Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O poder das redes sociais para a gestão de novas empresas

28/09/2021 às 16:20 Ajuda

O poder das redes sociais para a gestão de novas empresas

Qualquer empresa que você procurar nas redes sociais vai encontrar, afinal, hoje em dia, é difícil construir a presença de uma marca fora dessas plataformas.

Inicialmente, elas surgiram com o intuito de impossibilitar uma maior interação entre as pessoas, mas devido à grande adesão, entraram para o planejamento de marketing de empresas de diferentes portes e segmentos.

Por meio delas, podemos divulgar a marca, seus produtos e serviços e estabelecer uma comunicação com os consumidores. 

Sendo, exatamente, por essa razão que as redes sociais passaram a fazer parte do atendimento ao cliente.

Não encontrar uma empresa presente nessas plataformas chega a ser estranho e a levantar dúvidas quanto à credibilidade dela. 

Portanto, não tem como fugir, criar um perfil em pelo menos uma rede social é imprescindível para o seu negócio.

Se as grandes marcas precisam delas para manter seus clientes, para os pequenos e novos negócios elas são ainda mais importantes.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos mostrar a importância das redes sociais para as empresas, quais são os impactos delas para os novos negócios e como crescer por meio dessas plataformas.

Relevância dessas redes para as organizações

De modo geral, as redes sociais são importantes para qualquer tipo de empresa, tanto aquelas que já estão há um tempo no mercado quanto as que estão começando agora.

Essas plataformas ajudam a gerar tráfego para o site, e isso é muito importante porque quanto mais visitas você recebe em seu domínio, mais oportunidades de vendas terá.

Isso é possível porque se uma pessoa que faz doces para festa infantil simples publicar um conteúdo em seu site e compartilhá-lo nas redes sociais, pode inserir um link que direciona os usuários para o seu site.

Essas plataformas também trazem várias possibilidades de apresentar uma marca e o que ela tem a oferecer. 

Visto que cada rede social tem um foco diferente em relação ao formato das publicações.

Nesse sentido, é possível publicar diferentes tipos de conteúdo para atrair um número maior de usuários, e dentre as possibilidades de formato estão:

  • Vídeos;

  • Fotos;

  • Textos;

  • Infográficos.

Cada vez que você publica algo nas redes sociais gera uma nova oportunidade de interação com o seu público, isso é muito importante, tendo em vista que o consumidor moderno quer confiar em interagir com as empresas, antes de comprar qualquer coisa.

As redes sociais também são importantes porque elas ajudam a construir a autoridade de mercado. Se você publica um conteúdo de qualidade, consegue se posicionar como autoridade em seu segmento, e isso pode ser feito de várias formas.

Uma loja que vende itens de decoração quarto de bebê masculino, por exemplo, pode publicar um vídeo no YouTube ou nos stories do Instagram.

Esse tipo de material constrói a fidelização dos clientes, e isso é muito importante para que as pessoas que já compram com você continuem comprando e falando bem de sua marca dentro de seu círculo social.

A divulgação da marca também sofre impactos positivos das redes sociais, tendo em vista que em plataformas como Facebook, LinkedIn e Instagram é possível segmentar os anúncios, para que eles apareçam para as pessoas certas e no momento mais oportuno.

Essa segmentação se dá por meio da identificação de alguns aspectos dos usuários, comunidade, interesses, localização, gênero, dentre outros.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o poder de engajamento dessas plataformas, tendo em vista que elas conseguem proporcionar um relacionamento direto entre empresas e clientes.

Esse relacionamento possibilita que os usuários participem e interajam com suas publicações. 

Essas ações fazem com que eles se sintam mais próximos do seu negócio, e por isso mais interessados no que você tem a oferecer e a dizer.

Portanto, agora que você já sabe qual é a importância das redes sociais para as empresas, no próximo tópico, vamos mostrar os impactos delas para os novos negócios.

Impactos das redes sociais para as novas empresas

Uma nova escola de curso de violão para iniciantes ou qualquer outra empresa que esteja começando agora no mercado pode aproveitar diversos benefícios trazidos pelas redes sociais, e dentre os seus impactos estão os abaixo.

Ajuda a consolidar a marca

Não é fácil fortalecer a imagem de uma empresa nova no mercado, pois precisamos criar um conceito e trabalhar sua imagem para que as pessoas se aproximem dela.

As redes sociais ajudam muito nesse sentido, pois permitem trabalhar o seu negócio por meio de diversas estratégias e formatos de mídia.

Por meio das postagens e comentários conseguimos desenvolver um relacionamento com os clientes. 

Sendo, estes os mecanismos que ajudam a humanizar a sua marca, melhorar a comunicação dela com o público e consolidar a sua imagem.

Ajuda a prospectar clientes

Para uma nova empresa de limpeza de sofás ou qualquer outro tipo de negócio, a internet se tornou o principal canal para atrair novos clientes.

O consumidor moderno se conecta para pesquisar produtos e serviços, além de comparar preços para definir os melhores locais para comprar.

Em vista disso, as empresas precisam criar maneiras para se destacarem, tendo em vista que não basta apenas oferecer boas condições, como preço e qualidade.

É importante atrair as pessoas, por meio de conteúdos ricos e relevantes que realmente acrescentem alguma coisa em seu dia a dia. E é nas redes sociais que você vai compartilhá-los.

Torna os fregueses mais satisfeitos

As redes sociais foram criadas para melhorar o relacionamento entre os usuários, e é exatamente isso que aumenta as chances de fechar negócios.

Uma vez que o cliente consegue se relacionar com você e comprar com você por meio das redes sociais, ele também se sente mais satisfeito.

Por meio dessas plataformas, um fabricante de bolinhas para piscina infantil também consegue oferecer um excelente atendimento aos consumidores.

Isso faz com que eles se sintam acolhidos pela marca e percebem que são ouvidos por ela. 

O atendimento por meio das redes sociais é feito de maneira rápida e personalizada, o que melhora ainda mais a imagem do negócio.

Tudo isso contribui para a experiência do consumidor com a sua empresa e faz com que ele se sinta cada vez mais satisfeito.

Conselhos para crescer nas redes sociais

Para fazer o seu negócio crescer nas redes sociais, um fabricante de carro em miniatura pode investir em diferentes estratégias.

Despender recursos em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital e ajuda a posicionar o seu negócio como uma autoridade de mercado.

Esses materiais ajudam a agregar valor para os produtos e serviços e melhorar a imagem da marca. 

Para produzi-los, você precisa conhecer o seu público-alvo e saber em quais assuntos essas pessoas estão interessadas em relação ao seu mercado.

Eles podem assumir diferentes formatos, como textos, vídeos de imagens, e devem ser postados em seu blog ou site, para posteriormente ser publicados nas redes sociais.

Anúncios pagos

Os anúncios são capazes de aumentar o alcance de um fabricante de etiqueta BOPP personalizada, enquanto suas estratégias orgânicas começam a fazer efeito.

Hoje em dia, as empresas podem utilizar o Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, dentre outras possibilidades.

Todos os anúncios são feitos de maneira segmentada, por isso, vão alcançar as pessoas certas e no momento mais oportuno para as vendas.

Criar sorteios e campanhas

As redes sociais são excelentes plataformas para veicular sorteios e campanhas para seus clientes e seguidores. 

É uma excelente forma para destacar seus produtos e serviços e divulgar ainda mais a sua marca.

Essas ações estimulam o usuário a realizar uma ação pré-estabelecida por você, como curtir uma publicação, compartilhá-la e marcar um amigo.

Para fazer isso, seu seguidor passa a concorrer ao prêmio, que pode ser um desconto, uma amostra grátis, um produto, dentre outras possibilidades, como um brinde.

Só que para investir em sorteios e campanhas desse tipo, tanto um corretor de imóveis quanto qualquer outra empresa precisa ter uma boa base de seguidores.

Também é importante oferecer como prêmio algo que seja realmente interessante para as pessoas, portanto, invista em algo que seja realmente atrativo e que faça com que as pessoas queiram participar.

Conclusão

Em resumo, estar presente nas redes sociais é uma necessidade para qualquer empresa que queira crescer e expandir sua atuação no mercado.

Também é fundamental para que você possa se relacionar com os clientes e atender as expectativas dos consumidores, que preferem comprar com empresas com as quais podem se relacionar e confiar.

Hoje em dia, para os negócios que estão chegando agora no mercado é muito mais fácil se tornar conhecido, já que podem contar com as facilidades oferecidas por essas plataformas.

Sendo assim, você conheceu algumas das principais estratégias para divulgar a sua empresa nas redes sociais, mas existem outras formas e todas elas vão fazer o seu negócio crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: