Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Novas profissões: quais são e como se atualizar

01/04/2021 às 10:21 Marketing

Novas profissões: quais são e como se atualizar

Atualmente podemos ver um avanço significativo da tecnologia, e como resultado temos várias áreas sofrendo atualizações. Novas profissões foram surgindo no mercado digital, sendo uma porta de saída para pessoas que buscavam por emprego.

Se os trabalhos e empregos antes eram presenciais,  foi preciso aprender como trabalhar home office. Onde as pessoas atuam como CLT, freelancer, autônomos, ou até mesmo donas de um negócio próprio.

Pessoas de todas as idades estão aderindo essa forma de trabalho, pelas vantagens que ela fornece e pela renda que é possível ter. Alguns acreditam que não ter conhecimento em tecnologia seja um problema, mas na verdade tudo pode ser apreendido pela própria internet.

Mas com todos esses avanços, qual será o reflexo que a tecnologia está causando no mercado de trabalho? Quais são as novas profissões? Veja abaixo:

O reflexo da tecnologia no mercado de trabalho e nas novas profissões

Os avanços da tecnologia conseguem proporcionar muitos avanços no mercado de trabalho, pelo fato das ferramentas e processos que se tornam melhores. Com tudo isso, o papel de todos os funcionários também deve ser alterado, se aprimorando com tecnologia e acompanhando a novas qualidades.

Se pararmos para pensar, veremos que a tecnologia recebe atualizações constantes, e isso vai continuar acontecendo por décadas. Por exemplo, no mercado financeiro temos o uso de tecnologias cada vez melhor, aprimorando o setor e a mão de obra. Outro fator que mudo, e que é interessante observar é a forma como as pessoas pagam as contas.

As pessoas se deslocavam até um banco ou casas lotéricas, para conseguir efetuar pagamentos de contas, mas tinham que esperar horas e filas. Hoje, elas conseguem fazer isso por meio do aplicativo bancário no celular. Apenas apontando a câmera para o código de barras, que é pago em segundos graças ao avanço da tecnologia e da internet.

E se continuarmos pensando e observando, veremos que os trabalhos também estão sofrendo impactos da tecnologia. Novas funções e mais trabalhos estão surgindo, e vão continuar por muito tempo.

Sendo necessário que todos acompanhem esse mundo de tecnologia para não ficar para trás, ou seja, quem não entende de internet ou de como mexer em computadores, pode ficar sem trabalho.

Já aqueles que possuem uma mente inovadora, e conseguem acompanhar a tecnologia poderá usá-la a seu favor, como é o caso de quem trabalha na internet. Essas pessoas acompanham as novas profissões, elas aprendem a utilizar o mercado digital e ter uma renda com ele. Conseguindo, futuramente, que as novas tecnologias se tornem um complemento daquilo que elas já utilizam no mundo digital.

Como trabalhar home office:

Quando falamos em Home office, estamos nos referindo ao chamado “escritório em casa”. Essa modalidade de trabalho permite que funcionários e empresas consigam se conectar à distância.  Essa modalidade era pouco utilizada até pouco tempo, mas com o avanço da tecnologia e com a necessidade de isolamento social, as empresas e pessoas passaram a explorar essa nova forma de trabalho.

O trabalho home office pode ser feito por celular ou computador, desde que tenha conexão com a internet. E não tem a necessidade de que o funcionário se desloque até a empresa, gerando uma economia em transporte, infraestrutura, alimentação, e até mesmo o tempo que ele levaria até chegar no local de trabalho.

Como ganhar dinheiro na internet:

Existem várias possibilidades para descobrir como ganhar dinheiro na internet, mesmo que você não seja contratado no regime CLT em alguma empresa. Você pode trabalhar prestando serviços freelancer, ou seja, fazer trabalhos para empresas que lhe contratarem.

A internet possui várias vantagens para trabalho, os lucros podem ser muito maiores do que uma empresa presencial. Como resultado, o profissional possui uma renda maior no final do mês. E caso você esteja desempregado, poderá ter esse meio como uma saída e nova fonte de renda.

Novas profissões:

Os surgimentos dessas novas profissões são importantes pois trazem uma expansão para o mercado digital e novas oportunidades de trabalho. Vamos conhecer algumas delas:

Desenvolvedor de jogos:

Grande parte da população que está na internet consome todo tipo de conteúdo sobre jogos, e muitos adquirem vários games para celulares, computadores, notebooks ou tablets.

Portanto, a profissão de desenvolvedor de jogos está entre as mais escolhidas das novas profissionais da internet. O papel desse profissional é realizar todo o processo de criação de jogos novos para o mercado, ou seja, ele é responsável por todo o mecanismo, invenção de história, gráficos, e tudo mais que encanta o público.

Além disso, esse profissional precisa ter muita criatividade para conseguir pensar em jogos novos, ou seja, é necessário pensar fora da caixa e encontrar oportunidades novas. Depois de identificar, ele deve criar um projeto e dar início ao novo game para atrair novos jogadores e ganhar destaques melhores.

Consultor e-commerce:

Essa profissão tem conquistado muito crescimento no Brasil, passando a ter um grande potencial e novas oportunidades para os profissionais.  As vendas na internet subiram muito, e continuam tendo resultados muito altos. A comodidade de receber o produto diretamente em casa, tem chamado muita atenção e conquistando cada vez mais clientes. Além de pagar mais barato em alguns casos.

Porém, com essa quantidade maior na demanda, outra necessidade cresceu consideravelmente. Sendo preciso um consultor e-commerce, pois ele conhece e entende o mercado, a tomada de decisões e conseguir ganhar mais destaque para sair na frente dos concorrentes.

Analista de Big Data:

Estamos falando de um processo de interpretação de banco de dados que são armazenados remotamente. O objetivo desse especialista é analisar todos os dados, e conseguir descobrir e fornecer informações estatísticas da empresa e das atitudes que ela realiza repetidamente. Esse analista vai conseguir consultar o que funciona e determinar o que deverá ser descartado para um público em especifico.

Com o avanço da quantidade de usuários na internet, também vemos a necessidade de possuir uma estratégia focada no público. Essa nova profissão surgiu com foco em análise e fornecimento de informações.

Data Miner:

Esse profissional tem o objetivo de realizar uma pesquisa para conseguir fornecer informações detalhadas. Por meio de interações dos usuários que lhe são passadas antes e depois do trabalho. Ele deve entender todas essas informações e organizá-las, depois todas serão repassadas por meio de relatórios.

Esses relatórios possuem informações precisas sobre quais atitudes os funcionários deverão ter e quais devem ser eliminadas no dia a dia de uma empresa. Outra parte dessa profissão é a organização das ações que a empresa poderá ter no futuro, sendo possível conhecer sobre o público e o que deve ser feito para ele.

Gestor de mídias sociais

Também conhecido como social media, é o responsável pelo planejamento e criação de resultados de conteúdos que foram publicados em redes sociais. Esse especialista deve criar estratégias voltadas para comunicação, conseguindo atrair a atenção do público e despertar interesse para o perfil na rede.

Tendo como propósito o desenvolvimento de relacionamento com esse público, e que sejam duradouros entre eles, a empresa, a personalidade e outros.  Para ser um gestor em alguns casos é necessário ser formado em comunicação social, ou seja, em jornalismo, relações públicas e publicidade. Porém, devem manter seus conhecimentos em crescimento contínuo e se especializando ainda mais.

Influenciador digital:

Aposto que você segue vários deles na internet, o que acha de também ser um influenciador digital? Muitas pessoas estão vivendo de criação de conteúdos para a internet, conquistando seguidores por meio de vários itens. Por exemplo, alguns deles criam vídeos contando sobre algo que eles entendem, ou seja, eles geram um conteúdo de valor. Outros demonstram carisma, fazem vídeos engraçados, palestras, e assim por diante.

Isso tudo despertou a atenção de vários usuários, e por meio de todo esse sucesso as empresas também começaram a ir para esse lado. Elas fazem negociações e realizam permutas, ou pagam para que o influenciador divulgue o produto deles.

Para ser um influenciador você não precisa necessariamente ter uma formação profissional, é possível ir aprendendo conforme for adquirindo experiência. Aprendendo sobre edição, roteiro, melhorias nos vídeos e outros assuntos que vão tornar o conteúdo desse influenciador cada vez melhor.

Youtuber:

Essa profissão tem se tornado muito comentada na internet, e a cada dia podemos ver novos Youtubers aparecendo. Youtuber é a pessoa que cria vídeos e os publica em sua plataforma do YouTube.

Esse conteúdo é sobre vários assuntos, maquiagens, dia a dia, piadas, tutoriais, estudos, e assim por diante. Isso tem conquistado muitas pessoas que estão seguindo essa profissão, e outros que apenas acompanham todos os canais.

Para atuar nesse tipo de carreira é preciso ter muita dedicação, disciplina e ser muito criativo. Pois quanto mais inovador o vídeo for, mais chance de atrair seguidores ele terá. Você vai precisar de um canal do youtube, criar um vídeo, editar e depois publicar na plataforma e depois divulgar nas redes sociais.

Blogueiro:

Alguns acham que produzir blogs para site da internet é apenas um passatempo, mas na verdade ela também é uma nova profissão. Atualmente, várias pessoas estão vivendo como blogueiros, recebendo patrocínios e conseguindo parcerias. Isso porque eles conseguem alcançar uma grande quantidade de leitores e seguidores de todo o mundo.

A função deles é manter um acompanhamento nas novidades diárias, e sempre pesquisar sobre assuntos que futuramente auxiliem em projetos e conteúdos deles mesmos. Nesse projeto ele poderá abordar vários assuntos e transformá-los em conteúdo, depois de publicado no blog ele poderá ler e responder comentários de todos os seguidores.

Sendo assim, o papel desse profissional é ser um comunicador. Sendo essencial manter conhecimentos em vários cursos voltados para a comunicação, marketing e publicidade.

Gestor de tráfego:

Estamos falando do profissional que gerencia anúncios pagos na internet, ou seja, os investimentos que as empresas fazem em campanhas nas redes sociais. Ele também tem a responsabilidade de subir as campanhas, analisar os relatórios feitos pelas plataformas e consultar se está recebendo algum retorno para o cliente.

Com o avanço da internet, as empresas precisaram desse novo profissional para administrar os anúncios delas. Ele tem como principal função analisar cada campanha, e descobrir se ela está tendo resultados ou não. Sendo primordial para as empresas que precisam ter novos clientes, e aumentar o tráfego.

Especialista de SEO:

Um dos profissionais que ajudam no sucesso de vários produtos e conteúdo na internet. O SEO é o sistema que cria as melhores condições para os motores de busca na web, pois eles exigem uma certa qualificação.

As empresas precisam ser encontradas quando o público busca por elas, ou pelo produto/conteúdo que elas possuam. Portanto, é necessário ter especialistas nesses motores de busca.

Ele trabalha com o foco em aumentar e otimizar o resultado durante as buscas de sites que o cliente faz, assim a empresa consegue ser a primeira da lista.

Designer de aplicativos:

Com uma quantidade maior de usuários com um celular, surgiu essa profissão que atua nos aplicativos com várias funções. Ele faz todo o processo de como o aplicativo deverá aparecer e ser criado, ou seja, eles projetam todos os gráficos e conceitos para novos lançamentos de aplicativos.

Isso também é feito nas atualizações, onde o profissional faz o mesmo processo de criação. Sempre mantendo foco e criatividade em tornar o sistema mais fácil para ser usado.

Chefe de listening officer:

Esse profissional tem um olhar criterioso sobre as plataformas, conseguindo analisar as ações de sucesso e também os pontos fracos nas postagens. Eles atuam diretamente com todos os clientes, para entender os desejos e sentimentos voltados para a ação.

Ele sempre está conectado e preocupado em saber tudo que a empresa faz na rede, e com o cliente. Podemos considerar essa profissão como algo a frente das mídias sociais.

Conclusão

Agora que chegamos ao final, você conheceu sobre os novos profissionais e as formas de se atualizar para atuar nelas. Recomendamos que você estude o que é necessário antes de iniciar os trabalhos na internet, evitando problemas e conseguindo trabalhar com qualidade.

Sempre busque por qualificações profissionais, para ir se aprimorando conforme for pegando mais experiência na internet. E para começaroseu negócio online, confira nossos planos de hospedagem de sites.

Gostou de nosso post? Compartilhe: