Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como trabalhar home office: conheça as possibilidades

02/04/2021 às 12:00 Marketing

Como trabalhar home office: conheça as possibilidades

O trabalho home office é algo muito procurado pelas pessoas e ainda causa muitas dúvidas, em empresas e trabalhadores que querem adotar esse novo meio de trabalho. As empresas estão explorando as vantagens que o home office possui, e está criando muitas oportunidades para aqueles que querem fazer o mesmo.

No home office podemos ver uma grande economia e um aumento na produtividade, com foco, disciplina e organização, os profissionais conseguem adotar esse modelo de trabalho com muito sucesso.

Porém, mesmo com todas essas vantagens e com a quantidade de pessoas já trabalhando nela, algumas pessoas ficam inseguras e outras não sabem como elas também podem trabalhar assim.

Pensando nisso, separamos dicas e informações detalhadas de formas diferentes de trabalhar a distância e quais profissões você pode ingressar. Continue acompanhando abaixo:

O que é e como trabalhar home office:

Traduzindo o nome Home office, significa trabalho em casa. Estamos falando do modelo de trabalho que um funcionário realiza em sua própria casa, sem a necessidade de se deslocar até a empresa.

Nesse atual momento de crise e isolamento social, os trabalhos em casa aumentaram muito. Pessoas adotaram a internet como uma ferramenta de trabalho, e as empresas fizeram a mesma coisa. Elas criaram oportunidades para novos funcionários, e expandiram a marca dentro das redes sociais.

Com todo esse avanço e popularidade, tivemos também o surgimento de novas profissões. Causadas pela necessidade que o trabalho na internet criou, e com o número de pessoas que acessam as redes sociais diariamente.

O profissional que atua em modelo home office, conseguem ter muitas vantagens que não teria presencialmente em um escritório. Podemos citar o tempo de transporte, ou seja, o tempo que ele levaria indo até a empresa e o também o custo que a empresa e funcionário teriam.

Além disso, esses funcionários conseguem ter uma renda maior! Se o trabalho for bem organizado e planejado, é possível trabalhar em mais de uma empresa, fazendo mais tarefas e projetos. Também podemos dizer que esse trabalhador consegue passar mais tempo em casa, cuidando da própria saúde ou ficando com sua família.

Mas não se engane, o trabalho em casa também possui desafios! Por exemplo, a adaptação, administração de tarefas e tempo, pausas, e muitas outras coisas que devem ser controladas para ter um trabalho de qualidade. Cumprir prazos e entregar todos os trabalhos das empresas é fundamental, sendo necessário ter muita responsabilidade.

O avanço da internet trouxe muitas oportunidades e melhorias em vários campos,criando várias novas profissões. As empresas passaram a ter novas necessidades e precisaram supri-las, e dessa maneira houve o surgimento de novas profissões.

Como dissemos, existem várias maneiras de aprender como ganhar dinheiro na internet, não necessariamente tendo que possuir uma especialização ou uma graduação. Você pode trabalhar em regime CLT, freelancer ou autônomo, e até mesmo criar um negócio próprio.  Vamos entender isso melhor

São especialistas que prestam serviços com foco em resolver determinada função e necessidade de empresas na internet, atuando no modelo de trabalho home office. Vamos conhecer algumas dessas profissões:

O especialista em marketing digital

Essa profissão é muito procurada por várias empresas que estão nas redes sociais. Esse especialista tem conhecimento sobre as técnicas de marketing digital, e também sabe como colocá-las em prática em cada plataforma da internet.

Ele precisa saber o momento e local que poderá distribuir os conteúdos, focando em garantir e aumentar o sucesso da empresa. Ele também precisa conhecer sobre o nicho do cliente, ou seja, saber sobre produção, design, copy, SEO são apenas alguns dos temas que ele deve possuir conhecimento.

O profissional que atua com essa função dentro da tecnologia, consegue se manter atualizado sobre todas as tendências do mundo. Mantendo-se conectado e orientando empresas a montarem um negócio digital de forma eficiente e que tenha sucesso.

UX Design

UX design ou Customer Success, é a nova profissão que atua na experiência dos usuários de um serviço ou produto. Ele é responsável por conhecer e entender como os clientes se sentem quando visitam uma plataforma digital, e depois disso eles devem criar meios que facilitem essa interação.

Para isso, eles avaliam a identidade visual, organizam informações, analisam a eficiência dos sistemas, e muitos outros pontos importantes para o produto.

Você precisa ter conhecimento em design gráficos e linguagens de programação para atuar nessa profissão. Não é necessário e nem obrigatório uma graduação, mas é recomendado ter feito cursos e se especializar nesse assunto.

Professor

Na internet também existe a possibilidade de dar aulas, no estilo EAD. Isso tem crescido muito nos últimos anos, as pessoas querem aprender mais e podem fazer isso diretamente de casa. Os professores passaram a ver um horizonte além da sala de aula, levando suas matérias para a internet e alcançando mais alunos.

Por meio disso eles conseguem ganhar mais, e trabalhar de maneira mais confortável. Também é possível que alunos de outros estados consigam estudar com ele, aprendendo coisas novas. Se você é professor ou tem conhecimento especializado em algum assunto, você pode dar aulas em algumas plataformas da internet.

É tudo muito fácil, rápido e com muitas chances de sucesso.

Regime CLT:

As empresas estão criando oportunidades em grande quantidade na internet, para suprir as necessidades e demandas que estão recebendo. Por esse motivo, muitas delas contratam no regime CLT e você pode passar por um processo seletivo online, após ser aprovado, poderá trabalhar nessa empresa de forma Home Office.

Freelancer e autônomo:

São os trabalhadores que atuam em empresas sem possuir nenhum vínculo contratual, apenas negociando e podendo haver um pequeno contrato de prestação de serviços. Significa que ele não é contratado, ele apenas fica responsável por prestar serviços para essas empresas.

Existe, várias plataformas que você pode trabalhar prestando serviço para várias empresas nacionais e internacionais, a 99freelas por exemplo. Basta se cadastrar, preencher seu currículo e enviar propostas que as empresas publicam sobre os serviços que elas querem. Se elas tiverem interesse, vão lhe chamar e iniciar uma negociação, você poderá negociar o valor do trabalho, e definir um tempo para conseguir realizar.

Negócio digital:

Estamos falando sobre uma loja virtual, influenciadores, afiliados, produtores, blogueiros, e muitos outros. Todos esses trabalham na internet, utilizando as redes sociais para criar um negócio próprio e ter uma fonte de renda.

Existem várias pessoas que vivem desses trabalhos, prestando serviços ou vendendo produtos. Vamos falar sobre eles:

Influenciador

É aquele que tem um perfil em alguma rede sociais e possui muitos seguidores e visualizações, podemos dizer que os Youtubers, blogueiros, pessoas do instagram, são esses influenciadores. Por meio de tantas visualizações, eles chamam a atenção do público e das empresas, que fazem parcerias e permutas para que ele divulgue os serviços ou produtos.

Isso tem ajudado muitas empresas a se tornarem mais conhecidas, e também que o influenciador consiga ter uma fonte de renda na internet.

Afiliado

É o profissional que trabalha com marketing de afiliado, para isso ele se vincula com um produto digital e depois passa a vendê-los. Por cada uma das vendas, ele receberá uma comissão! Esse trabalho tem atraindo muito sucesso, pois a quantidade de produtores digitais tem crescido muito e as comissões se tornaram muito atrativas.

Produtor

Aquele que cria um produto na internet, ou seja, um curso, um e-book, um audiobook, e assim por diante. Ele poderá vender esse produto, e também poderá ter afiliados que vão divulgar esses conteúdos, e ajudar a ter vendas e popularidade nas redes sociais.

Blogueiro

Esse profissional trabalha dentro de um site na internet, ou seja, ele tem como responsabilidade a criação de conteúdos para o blog. Para isso, ele cria um site, define o design e escolhe um dos nomes para blogs que considerar bom. Depois é só iniciar as postagens e divulgações nas redes sociais, para conseguir atrair leitores e seguidores para o site.

Escolher os nomes para blogs não é algo fácil, ele é muito importante e deverá ter um domínio. Além de ser importante dentro do SEO, é um desafio utilizar os métodos para criar um nome.

Loja virtual

Existe também a possibilidade de você criar sua própria loja virtual, para isso você pode utilizar plataformas de e-commerce. Elas possuem ferramentas e atributos que lhe ajudam em todo o processo de criação, personalização e organização dos produtos.

Mesmo que você esteja iniciando e não tenha renda para investir em estoque e mercadorias, existe uma solução que os empreendedores iniciantes podem utilizar. Estou falando do Dropshipping! Significa que o lojista poderá utilizar o estoque de fornecedores, ou seja, quando uma venda for feita o fornecedor deverá cuidar da logística de envio da mercadoria.

Já para o empreendedor, ficará a função de marketing e venda do produto. Isso é muito útil para todos os iniciantes que não possuem renda para começar e já investir logo no começo. Mas é importante que você fique atento sobre algumas coisas como:

- Frete que o fornecedor cobra;

- Prazo de entrega;

- Sobre a logística;

- Se ele fornece notas fiscais;

- fique atento sobre a legislação na empresa;

- Outros pontos importantes.

Assim você consegue evitar problemas com as vendas, com a entrega e manter a imagem da sua empresa. Lembre-se de manter qualidade no atendimento no momento de venda e depois, assim sua marca terá mais chances de sucesso e reconhecimento.

Sua marca precisa ser desenvolvida para chamar a atenção do público alvo, ou seja, ela deve ser montada com foco nas informações e características dos clientes do produto. Por exemplo, digamos que você vende jogos e vídeogames, você deve montar um perfil com essas características. Estando tudo de acordo, basta iniciar as divulgações nas redes sociais.

O que é preciso para trabalhar home office:

Alguns pensam que é preciso ter um escritório em casa e ter várias graduações, mas não é bem assim. Você pode ter cursos e conhecimentos adquiridos pela própria internet, e trabalhar utilizando seu celular ou computador normal.

Ao longo do tempo você poderá se aprimorar, aumentar seus conhecimentos, seus equipamentos de trabalho e assim por diante. Ou seja, você deve fazer alguns investimentos em novas ferramentas para prestar melhores serviços, atender melhor seus clientes, melhorar sua empresa (no caso da loja virtual), melhorar seu local de trabalho, tudo isso com o tempo e com muito planejamento.

Para trabalhar na internet não preciso de vários computadores, mas sim conseguir trabalhar com um e entregar os pedidos com total qualidade. Na internet existem vários cursos profissionalizantes que você poderá fazer, aumentando seus conhecimentos para conseguir trabalhar em mais empresas e em outras funções.

No caso de blogs, você poderá estudar sobre criação básica de sites e de hospedagem. Conseguindo manter eles seguros e eficientes para os leitores. Também poderá estudar sobre marketing, em quase todas as profissões vemos essa necessidade incluída. Tendo esse conhecimento você terá chances de trabalhar em vários nichos, prestações de serviços, na sua loja virtual ou em outra empresa.

Conclusão:

Agora que você entendeu tudo sobre como trabalhar home office, as possibilidades de trabalhar na internet e quais foram as novas profissões. É recomendado que você estude sobre a profissional ou serviço que você vai seguir, é preciso manter um conhecimento atualizado sobre as atualidades e novas tecnologias do mercado digital.

Assim você consegue se manter dentro dos assuntos novos, e trabalhando conforme as novas oportunidades forem surgindo. É importante que você também fique atento sobre os trabalhos que vai pegar, não acumule tarefas e não pegue uma quantidade maior do que você pode fazer.

Isso vai manter seu perfil de profissional muito melhor, sem sofrer frustrações com trabalhos incorretos, ruins, e com problemas para as empresas que podem não pagar por eles. Você perderia lucro, e teria muitos prejuízos com isso.

Nossa recomendação é que você estude sobre o nicho, e somente depois disso comece a trabalhar. Siga as dicas que passamos aqui, e pesquise sobre os trabalhos e informações que leu. Assim você terá um planejamento em mão, para começar a aplicar e desenvolver seu próprio sucesso na internet. E quando chegar a hora, escolha uma boa hospedagem de sites!

Gostou de nosso post? Compartilhe: