Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é backup de sites e porquê fazer o do seu site?

20/07/2020 às 17:52 Hospedagem de Sites

O que é backup de sites e porquê fazer o do seu site?

Backup é uma cópia de segurança de todos os dados e arquivos da sua máquina ou neste caso do seu site. Um backup é realizado como forma de prevenção a uma eventual perda de dados.

Imagine que em alguma situação infeliz como uma falha de hardware ou mesmo um ataque, você perca as informações de seu site e você entenderá qual a importância do backup.

E como nunca sabemos quando isso pode vir a acontecer, essa deve ser uma ação periódica. Algumas das situações mais comuns que envolvem a perda de dados de um site são:

  • Ataques Virtuais: Existem milhares de malwares espalhados pela internet, prontos para invadir sua máquina com menor deslize. Mesmo com uso de antivírus, é possível que a qualquer momento sua máquina se infecte e isso abre brechas para ataques.
  • Falha no Gerenciamento: Quem lida com sites diariamente sabe que existe muito trabalho no back-end. Além de levar algum tempo a se adaptar ao trabalho do gerenciamento, a inexperiência pode levar um usuário descuidado a apagar arquivos importantes ou mudar configurações que causem corrupção em seus próprios dados.
  • Migrações de hospedagem: Quando a sua hospedagem de site não lhe atende perfeitamente mais, é comum uma migração para um plano avançado ou mesmo outro provedor. Nestas situações sempre é possível que erros aconteçam e você ficará feliz em ter feito um backup do seu site.
  • Layout: temas e plugins: Quem utiliza hospedagem com WordPress sabe do que estamos falando: um plugin ou tema atualiza e de repente seu site para porque o seu sistema de gerenciamento de conteúdo não está compatível.
  • Problemas de Hardware: Além de tudo isso, a qualquer momento uma máquina pode dar um defeito por algo além de seu controle. Isso por si só já gera muito transtorno, que só aumentará se você ainda tiver que se preocupar com fato de não ter feito um backup.

 

Backup na nuvem

O uso da nuvem para armazenar arquivos se popularizou recentemente e junto com isso aperfeiçoou a sua segurança. Hoje em dia um armazenamento em nuvem é tão ou até mais seguro quanto em um HD.

A grande vantagem de lidar com um armazenamento desta maneira é a possibilidade de automatizar o backup e programa-lo de forma periódica. Desta forma seus dados constantemente estarão seguros.

O backup na nuvem também é prático pois pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado e trás mais produtividade e autonomia para o usuário. O principal fator de segurança estar atento a sua senha: usar uma senha forte composta de letras e número e não a salvar em redes públicas.

Onde armazenar o backup de meu site?

Uma vez que o backup é feito é preciso ser armazenado em um local seguro. Como dissemos, nos dias de hoje o uso da nuvem é extremamente comum e seguro para isso.

Além disso, os melhores provedores de hospedagem de site oferecem serviços de backup incluso em seus planos. Na iSBRasil por exemplo, trabalha-se com backups, diários, semanais e mensais.

Recomendado para você: hospedagem de site barata.

Com que frequência devo fazer do backup do meu site?

A recomendação é o backup de um site seja feita semanalmente ou diariamente. Porém existe algumas coisas a se analisar quanto isso:

  • Backup diário: Se você fizer backups diariamente em teoria suas informações estarão sempre protegidas. Porém, se você fizer um backup sem perceber um problema no site é possível que a restauração solucione esse problema posteriormente. Além disso o backup torna o servidor mais lento, o que pode dificultar o acesso ao seu site diariamente.
  • Backup semanal: por outro lado um backup semanal oferece mais tempo em perceber problemas, o que permite restaurar a sua versão para antes do problema acontecer e não exige tanto da velocidade do site. Entretanto, o espaçamento entre backups pode criar uma janela de ataque que deixa seus dados vulneráveis.

Por isso é preciso levar em conta o potencial do seu serviço de hospedagem de site em processar informações e o fluxo de visitas do seu site. Por fim, recomenda-se um backup incremental mensalmente com intuito de diminuir a chance de erros.

Motivos para fazer backup do seu site

Um bom motivo para se preocupar com backup do seu site é a questão financeira: você teve que investir dinheiro na criação do site, registro do domínio e hospedagem de site e vai colocar tudo a perder, por descuido?

Se isso não basta, pense nas situações comuns que citamos no inicio e observe uma coisa em comum: com exceção da migração de hospedagem de site, todas são imprevisíveis. Nunca se sabe se a próxima atualização irá realmente funcionar ou se um acidente não vai colocar sua máquina em risco.

Podemos falar ainda sobre a segurança da informação, um fator que influencia até o ranqueamento do seu site. Quando falamos em ataques virtuais pode soar paranoico, mas não é. A realidade é que todo site na internet está vulnerável e nem é preciso um grande ataque para um vazamento de informações.

Scripts de hackers escaneiam a internet em busca de sites vulneráveis da mesma forma que os bots do Google avaliam cada site para definir sua posição. Porém, quando um script hacker encontra um site vulnerável, o hacker por trás dele pode usar seu site para roubar dados de clientes (como número de cartão de crédito) ou mesmo divulgar publicidade a suas custas.

Chegando à conclusão

Embora realizar os backups manualmente possa ser um trabalho chato e às vezes até um pouco demorado, não deve ser esquecido ou negligenciado pois só com essa ferramenta você terá segurança real em seu site.

Quem já foi vítima de uma perda de dados do seu site, sabe exatamente qual a importância do backup na hospedagem, e esperamos que não seja preciso que você passe por isso.

Se deseja ficar despreocupado com relação ao backup de seu site, considere uma hospedagem de sites com bons planos de backup que garantem a segurança se suas informações.

Gostou de nosso post? Compartilhe: