Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é uma CDN, você precisa de uma?

25/12/2020 às 19:37 Hospedagem de Sites

O que é uma CDN, você precisa de uma?

Você já deve ter visto o termo CDN em alguma parte da web enquanto buscava formas de otimizar seu site e torna-lo mais veloz. Mas você sabe do que se trata uma CDN? E principalmente, será que essa é a solução certa para você? Vamos falar sobre isso neste texto, explicar as vantagens de uma CDN e apresentar outras soluções alternativas.

Por definição, CDN significa Rede de Distribuição de Conteúdo (Content Delivery Network) e seu funcionamento se baseia em distribuir o conteúdo do seu site em diversos servidores, de modo que se tornam facilmente acessíveis.

Essa é uma solução que busca tornar a navegação do usuário mais fluída e tornar o site mais rápido!

Funcionamento de uma CDN

Imagine que em um servidor está armazenado todo o conteúdo de seu site. Vamos chamar este servidor de servidor central. O que uma CDN faz é basicamente replicar o conteúdo do servidor central em diversos outros servidores que são chamados de Pontos de Presença (do inglês, PoP).

Nos Pontos de Presença acontecem então a conexão entre duas ou mais redes. Ou seja, a CDN busca reduzir a distância entre o visitante e o servidor central e dessa forma otimizar a velocidade da navegação.

Assim, se você ao acessar o site da ISBrasil precisaria enviar uma solicitação ao servidor central no Canadá para acessar o conteúdo, por outro lado a CDN permite que essa solicitação seja feita em dos PoPs que podem estar em alguma localidade mais próxima.

Mas será que apenas a CDN oferece esse tipo de solução? Antes de darmos a resposta a essa pergunta, vamos entender melhor a definição de conteúdo.

A definição de conteúdo

Podemos tratar conteúdo na internet como sendo qualquer tipo de arquivo, seja ele textual, imagens, áudios ou mesmo códigos. É claro que, aqui estamos falando do ponto de vista técnico o que seria um conteúdo.

A partir deste ponto de vista, podemos tratar de dois tipos diferentes de conteúdo: o conteúdo estático e o conteúdo dinâmico.

O conteúdo estático é aquele que é exibido para os visitantes exatamente da forma como ele foi inserido na entrada, sem nenhuma modificação. Neste caso, tudo que o servidor precisa fazer é enviar exatamente os mesmos dados ao visitante. Um processo simples e rápido.

O conteúdo dinâmico por outro lado, se modifica desde a forma que é inserido e a forma que é entregue ao visitante. Como por exemplo, uma página HTML.

CDN ou Cloud Gerenciado?

Ok, agora você tem uma visão um pouco mais técnica do que pode ser tratado como conteúdo e tem a definição de uma CDN. Lembra-se então, da pergunta que fizemos mais acima?

Será a CDN é a única solução para distribuir seu conteúdo e reduzir o tempo de solicitação. Bem, podemos dizer que certamente não. Uma outra solução seria um cloud gerenciado, por exemplo. 

O cloud server é basicamente um servidor em nuvem, e são muitas as vantagens de um cloud server. Neste tipo de servidor, todos os processos são realizados em uma máquina virtual que pode alocar recursos de diversos servidores, de forma bem parecida com uma CDN.

A grande diferença aqui é que o cloud gerenciado, não apenas irá otimizar a velocidade de acesso ao seu conteúdo, como poderá ser utilizado para armazena-lo sem a necessidade da contratação de um serviço adicional.

Veja bem, para utilizar uma CDN você deve possuir um servidor (ou ao menos uma hospedagem de sites). Neste caso você precisa da contratação de dois serviços.

Com um cloud gerenciado, você só precisa de um serviço que muitas vezes será suficiente para otimizar a velocidade do seu site.

CDN e Cloud Gerenciado, benefícios

A seguir, podemos analisar algumas funcionalidades que você pode obter de uma CDN e compara-las aos de um cloud gerenciado.

Disponibilidade

Podemos definir como disponibilidade a permanência de um conteúdo para o acesso dos visitantes em qualquer situação como grandes taxas de tráfego, picos e até mesmo interrupções no servidor.

Quando estes picos acontecem, uma CDN permite distribuir esse tráfego para manter o seu conteúdo disponível.

O cloud gerenciado oferece uma solução similar, ao alocar mais recursos de outros servidores em sua infraestrutura virtual para permanecer distribuindo este conteúdo. Ou seja, apesar de operarem de formas diferentes, ambos conseguem oferece soluções efetivas ao mesmo problema.

Desempenho

Quanto ao desempenho, podemos falar sobre o tempo de resposta entre a solicitação do conteúdo ao servidor e o tempo que este é entregue ao usuário final. Com uma CDN, quando essa solicitação acontece, os usuários são conectados ao servidor de CDN mais próximo, reduzindo o tempo de resposta.

Como um cloud gerenciado se sai neste quesito? O que devemos ter em mente é que o cloud server é uma máquina virtual, que utiliza recursos de diversos servidores físicos para criar uma máquina virtual mais poderosa que seria possível fisicamente. Além disso, alocar mais recursos em um cloud gerenciado é um processo simples.

Assim, sempre que é preciso entregar um desempenho maior, basta alterar as configurações e alocar mais processamento ao seu cloud server para otimizar seu desempenho.

O melhor, é que com um cloud gerenciado todas essas configurações podem ficar a cargo do seu provedor, e tudo que você precisará fazer é solicitar a eles mais processamento.

Conclusão

Isso quer dizer que um cloud gerenciado sempre vai ser melhor que uma CDN? Não necessariamente. Porém, um cloud gerenciado pode resolver os mesmos problemas de uma CDN e ainda fazer isso por um valor mais acessível. A começar pelo fato de que ao migrar de um servidor dedicado ou hospedagem de sites para um cloud gerenciado, você só pagará um serviço e não dois (CDN e servidor), como no caso da CDN.

Entretanto, se o seu projeto alcançar proporções imensas, o cloud gerenciado não só pode como deve ser aliado a uma CDN para um desempenho ainda melhor. Costumamos utilizar um modelo de progressão de upgrades para hospedagem de sites, de acordo o crescimento.

Você pode começar com uma hospedagem de sites, migrar para um servidor dedicado. Crescer ainda mais e migrar para um cloud gerenciado. E posteriormente, aliar este cloud gerenciado a uma CDN.

E agora, que tal conhecer um pouco mais sobre o que é um cloud gerenciado?

Gostou de nosso post? Compartilhe: