Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Meta tags no site e nas redes sociais - Aprenda a usar melhor

05/05/2018 às 12:33 Ajuda

Meta tags no site e nas redes sociais - Aprenda a usar melhor

Você utiliza meta tags no seu site e nas redes sociais? Se sua resposta for sim, está lendo o artigo certo, pois provavelmente sabe da importância desses dois pontos quando o assunto é SEO.

Mas você sabia que o tráfego nas mídias sociais também é sensivelmente afetado pela utilização correta destes recursos? Esse artigo vai abordar as melhores formas de usar as meta tags no seu site e nas redes sociais para aumentar suas vendas online. Leia até o final e saiba como fazer isso. 

O que são meta tags?

Meta tag é um importante comando implementado no código de páginas web, dentro da principal área de um site para passar instruções a programas externos ou ações mais simples como informar qual é o responsável pelo desenvolvimento da página.

Algumas meta tags são utilizadas para passar aos sites de busca como o Bing e o Google, instruções sobre o título de uma página e uma breve descrição a ser exibida nos resultados de busca, quais páginas devem ou não ser indexadas, dentre outras instruções. Leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe.

Importância de meta tags para SEO

Meta tags são uma importante ferramenta de comunicação entre o webmaster e os sites de busca. Mas se você está pensando que SEO é apenas as meta tags, está muito enganado. O Google usa aproximadamente 250 variáveis para determinar os resultados de busca e as meta tags são apenas algumas delas.

Como visualizar meta tags?

Elas não são exibidas no tela principal do browser, no conteúdo exibido ao usuário. A forma mais fácil de visualizá-las é pela exibição do código fonte da página e cada browser tem a sua forma de fazer isso. A regra é clicar com o botão direito em alguma área da página e clicar na opção "Exibir código fonte da página" ou em algum texto similar a esse.

No Google Chrome, você deve teclar Ctrl+ U para a visualização. Existem ainda plugins que permitem visualizar as meta tags de uma web página. 

Meta tags mais importantes em SEO

Title

O campo Title não é uma meta tag, mas é o mais importante comando em uma página web para SEO. Fazer um título chamativo é praticamente uma obrigação no seu site, pois é o primeiro contato do leitor com seu conteúdo. 

Meta description

A meta description é que define a descrição exibida nos resultados do Google. Você deve descrever o conteúdo da página de uma maneira que desperte o interesse das pessoas em acessá-la, aumentando seu tráfego orgânico. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Meta Keywords

Utilizamos as meta keywords para pesquisar as palavras-chaves de sites concorrentes. Para fazer isso, basta acessar os sites de seus principais concorrentes e ver através da meta keywords, quais as palavras-chaves que estes tentaram otimizar em seus sites.

Redes sociais 

Facebook Open Graph

Quando você tenta compartilhar uma imagem no Facebook, aparece uma imagem acompanhada das informações referentes ou apenas o título e a descrição?

Provavelmente você já deve ter se deparado com este tipo de situação. Quando o Open Graph não é utilizado ou não está devidamente configurado no sistema, a segunda situação deverá ocorrer, pois o Facebook desta forma não consegue carregar as imagens.

Uma configuração correta em seu site ou blog vão deixar seus posts no Facebook sempre com as imagens que darão muito mais relevância para seu conteúdo.

Se você usa o WordPress, basta instalar o plugin para essa função e tudo estará praticamente pronto. Caso não esteja usando o WordPress, você precisará gerar meta tags para cada página no seu site manualmente, o que pode demorar um pouco. Aprimore sus conhecimentos em Hospedagem de site gratuito

Twitter Cards

Você também já teve oportunidade de ver postagens do twitter que possuem imagens e com uma descrição completa do post relacionado dentro de um box bem organizado?

Esses tweets detalhados só aparecem quando você utiliza o Twitter Cards, pois seus posts se destacariam em meio aos outros, fazendo sua empresa ser vista por milhares de pessoas. 

Twitter: cards

Este meta tag descreve o tipo de conteúdo que você está compartilhando. Você tem três opções de escolha com o Twitter: photo para imagens, player para vídeos e Summary para o restante. Se você não definir o seu card, o Twitter utilizará o padrão Summary para todos os posts.

Twitter: url

Esta é a página que você está compartilhando no Twitter. Da mesma forma que acontece no Facebook no caso das URL’s, o Twitter faz isso porque você pode ter o mesmo conteúdo em seu site várias vezes.

Isso garantirá que uma mesma URL possa abranger todos os tweets. Caso contrário, eles serão divididos em várias urls, o que não é viável para o Google. 

Twitter: title

É a mesma forma que é feito com o seu título do Facebook Open Graph. Tornar o título atraente para que os usuários se interessem em clicar nele, deve ser seu principal objetivo. Como no Facebook, você precisará limitar o número de caracteres para 70.

Descrição: Twitter

É semelhante a uma meta tag de descrição que você usaria para o Google. Mas você não precisa de várias palavras-chaves. O seu objetivo deve ser criar uma frase atraente que faça os usuários se interessarem em clicar no link que direciona para seu site. Lembre-se de que a sua descrição é limitada a 200 caracteres.

Twitter: image

No caso do Twitter, suas imagens precisam ser menores que 1 MB de tamanho de arquivo. Depois de aplicar as meta tags Twitter Cards para seu site, você precisa aplicá-las no Twitter Card Program. Uma vez que você for aceito, as URLs de seu site serão mostrados no formato cartão. 

Caso você use o CMS WordPress, um plugin bastante conhecido pode te ajudar usar melhor e mais facilmente essas meta tags. Leia nosso Post de Dicas de SEO para o Yoast e melhore o uso das suas meta tags no seu WordPress.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: