma das principais ferramentas de todo profissional de marketing, mas saber utilizar essa ferramenta de maneira estratégica e não só como fonte de dados, exige muito mais conhecimento.

Um bom analista deve saber entender de onde está vindo todo o tráfego do site, como os usuários estão se comportando e qual é o fluxo de visitas mais comum dentro das páginas.

Você sabe o que significa o tráfego direto do seu site? Esse artigo vai te explicar tudo sobre o assunto e o que você deve fazer com eles. Leia até o final e saiba mais. 

O que é o Tráfego Direto?

Por definição do próprio Google Analytics, trata-se de um tráfego que não tem uma origem muito bem definida, ou seja, nem sempre o Analytics consegue identificar qual é a origem real do tráfego do seu site, classificando como Tráfego Direto o que era realmente tráfego de redes sociais ou de anúncios diversos, por exemplo.

Aprimore seus conhecimentos sobre google adwords como funciona

Veja ainda o posto sobre mariadb.

Quando acontece uma sessão direta?

Algumas das principais fontes de Tráfego Direto são quando algum usuário digita o domínio do seu site diretamente no navegador ou até mesmo acessa sua aplicação através da sessão de favoritos do navegador para acessar mais facilmente. 

Entretanto, o Tráfego Direto também engloba uma quantidade de visitas mais ampla, que vai além dessas duas situações mostradas. Basicamente, as sessões diretas ocorrem a qualquer momento em que o Google Analytics não conseguir identificar outra fonte de tráfego.

Algumas dessas situações podem ser:

  • Cliques em links de e-mails dependendo do provedor de email do usuário;
  • Cliques em links do Microsoft Office ou documentos PDF;
  • Acessos ao site provenientes de links encurtados;
  • Cliques em links de aplicativos mobile de redes sociais, como Facebook e Twitter, pois os aplicativos mobile geralmente não passam informações corretas de origem;
  • Acesso a um site não confiável de protocolo http, vindo de um site seguro de protocolo https, já que o site seguro não passa a informação de origem de tráfego para o site não-seguro.
  • Campanhas em redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos ou qualquer outra forma de linkagem em que a URL não está com os parâmetros de origem definidos corretamente podem ser lidos como Tráfego Direto.

Experimento sobre o Tráfego Direto

Experimentos diversos já foram feitos para entender qual era o percentual de sessões que eram lidar como Tráfego Direto mas, na verdade, eram provenientes de Tráfego Orgânico.

Em teste específico foi utilizado o Google Search Console para desindexar o site do Google por algumas horas, ou seja, o domínio não apareceria quando os usuários fizessem alguma busca, mesmo quando as páginas do site já estivesse indexando nas primeiras posições. Leia nosso post sobre Como anunciar no Google Adwords

A conclusão do experimento foi de que cerca de 60% do Tráfego que o Google Analytics lê como Direto é, na verdade, Tráfego Orgânico que não foi interpretado corretamente pelo Analytics tendo como base apenas páginas de URLs longas. 

O problema é que na maioria das vezes, em alguma situação, o Tráfego Direto é, na verdade, um erro de interpretação do Google Analytics. 

O que fazer com os dados de origem de Tráfego Direto? 

Como você já pode perceber até agora, as origens exatas do Tráfego Direto ainda são um mistério para quem trabalha com marketing. Porém, existem algumas formas de minimizar esses erros de leitura do Google Analytics

Utilize parâmetros identificadores nas URLs de suas campanhas

Para campanhas específicas, como disparo de e-mails ou anúncios em redes sociais, por exemplo, você pode adicionar parâmetros nas URLs de destino do seu site para garantir que o Analytics leia aquele tráfego com as fontes de origem corretamente. 

O jeito mais fácil de construir uma URL com parâmetros corretamente é utilizando o Campain URL Builder, em que você pode selecionar as informações como quer que sejam lidas pelo GA.

Fique atento a mudanças repentinas nas fontes de tráfego do seu site

Profissionais de marketing já estão acostumados a acompanhar o relatório de canais de aquisição de tráfego. Então uma das melhores formas de entender quando o seu Google Analytics está lendo o Tráfego Direto de maneira indevida é procurando por mudanças drásticas em todos os canais e não só no Tráfego Direto. 

Sabe-se que o Analytics pode interpretar algumas sessões como Tráfego Direto indevidamente. Se você reparar que o tráfego de Referências ou Orgânico, por exemplo, tiverem mudanças significativas ao mesmo tempo em que o Tráfego Direto, pode ser que aconteceu alguma mudança na leitura das visitas. Conheça nosso serviço de Google AdWords

Apesar de este ser um tópico muito recorrente entre os profissionais de marketing, ele não tem uma solução perfeita e uma resposta exata do Google. 

Porém, o que deve ficar de aprendizado é para que você não deve simplesmente interpretar o Tráfego Direto como aquele quando um usuário digita o seu site direto no buscador ou salvou a página nos Favoritos

Conclusão

Como você deve ter percebido, o Tráfego Direto pode ser, na verdade, muito mais do que esta simples interpretação. 

Por isso, o mais recomendado é estar sempre de olho em alterações no padrão de tráfego no relatório de Canais de Aquisição do seu site e, sempre que possível, utilizar parâmetros nas URLs de campanhas específicas, para evitar erros de interpretação do Google Analytics.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para atender o nosso cliente da melhor forma possível. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: