Meu site está lento! – A culpa pode ser do servidor

Meu site está lento! – A culpa pode ser do servidor

29/06/2017 às 11:23Hospedagem de Sites

Lentidão é um problema que encontramos na internet desde as primeiras vezes em que descobrimos que a rede existia, para a maioria de nós, lá no fim dos anos 1990. É verdade que hoje com o avanço da tecnologia e com praticamente o mundo inteiro conectado, o problema da lentidão parece coisa do passado, mas nem sempre é.

Para quem tem um negócio online, a lentidão é sempre uma preocupação por vários motivos. Primeiro porque o perfil dos usuários de hoje em dia é de muita rapidez, ninguém mais quer ficar esperando mais de 10 segundos para abrir uma página. Há também o problema de ranqueamento no Google, onde sites otimizados e com mais velocidade acabam se saindo melhor nas pesquisas. Como se esses dois problemas já não fossem o suficiente, o dono de um site pode ter complicações para realizar vendas, por exemplo, se o site demorar muito para registrar os dados dos usuários.

Se você anda se perguntando o motivo de seu site estar lento, saiba que a culpa pode ser do servidor. Uma vez que sabemos que o tipo de servidor pode influenciar diretamente no desempenho de seu negócio online seja ele um site, uma loja virtual, um blog ou o que quer que seja, você precisa ficar atento e perceber se está na hora de contratar outro pacote ou até mesmo mudar de servidor. Quer descobrir como o servidor pode afetar o desempenho do seu site? Fizemos uma lista com alguns tópicos importantes sobre o assunto.

Servidor compartilhado

É sempre importante lembrar que o seu site está armazenado em um lugar físico, que é o servidor. E ele, como qualquer outra máquina, possui suas limitações, por isso é importante pensar em onde você vai hospedar todas as suas informações e dados. Em um servidor compartilhado, você está dividindo esse espaço físico com outros websites, cheios de informações de outras pessoas e com acessos de usuários que não são os seus. Se por ventura, algum dos sites que compartilham o servidor com você estiver com muitas visitas, o seu vai acabar se prejudicando e ficando mais lento. Mas o mesmo pode acontecer se o seu próprio site estiver com muitas visitas e você ter pouco espaço para suportar tantos acessos, além de também prejudicar quem compartilha o servidor com você.

Outro problema que você pode encontrar com um servidor compartilhado é o problema dos malwares e ataques de hackers. Assim como um número grande de visitantes em outros sites pode prejudicar o seu, vírus de outros sites em servidores compartilhados também podem afetar o desempenho do seu site e o deixar mais lento. É claro que você sempre pode contar coma a ajuda de softwares que te protegem e com o suporte do seu serviço de hospedagem de site, mas ainda assim você corre riscos de ter momentos de lentidão em seu negócio online.

É sempre complicado pensar em lentidão quando você está em um servidor compartilhado, porque você praticamente não tem controle sobre o que pode ser feito para esse problema melhorar. Por isso o mais recomendado é que você use um servidor compartilhado apenas se tem um site que sabe que não vai receber muitas visitas como um portfólio online ou um blog pessoal, por exemplo. Dessa forma os problemas com a lentidão tendem a diminuir e afetar menos o desempenho do seu site ou blog.

Mas não é só através de um pacote compartilhado que o servidor pode deixar o seu site mais lento e acabar prejudicando o seu negócio. Existem outros elementos que podem contribuir para que essa lentidão ocorra.

Um servidor com pouca capacidade

Muitas vezes, mesmo tendo um servidor dedicado inteiramente para você, é importante saber qual a capacidade e todo o espaço que você pode ter. Essa dica serve principalmente para quem ter arquivos muito pesados em seu site como jogos ou programas para download, por exemplo, que exigem servidores com alta capacidade. Até mesmo sites muito grandes cheios de imagens e vídeos podem ficar lentos se extrapolarem na capacidade do servidor.

O que acontece é que – como já citamos acima – um servidor é um computador como qualquer outro que possui limitações e que pode ficar lento se estiver muito cheio de coisas. Ao pensar que seu site está lento, a culpa pode ser do servidor porque ele está sobrecarregado com informações demais, o que faz com que ele demore mais para processar tudo e gere toda a lentidão que te causa problemas. Mas felizmente não é algo que exige soluções mirabolantes.

Resolver esse problema não é difícil. Você precisa contratar um plano maior, que ofereça mais espaço e que você tenha certeza que não vai encontrar o problema da lentidão por lá. Por isso é tão importante ter o planejamento completo antes de começar o seu negócio online. Conhecer o seu site é imprescindível para que você entenda todas as necessidades dele e evite problemas como o da lentidão por exemplo. Tendo culpa ou não pela lentidão, a escolha do servidor do seu site é algo que precisa de muita pesquisa para saber o que cabe melhor dentro dos seus objetivos.  

Toda vez que você se perguntar “por que meu site está lento? ”, pense que a culpa pode ser do servidor, já que ele exerce um papel tão importante para o desempenho do seu site em geral. É sempre bom pesquisar em diversas fontes, todas as possibilidades e tudo o que pode contribuir para a lentidão do seu negócio online, mas o servidor carrega consigo uma responsabilidade imensa que não pode ser deixada de lado na hora de pensar no que pode melhorar a velocidade do seu site.

Conseguiu identificar os problemas que podem acabar deixando seu site lento? Se a culpa é ou não do servidor, o importante é que você tenha um conhecimento geral de tudo o que pode afetar o seu negócio online para que você não seja prejudicado. A maior dica é sempre se manter informado sobre todos os avanços de tecnologia que existem e como usá-los a favor do seu site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: