Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing digital para 2022: O que esperar?

15/03/2022 às 20:33 Ajuda

Marketing digital para 2022: O que esperar?

Marketing digital é um setor do qual sempre chegam novidades que podem melhorar as estratégias de um empreendimento na conquista do público-alvo ou na consolidação do mercado.

Devido a pandemia da COVID-19, muitas empresas acabaram fechando as portas ao mesmo tempo que outras tiveram que fazer modificações para se adaptarem a como o mercado estava agindo durante as restrições sanitárias.

Balcão de venda presencial foi fechado e algumas estratégias foram modificadas para atrair o público em meio a pandemia, adaptando-se até mesmo a entregas em domicílio em algumas ocasiões.

Pelo fato do número de compras online ter aumentado consideravelmente neste período, e se tornando uma aposta fiel dos empreendimentos com o surgimento de lojas onlines, gerou a possibilidade da internet se tornar a fachada de loja moderna para o ramo de vendas. 

As tendências para 2022

Ano após ano, as tendências do mercado se inovam com surgimento de outros métodos ou modificações nos já existentes, o que não é muito diferente quando se é dito sobre marketing digital.

Por grande parte da população estar de alguma forma online, seja nas redes sociais ou visitando páginas da web, a tendência para o marketing digital explorar ainda mais essas áreas pode ser mais frequente, sendo algumas delas:

  • Redes sociais de vídeos;

  • Digitais influencers;

  • Responsabilidade socioambiental;

  • Inteligência Artificial e assistente virtual;

  • Marketing em mais de um canal;

  • Marketing de conteúdo;

  • União de estratégias existentes.

As estratégias de marketing digital, embora haja maiores focos nos produtos e serviços que são oferecidos aos consumidores, algumas vezes podem ser também parte de propagandas de instituições ou ONG, por exemplo.

Redes sociais de vídeos

O surgimento de plataformas de vídeo formato mobile está se tornando cada vez maior, o que por sua vez acaba atraindo usuários e assim, empresas podem ver essas novas mídias como um porta para conquistar consumidores.

Com a tendência de vídeos curtos terem mais visualizações do que os que passam de 30 minutos de duração, as plataformas acabam fornecendo atualizações e suporte na infraestrutura de redes que contribuem para o conteúdo chegar mais rápido ao público.

O que pode auxiliar na estratégia de marketing juntamente com o uso de hashtags, que funcionam como palavras-chaves nas redes sociais, a praticidade de se achar um conteúdo se torna ainda maior.

Digital Influencers

Profissionais que estão se tornando os favoritos das marcas por sua influência de compras de um produto ou serviço, a tendência para que o aumento da procura destes profissionais para que se torne porta-vozes é ainda maior.

Um digital influencer consegue dar sentido para um produto que de primeira instância, possa parecer desnecessário, e por contextualizá-lo, torna ainda mais fácil que as pessoas entendam-o melhor e o adquiram.

Independentemente da idade do digital influencer, suas postagens podem se tornar virais na internet, o que significa algum nível de sucesso e aumentar consideravelmente o número de seguidores na página da empresa. 

Somente uma foto de placas personalizadas nas páginas de um digital influencer pode causar uma grande diferença em um empreendimento.

Responsabilidade socioambiental

Os impactos causados na natureza por empresas estão cada vez mais em pauta em debates sobre como tornar um empreendimento mais sustentável, sem perder as obrigações legais com os trabalhadores e com os clientes.

Impressão de livros capa dura feitos com papel reciclado pode ser uma iniciativa abraçada pela empresa e com uma estratégia de marketing que incentiva a reciclagem deste material por parte dos consumidores, dando como exemplo.

Inteligência Artificial e assistência virtual

Se tornando mais populares no que se refere ao atendimento ao cliente por meio do chat ou de ligações, a Inteligência Artificial (também conhecida como IA) está se tornando uma estratégia promissora no ramo do marketing digital.

Não somente pela experiência com o cliente mas também, pela tecnologia de análises como métricas ou softwares de captação de dados dos clientes, que se tornam úteis para a montagem de estratégias mais específicas. 

Algumas Inteligências Artificiais podem até mesmo fazer previsões do foco de compras de alguns clientes com base nas anteriores.

Exemplificando, se os algoritmos revelam que o usuário está buscando artigos de festa para crianças, logo a IA entender que ele deseja um banner infantil personalizado, podendo levar os anúncios da empresa até ele.

Marketing em mais de um canal

Com o público disperso na internet, a tendência que o marketing digital abranja todos é cada vez mais constante, mesmo que para isso seja necessário o uso de softwares para melhorar a monitoração das redes sociais.

E com a criação de mais de um canal de comunicação, acaba se tornando fundamental a adequação da linguagem de cada uma das mídias sociais.

Pois, com as diferentes faixas etárias transitam entre as redes e suas diferentes configurações, podem se tornar ainda mais atrativo para o cliente que ele se sinta abraçado com a linguagem da rede social que utiliza.

Se a publicidade de um calendário personalizado com fotos em uma rede social constar com legendas curtas, em outras pode ser necessário um foco em vídeo.

Marketing de conteúdo

Expandindo ainda mais horizontes dentro da internet, o marketing de conteúdo pode abranger ainda mais do que redes sociais ou páginas na web.

Algumas plataformas de streaming de música permitem a postagem de podcasts, conteúdos de áudios que permitem adentrar ainda mais dentro do assunto e podem ser ouvidos até mesmo no modo offline.

União de estratégias existentes

Mesmo com o mercado se adaptando constantemente, a união de estratégias já existentes no ramo do marketing com uma ligação tecnológica pode ser um método promissor quando se diz sobre inovações.

Uma delas sendo o inbound marketing, que deseja despertar o interesse do cliente com conteúdos de relevância sobre o produto ou serviço, com o outbound marketing,  que é conhecido como um método mais tradicional.

Os resultados que podem ser obtidos com essas estratégias em mente pode ser mais fácil de serem direcionados e analisados com as ferramentas digitais, o que se torna uma economia de tempo para avaliar e enquanto isso, pensar em novas possibilidades. 

Por que investir no marketing digital em 2022?

O investimento em marketing digital pode ser o primeiro passo para se tornar conhecido no segmento de mercado que atua, embora precise algumas vezes de um capital financeiro para se ter acesso a algumas plataformas ou manutenções.

Principalmente, quando se trata de anúncios, para que eles possam ser mais divulgados e atingirem o maior número de pessoas, muitas vezes pode ser necessário o investimento financeiro.

Caderno personalizado, dando como exemplo, para que apareça em uma grande quantidade sem ser orgânica para o usuário, o investimento em plataformas de anúncios com parcerias de sites de busca pode ser uma solução.

Assim como o investimento e tempo na criação de palavras chaves, pois com a tecnologia de SEO (Otimização para motores de busca) os conteúdos de um empreendimento podem ser facilmente encontrados.

E esses, se gerarem algum entretenimento com o consumidor que vá além do fator de compra e venda, pode ser ainda mais garantido que se torne uma referência entre o segmento de mercado.

O marketing digital também pode ajudar com os resultados em tempo real pelas suas programações ou redes sociais como forma de feedbacks, um retorno do público-alvo que é importante ser analisado.

Assim como a possibilidade de ver a tempo se um investimento está dando certo ou errado, o que já pode ser interceptado para fazer alterações ou cancelado antes da perda de capital.

Um empreendimento que utiliza o marketing digital pode não atrair apenas clientes, como também investidores que se interessarem pelo negócio e quiserem aplicar o seu dinheiro em busca de um retorno.

O que torna a função do marketing ainda mais importante para não haver perda de montante.

O marketing digital também possui um leque de opções que pode se encaixar no orçamento inicial que uma empresa tem, podendo iniciar seus planejamentos com plataformas gratuitas e aos poucos, ir evoluindo para adquirir softwares mais aprimorados.

Considerações finais 

Portanto, o marketing digital promete se tornar uma tendência ainda maior que o habitual, já que as estratégias que englobam os meios de mídias na internet crescem a cada dia na busca de conquistar novos consumidores.

Por isso, o planejamento de procedimentos que possam aumentar ainda mais o prestígio da empresa no mercado e fidelizar clientes, deve ser de extrema importância e prioritário dentro da organização.

Assim, é importante ficar atento às tendências de marketing que surgem todos os anos e tentar encaixá-las no produto ou serviço que é oferecido, pois assim, há mais chances de ser notado no mercado tanto pelos consumidores quanto pelos concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: