Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Meta Descrição e qual sua importância numa estratégia de SEO?

29/01/2019 às 17:33 SEO

O que é Meta Descrição e qual sua importância numa estratégia de SEO?

A meta description ou meta descrição, na tradução para o português, é uma das tags mais importantes para uma boa estratégia de SEO. Ainda não sabe o que é?

Bom, já passou da hora de saber! Com certeza, você já reparou ao fazer uma pesquisa no Google que abaixo do título e do link, aparece um pequeno trecho que geralmente resume o texto, isso é a meta descrição.

Em termos técnicos, a meta descrição é parte de um código HTML que deve ser utilizada para resumir o conteúdo da página. E com isso, essa tag é invisível para quem acessa o seu site.

Então, quem entra no seu site não vê a meta descrição, mas quem busca seu site no Google ou qualquer outro buscador, verá ela no snippet do seu conteúdo nas plataformas.

Mesmo aparecendo num espaço pequeno em motores de busca, a meta descrição é importantíssima para que os buscadores achem a sua página e deem a relevância que ela realmente possui.

E isso requer atenção na hora de criar seu conteúdo, visando uma meta descrição prática e que busque valorizar o título e a palavra-chave do seu conteúdo.

Qual é a importância da meta descrição?

A meta descrição é uma tag importante para reforçar a relevância do seu conteúdo em relação a palavra-chave na hora do ranqueamento. Dessa maneira, é possível ganhar posições nos resultados de busca.

Fora isso, essa pequena parte de código HTML também aparece nas mídias sociais e pode ajudar a alavancar o alcance da sua empresa nas principais mídias sociais.

Diferente do que muitos acreditam, a meta descrição não é um fator de ranqueamento. Ela é uma tag que deve ser usada para potencializar alguns fatores importantíssimos para o ranqueamento de um conteúdo.

Num ano em que a prioridade do marketing e das grandes plataformas é otimizar a experiência do usuário, temos na meta descrição uma grande aliada.

É preciso saber trabalhar a meta descrição dentro de um conjunto de boas práticas de SEO. Não basta criar uma boa meta descrição e não ter um bom título, não escolher ou trabalhar bem a palavra-chave, entre outras técnicas que fazem parte do HTML do seu conteúdo.

CTR - Click Through Rate (Taxa de Clieques)

Já por outro lado, a meta descrição aparece nos mecanismos de busca e isso a torna importantíssima para suscitar no usuário a vontade de clicar e ir para a página do conteúdo.

E criar uma meta descrição pensando numa sinopse de filme, por exemplo, um pequeno pedaço de texto que resume a ideia do conteúdo, logicamente sem se aprofundar.

Se tratando das redes sociais, a meta descrição é importantíssima para aumentar a relevância do conteúdo e ampliar o alcance da fanpage da sua empresa no Facebook, por exemplo.

Esse pequeno fragmento pode ajudar, assim como no Google, a fazer o usuário se interessar e clicar no conteúdo.

Isso por que quando o usuário joga o link no Facebook ou no Twitter, aparece o título, a imagem de capa e uma pequeno descrição do texto (meta descrição).

Dessa forma, os interessados no seu conteúdo podem ter uma ideia do que se trata e clicarem para ver o conteúdo como um topo.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

Como fazer a meta descrição perfeita?

Para quem mantém um site ou blog por meio das plataformas de CMS como Blogger e WordPress, sabe que fazer uma meta descrição é bem fácil dentro dessas ferramentas.

Para quem não trabalha nestes sistemas, é preciso implementar um pequeno código descrito abaixo:

<meta name=”description” content=” Aqui entra o texto da meta descrição”>

Esse código deve ser posto abaixo da tag <head> do seu texto.

Sabendo disso, é hora de focar no principal: a criação de um texto atrativo e que resume em poucas palavras o seu conteúdo. O primeiro ponto é saber o tamanho ideal de uma meta descrição.

O Google corta a meta descrição em seus resultados de busca quando o texto passa dos 160 caracteres.

E assim como no título que não aparece por completo se for muito grande, o mesmo acontece com a meta descrição.

De certa maneira, apostar em descrições muito curtas também não é indicado por que pode não resumir o seu conteúdo como você gostaria, faltando informações que podem ser importantes para que o usuário seja atraído a clicar no seu conteúdo.

Tamanho ideal de uma meta-description

O ideal é que a sua descrição possui entre 130 e 160 caracteres. É preciso dividi-la em pequenas frases, colocando em cada uma delas um pequeno gatilho atrativo de conteúdo.

A dica é que você faça testes A/B variando linguagens e formatos para definir qual é o melhor tipo de texto para as metas descrições da sua empresa.

Outro ponto bastante importante é que a meta descrição deve ser bastante objetiva.

Deixe para ser informativa e dar muitos dados durante o texto, nesse pequeno trecho foque no ponto ou nos pontos que possam despertar mais atenção no seu ouvinte.

Utilizar uma call to action também pode ser uma maneira de aguçar a intenção do usuário e garantir mais cliques orgânicos no seu conteúdo.

Mas cuidado, é preciso inserir essas chamadas de uma maneira natural e coerente para não obter o efeito reverso.

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, apesar de não ser um fator de ranqueamento, a meta descrição é uma peça importância da engrenagem de uma boa estratégia de SEO. É imprescindível que ela seja utilizada para potencializar a relevância e o alcance de um conteúdo nos motores de busca e nos canais de mídias de massa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: