Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que esperar dos Resultados do Email Marketing

15/07/2016 às 11:00 Email Marketing

O que esperar dos Resultados do Email Marketing

Montar um site ou uma loja virtual é um desafio, tanto pela concorrência quanto para encontrar maneiras e estratégias para atrair cada vez mais clientes. É claro que a publicidade é essencial para isso, já que a marca precisa estar em evidência para que se torne conhecida, lida e comprada pelas pessoas. 

Já falamos sobre o que é email marketing e como criar o seu, mas o que esperar dos resultados?

Além do convencional, o e-mail marketing é uma das ferramentas que está em ascensão nesse contexto, pois tem muitas vantagens e realmente pode trazer grandes resultados caso seja bem gerenciada. O desafio, porém, é saber exatamente fazer isso de modo competente e correto para obter boas métricas e números.

Veja ainda o posto sobre mariadb.

E-mail marketing é uma boa opção?

O que você precisa ter em mente é que a taxa de conversão do e-mail marketing não propõe números muito animadores logo de cara. Pense bem: na internet, dificilmente você dá muito crédito para aqueles e-mails promocionais e com produtos à venda, não é mesmo? E isso é comprovado por especialistas em marketing digital: a cada 100 mensagens enviadas, 1 a 2 recebem respostas positivas (1 a 2%, apenas).

Não estamos falando de entregabilidade, que é o ato de entregar as mensagens da caixa postal do cliente, mas, efetivamente o resultado de um disparo de e-mail marketing.

Você pode estar imaginando que isso é pouco, mas em meio a tanto spam que as pessoas recebem dia a dia, é até algo para surpreender. Não vamos dizer também que é uma média incrível – aliás, dá para melhorá-la muito –, mas num ambiente digital cada cliente vale ouro e pode fazer a diferença.

Como em qualquer setor, os resultados do e-mail marketing aparecem como fruto de um bom trabalho que deve ser realizado com frequência, com gestão de todos os níveis, desde a ideia da campanha até o envio em si. Em meio a tanta coisa parecida e pouco marcante, o destaque é fundamental.

Embora pareça difícil, usando o bom senso, boas estratégias e conhecendo bem o seu público, o e-mail marketing é uma boa opção que pode render muito e chegar a perspectivas animadoras. O fato é que muita gente ainda não sabe extrair o máximo dessa ferramenta ou espera resultados a curto prazo, o que é utopia. Tudo parte de um planejamento que demanda tempo.

Hoje em dia, alguns grupos conseguem atingir até 10% de conversão, um efeito incrível quando comparado a maioria e a tantos obstáculos da web que afundam qualquer campanha. Fora que não se sabe o potencial dos clientes, dependendo da venda, o lucro é certo e muito compensador.

Imagine converter 1% de 10.000 e-mails enviados, nada mau né?

Para te ajudar a aumentar os resultados do e-mail marketing, preparamos 10 dicas legais que muitas empresas e gestores não levam a sério, mas que podem render bons frutos a seu negócio online.

10 dicas para aumentar os resultados do e-mail marketing

Spam não é uma boa alternativa

Logo que você começa a investir no e-mail marketing, é natural que queira enviar a mensagem para o maior número de pessoas possível. Porém, é preciso usar o bom senso nessa hora e colocar-se no lugar do cliente. Ninguém merece receber e-mail de uma mesma empresa/oferta 10 vezes por dia, e quando isso acontece, geralmente vai pra caixa de spam. Aí não tem mais volta, infelizmente, sua empresa entrou na mira de insatisfação de possíveis clientes.

Defina seu público

Atirar para todos os lados também não é uma boa opção. Por mais que sua loja virtual ou empreendimento ofereça uma infinidade de produtos, é fundamental saber para quem a mensagem será direcionada. Pessoas mais jovens se interessam por um nicho, as mais velhas por outro. Isso deve ser bem definido na campanha para não ter erro e alta taxa de rejeição. Você consegue segmentar criando listas específicas para públicos específicos.

Crie um mailing específico

Hoje em dia, algumas empresas oferecem serviços de venda de listas segmentadas, de acordo com o interesse das pessoas. Essa é uma ferramenta supereficiente que, embora precise de investimento, rende bons frutos. Outra coisa é dar a opção de cadastro para os clientes, criar promoções tanto no site quanto nas redes sociais e investir em parcerias com fornecedores. Essas são ótimas formas de definição de público.

Evite textões

Se nem nas redes sociais - quando estão relaxados e com tempo – os internautas se simpatizam com textos enormes, imagina em um e-mail, ainda mais de promoção? Não dá mesmo! A pessoa que gostar da sua mensagem vai querer ler tudo com muita clareza e de forma direta, sem enrolação. Nesse caso, menos é mais.

Crie uma chamada arrebatadora

Muitos especialistas costumam dizer que na internet nada mais é novidade. Mas também é um erro apostar no genérico, afinal, é sempre bom inovar e surpreender. Esse é o diferencial que trará os resultados do e-mail marketing que você espera. Saia do óbvio, crie algo divertido, interessante, que ligue à ideia do seu anúncio.

Preste atenção nos concorrentes

Avaliar os pontos negativos e positivos da concorrência é uma ótima saída para aumentar os resultados do e-mail marketing. Fique de olho nas estratégias dos rivais e busque maneiras de otimizar as suas. Pense como cliente: o que seria mais interessante para você? Faça pesquisas internas e, claro, muitos testes.

Acompanhe tudo do começo ao fim

Cada campanha precisa ter pontos únicos que devem ser acompanhados de perto, desde a ideia até a implantação. Um problema comum de quem investe em e-mail marketing é tratá-lo como uma mera opção, sem se atentar ao processo completo, ainda mais as métricas finais. O planejamento precisa ser feito passo a passo para que gere ótimos resultados.

Conte com uma boa plataforma

Não adianta realizar todos os passos anteriores perfeitamente se a sua plataforma de e-mail marketing é ruim e não presta um bom serviço. É primordial contar com um bom suporte tanto para seu negócio quanto para os clientes. Hoje em dia, várias empresas de hospedagem oferecem essa opção, mas nessa hora é preciso escolher a melhor para não ter problemas. Qual a melhor, então?

A ISBrasil está desde 2003 no mercado com uma solução segura, prática e eficiente para gerar bons resultados com e-mail marketing, além de hospedagem de sites e revenda de hospedagem com 30 dias grátis É um sistema profissional e rápido que otimiza ainda mais sua comunicação com as pessoas, ajudando seu negócio a crescer e ter uma boa taxa de aceitação. Vale a pena conhecer e aderir a esse plano, pois sabemos exatamente como aumentar a conversão no e-mail marketing.

Esperamos que você tenha gostado de saber sobre o que esperar dos resultados do e-mail marketing. Para mais informações, dúvidas ou sugestões, entre no site ou nas redes sociais de nossa empresa. ISBrasil e fale com um atendente, estamos sempre prontos para atendê-lo.

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: