Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é hashtags e conheça as hashtags mais usadas

24/12/2020 às 10:43 Marketing Redes Sociais

O que é hashtags e conheça as hashtags mais usadas

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguém que não saiba o que é uma hashtag, afinal elas se tornaram parte do cotidiano em todas as redes sociais e é impossível pensar em uma estratégia de marketing nas redes sociais sem saber como usar as hashtags.

Ainda assim, por mais popular que este recurso tenha se tornado, muitas pessoas não sabem exatamente para que servem ou que exatamente são as hashtags.

Entender a funcionalidade e como utiliza-las pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia de marketing nas redes sociais, então aproveite este texto até o fim e aprenda tudo sobre as hashtags e como utiliza-las na sua estratégia de marketing digital!

O que é hashtag

As hashtags são termos antecedidos do sinal de jogo da velha nas redes sociais e sua principal função é linkar a postagem com o tópico correspondente. Desta forma, quando alguém desejar buscar posts sobre hospedagem de sites no Instagram por exemplo, basta inserir a hashtag #hospedagemdesites no campo de busca.

Isso torna notável o potencial que este recurso pode ter na sua campanha de marketing, não é mesmo?

Podemos dizer então que as hashtags estão para o Instagram, assim como palavras chaves estão para o Google. E se você acabou de criar um blog é preciso saber quais palavras chaves utilizará para ranqueá-lo no Google, também é preciso saber quais hashtags utilizar para divulga-lo nas redes sociais.

Utilizando hashtags

Inserir uma hashtag nas suas postagens é uma das coisas mais simples que pode existir, afinal basta inserir o sinal de cerquilha (#) antes do termo, que por sua vez deve ser escrito sem espaços.

O próprio Instagram permite pesquisar as hashtags e mostra a quantidade de usos das mesmas, o que pode auxiliar e muito na escolha das hashtags utilizadas na sua campanha.

Entretanto, por mais simples que possa parecer, é preciso saber quando e quais utilizar. E até mesmo a quantidade. Por isso, antes de falarmos das hashtags mais utilizadas em 2020, vamos deixar algumas dicas para você acertar na escolha das suas!

Não crie hashtags gigantes

Se você deseja saber o que as pessoas pensam um tema ou mesmo incluir sua publicação junto as demais deste tópico não são preciso e nem mesmo recomendado criar hashtags gigantes.

Pelo contrário, hashtags muito compridas tendem a desencorajar o seu público e passam até mesmo uma impressão de amadorismo que deve ser evitado.

Assim, se você deseja falar sobre registro de domínios, por exemplo pode optar por hashtags como: #registrodedominios ou #registrarumdominio no lugar de #comoregistrarumdominionainternet. Percebe como esta última fica esteticamente feia e desagradável de ler?

Sem frases de hashtag

Da mesma forma que criar uma grande hashtag pode ser desagradável, separar as palavras da frase em hashtag tende a causar a mesma impressão, além de não ajudar em nada no posicionamento das suas publicações.

É sempre recomendado optar por uma hashtag focada no tema ao invés de uma por palavras, sendo que muitas das palavras sequer serão buscadas. Veja no exemplo:

#hospedagemdesites é uma boa hashtag, já #como #hospedar #seu #site #na #internet é um péssimo uso do recurso.

Utilize o tema certo

Como dissemos, o Instagram tem a excelente funcionalidade de demonstrar o número de usos de uma hashtag na rede, o que permite mapear as que estão sendo mais utilizadas pelos usuários.

Sabendo disso, é fácil cair na tentação de aplicar hashtags apenas porque seus números estão em alta. Mas não se engane, de nada adianta incluir uma hashtag em alta nas suas publicações se esta não tiver nada a ver com seu conteúdo.

O recomendado é que você filtre as hashtags que foquem no seu tema e escolha as melhores entre elas. Afinal, que sentido faria utilizar uma hashtag #instagood para uma publicação que fale de hospedagem de sites ou qualquer outro tema que não tenha uma boa foto?

Atenção a ortografia

Por fim, esta dica se estende a toda a sua publicação e qualquer tipo de conteúdo textual. Uma ortografia correta além de profissional é muito mais agradável. Porém, no caso das hashtags uma ortografia incorreta pode fazer com que um tópico em alta se transforme em um tópico que sequer irá existir.

Por isso, sempre dê uma boa atenção a ortografia das suas hashtags.

Uso das hashtags pelas empresas

É claro que um perfil corporativo é muito diferente de um perfil pessoal, logo o uso das hashtags é diferente entre estes dois modelos de perfil.

Porém, não pense que em seu perfil corporativo é preciso existir apenas clientes. Pelo contrário: a ideia central do seu perfil é se aproximar do público geral que se interesse pelo tema que você trata.

Muitos nem mesmo viraram clientes, mas outros podem vir a se tornar. Mas principalmente, você gerará autoridade e confiança em seu público alvo o que fará com que seus leads fechem negócios mais facilmente e voltem a fechar novamente!

E qual a melhor forma de alcançar esse público? Pelas hashtags corretas na sua rede social, já que elas é que terão o papel principal de aumentar o alcance da sua publicação!

Além disso, você ainda pode investir em campanhas que utilizem uma hashtag própria da sua marca ou de um evento que está organizado como forma de incentivar a interação com seu conteúdo!

Falando de números no fim, segundo uma pesquisa feita pelo Neil Patel (referência em marketing digital) uma publicação com ao menos uma hashtag tende a ter um engajamento 12% maior que a mesma publicação sem hashtag.

Elas ainda aumentam as suas curtidas e ajudam a promover uma imagem positiva do seu perfil. Tudo isso no fim resulta em mais seguidores dentro do seu nicho.

E mais seguidores dentro do seu nicho, significa mais potenciais clientes que conheceram seu trabalho e podem vir a fechar uma parceria em algum momento ou recomendar seu negócio para colegas.

Hashtags mais utilizadas

Agora que já discorremos bastante sobre a utilidade das hashtags e como aplica-las, vamos a uma breve lista das hashtags mais utilizadas em 2020 no Instagram! Mas antes de usar qualquer uma delas, preste bem atenção se elas se enquandram no seu nicho, ok?

Top 10 hashtags do Instagram

  1. #love
  2. #instagood
  3. #photooftheday
  4. #fashion
  5. #beautiful
  6. #happy
  7. #cute
  8. #tbt
  9. #like4like
  10. #followme

Top 10 hashtags mais utilizadas para marketing

E mais estas dez hashtags que foram sucesso nas publicações de marketing!

  1. #contentmarketing
  2. #digitalmarketing
  3. #marketing
  4. #marketingstrategy
  5. #media
  6. #seo
  7. #socialmedia
  8. #socialmediamarketing
  9. #publicidade
  10. #marketingdigital.

Conclusão

A esta altura você com certeza já deve ter uma boa visão de como irá utilizar as hashtags nas suas campanhas de marketing digital, não é mesmo? Então aproveite essas dicas e já compartilha este texto com as suas melhores hashtags, pois uma dica final: conteúdo útil sempre irá bombar no seu perfil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: