Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Motivos para fazer um site responsivo

28/01/2017 às 14:52 Ajuda Marketing

Motivos para fazer um site responsivo

Motivos para fazer um site responsivo

Não importa qual é o tamanho de sua empresa ou suas metas ao gerenciar uma página na web, é sempre indicado ter um site responsivo em todos os casos. Essa é uma tendência que está em alta e cada vez mais obrigando os desenvolvedores a investirem, pois melhora em diversos âmbitos, com muitas vantagens reais.

Segundo especialistas, um design responsivo dá às empresas e pessoas a oportunidade de aumentar suas vendas e aproximar-se de seus usuários sem investimentos significativos. Mas não precisa nem ser um profissional do ramo para saber o quanto os smartphones já fazem parte de nossa vida, mais do que muitos acessórios essenciais. Logo, com essa explosão do tráfego móvel, nada mais óbvio do que pensar nesse mercado também, não acha?

Podemos complementar com uma pesquisa do Google Mobile Research, que revela que apenas 15% dos internautas que usam celulares para navegar na internet estão satisfeitos com a experiência web móvel. Esse número é muito baixo, visto que a quantidade de pessoas que só usam o smartphone para se conectar aumentou 163% desde 2010. E, além disso, o próprio Google revelou que as pesquisas no buscador via mobile já ultrapassou as que são feitas no desktop. Inspirador e, avaliando bem, nada surpreendente, não é?

Veja também nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog

Mas, afinal, o que é um site responsivo?

Design responsivo é o processo de otimização do layout de um site, de forma que toda a informação importante seja apresentada com a melhor visualização possível em todos os dispositivos. A facilidade de leitura e navegação, com o redimensionamento em diversas telas (das grandes às pequenas) mostra que o site é versátil e está pronto para os mais variados meios, eficaz em qualquer plataforma. Assim, elimina a necessidade de desenvolvimento de um projeto distinto e direcionado para cada novo gadget no mercado.

Com certeza você já deve ter entrado em um site via mobile e a página demorou séculos para carregar, ou então, aparecia tudo sem sincronia, difícil de ler e manipular. A pergunta é: você entraria nessa plataforma novamente, sabendo desses e de outros problemas? Provavelmente não, e é assim que os usuários pensam ao entrar em qualquer site que não tenha design responsivo. O resultado disso é a diminuição de acessos, pouco tráfego e conversão, perda de credibilidade… só para citar os principais prejuízos.

Então, não dá para perder tempo e deixar sua página ruim e com todos esses problemas. Para te ajudar, listamos 6 vantagens de ter um site responsivo – confira e comece a mudar já!

6 motivos para fazer um site responsivo

Custo Efetivo

Um site responsivo pode reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento e custo. Em vez de gastar tempo e dinheiro com recursos de construção de um site móvel separado, além de seu site desktop tradicional, a proposta do design responsivo permite que você otimize seu negócio para todos os dispositivos com um único site, de forma prática e eficaz. 

Experiência de qualidade ao usuário 

Ao navegar em um site responsivo com um dispositivo móvel, você não precisa perder tempo com o zoom, encolhendo e apertando a tela. O site ajusta automaticamente o tamanho do seu ecrã. A leitura simplificada e navegação melhoram drasticamente a usabilidade do seu site. 

Lembre-se que sua página é uma ferramenta de marketing digital e é crucial otimizá-la. Ao fornecer uma experiência de usuário de qualidade em todos os dispositivos, você está no caminho certo para manter seus visitantes satisfeitos para, além de não abandoná-la, sempre acessarem sua plataforma. 

Melhora do ranqueamento no Google 

Em abril de 2015, o Google afirmou oficialmente que o design responsivo afetou o ranking de busca em dispositivos móveis. Ao fornecer uma versão única e dinâmica do seu site para usuários de computadores e de dispositivos móveis, fica mais fácil para os mecanismos de pesquisa entenderem e divulgarem seu conteúdo.

Outra razão importante é o tempo de carregamento: um site responsivo ajuda a reduzir o tempo de carregamento da página. Seu navegador também não desperdiça preciosos segundos redirecionando para uma versão para celular, sendo que o Google já confirmou que também está usando a velocidade do site no ranking de pesquisa na web.

Importante para otimizar o SEO

Outra vantagem é que o design responsivo otimiza o SEO por ter todos os seus visitantes direcionados a um único site, não importa qual dispositivo eles preferem usar. Os motores de busca interpretam que a alta taxa de rejeição de um site significa que o conteúdo não é relevante para o usuário e diminuirá o ranqueamento, pois se as pessoas não param na página, é sinal de que algo está errado. 

Além disso, o design responsivo permite exibir conteúdo relevante que o usuário está procurando. Assim, você mantém todas as redes sociais do site habilitadas para o texto/produto ser logo compartilhado, sem o problema de não se adequar com determinado dispositivo. É facilmente gerenciado tanto no mobile quanto no desktop. 

Atualizações diretas e eficientes

Um site responsivo reduz os esforços operacionais e melhora a eficiência em todo seu trabalho. Uma atualização para o site é feita de forma padrão para todos os tipos de dispositivo, o que evita ter que atualizar a versão para desktop e de dispositivos móveis separados. 

Aumento das vendas e taxa de conversão 

O design responsivo remove algumas das barreiras que podem aparecer em muitas lojas virtuais, sobretudo quanto a funcionalidade, desempenho e aparência consistente. Ter um site que parece limpo, moderno, elegante e fácil de navegar dá uma ótima satisfação ao cliente e gera confiança. Seu site responsivo faz com que os usuários se sintam seguros em fazer compras online via mobile, o que aumenta significativamente as vendas e a taxa de conversão. 

Muitas empresas estadunidenses já revelaram que as transações aumentaram depois que começaram a pensar nos dispositivos móveis além do desktop. Não é à toa que todas já usam esse método e têm feito cada vez mais melhorias para fisgar cada vez mais público. 

Está esperando o que para fazer um site responsivo?

Com tantas dicas e motivos, está esperando o que para investir em um site responsivo? É uma estratégia fundamental para todo desenvolvedor, então, vale a pena fazer essa integração. Se você tem dúvidas de como realizar esse serviço, entre em contato com a ISBrasil, especializada em ferramentas mobile para sites, lojas virtuais e tudo que se trata de marketing digital e tecnologia. Os clientes não esperam, então que tal começar agora? Assim, seu site e suas vendas ficam nas alturas!

Gostou de nosso post? Compartilhe: