Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar as hashtags para atrair seu público?

27/04/2017 às 19:31 Marketing

Como usar as hashtags para atrair seu público?

Como usar as hashtags para atrair seu público?

Alguns anos antes da década que vivemos, poucos sonhavam que essa palavra poderia existir ou então que ela se tornaria parte do nosso vocabulário do dia a dia. Mas nos dias atuais, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre as famosas hashtags, que começaram a ganhar muita força no Twitter e migraram para todas as outras redes sociais. Hoje em dia é quase impossível não ver o símbolo “#” em algum lugar em suas redes sociais.

Mas se você tem uma página, uma loja virtual ou algo que necessite de um público. Como você pode atrair mais pessoas usando essa ferramenta? Como funcionam as hashtags afinal? Como anunciar no Facebook? Bom, vamos tentar explicar como você pode usar essa nova ferramenta da tecnologia ao seu favor.

Em quais redes sociais usar as hashtags?

Como dito anteriormente, as hashtags originalmente ganharam  popularidade no Twitter, mas desde então se espalharam para outras redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Pinterest e até mesmo o Google+.

Para saber como aumentar a sua audiência usando alguma hashtag, você terá que pesquisar as melhores palavras-chave para adicionar como hashtags às suas atualizações de mídia social. O Google+, por outro lado é a única exceção na lista das redes sociais, ele avaliará sua atualização de status e adicionará alguma hashtag a ela se você não adicionar uma. Isso não é necessariamente ruim e pode ser muito útil em algumas situações, por exemplo, se você está sem ideias, sempre pode publicar uma atualização de status no Google+ e ver o que ela sugere. E a partir desse ponto, pode começar a criar outras.

Pesquise os seus concorrentes. Que hashtag eles usam?

Uma ótima maneira de descobrir boas hashtags para usar em suas redes sociais, ainda mais se se você ainda está apenas começando é ver que hashtags seus concorrente estão usando. Observe também o engajamento social (tweets, gostos, compartilhamentos, comentários, etc.) nestas atualizações para ver se uma hashtag é particularmente útil para as suas finalidades.

Se você não tem certeza sobre usar uma determinada hashtag ou não, você pode clicar nela para ver quais outras atualizações de status aparecem. Se uma hashtag estiver cheia de spam, por exemplo, é seguro assumir que a atualização provavelmente não irá receber a atenção que merece se estiver rodeada por muitas outras atualizações ruins.

Dica útil: Seja original, mas não fuja do convencional. Tente encontrar uma marca só sua, mas que não seja totalmente diferente do que andam usando por aí. Dessa forma, quando o público de descobrir, não vão estranhar ou achar que você não é o que eles buscam.

Use o Instagram sempre que puder

Hashtags são basicamente um grampo da mídia social, e se você olhar praticamente qualquer página do Instagram, você verá que hashtags aparecem aos montes também e o mais importante, aqui é onde essas palavras-chave mais movem buscas, ou seja, se você conseguir engajar o seu público com alguma hastag, é bem provável que ela será rapidamente espalhada e visualizada por milhares de usuários em pouco tempo. Como em outras plataformas, as hashtags do Instagram servem para promover sua marca e produtos, te ajudar a manter o controle de menções e conectar-se com as pessoas em comunidades específicas.

Se você estiver usando uma hashtag de uma marca específica em outros lugares (como o Twitter ou Facebook, por exemplo), tente trazer também para o Instagram e incentivar seus seguidores a usá-la quando eles tiverem uma foto com um produto seu. Se você quiser ficar na frente de ainda mais pessoas, tire proveito de hashtags populares existentes. Encontre os que são mais relevantes para sua marca ou produto e use novamente conforme necessário. Isso não é imoral nem ilegal de forma nenhuma. O marketing na internet funciona dessa maneira, você pode muito bem reaproveitar coisas que farão bem para a sua marca ou para o seu produto. Claro que é sempre bom tomar cuidado e pesquisar bem antes de usar qualquer coisa, mas com bom senso você com certeza obterá ótimos resultados,

Fique ligado e não exagere!

Se o seu objetivo é fazer com que as pessoas prestem atenção ao conteúdo de sua atualização de status, você não quer que eles se distraiam com um monte de hashtags. Isso vale especialmente para atualizações de status onde o objetivo é obter cliques no seu link. Uma vez que as hashtags também são clicáveis, elas podem tirar desviar a atenção dos usuários e desviar a atenção do que realmente importa para você.

Também é sempre bom usar serviços como Facebook ADS e Google Analytics para entender quais são as hashtags que estão dando certo para você e quantas pessoas clicam nos links em que elas aparecem. Tudo isso pode ser extremamente útil para pensar em como melhorar o seu desempenho com as hasdtgs, saber o que está funcionando ou não e qual o nível de engajamento do seu público.

Para atender e cumprir todas essas exigências mínimas para trabalhar bem com hashtags, você precisa ser persistente e analisar cada detalhe e cada desempenho de suas campanhas e hashtgas, precisa ser paciente e muito persistente, porque em algum momento, depois de trabalhar muito bem em seu conceito, as suas hashtags vão começar a engajar o público cada vez mais. Não existe segredo, só trabalho e mais trabalho.

Deu pra entender a importância que as hashtags têm hoje em dia no nosso convívio social? Sem elas, a forma de pesquisar e a forma de se formar grupos na internet seria totalmente diferente. E por mais que as ferramentas sejam usadas para fins de diversão por muitos, elas podem ser a peça que faltava para a atrair o público para a sua loja, o seu blog, o seu site, a sua página ou o produto que você estiver oferecendo.

As hashtags fazem parte da vida de todos hoje em dia, então é bom saber como usa-las para conseguirmos melhorar a nossa performance como produtores de conteúdo ou como vendedores. Essas pequenas estratégias fazem toda a diferença na hora de vender ou de conceber algum produto final.

Confira nosso serviço de Hospedagem de Site com 30 dias grátis.

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: