Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Loja Virtual e Blog juntos trazem mais resultados?

18/06/2017 às 16:10 Loja Virtual

Loja Virtual e Blog juntos trazem mais resultados?

Muitas vezes quando pensamos em abrir um negócio online, não temos conhecimento do que pode ser mais vantajoso para nós. Você pensa em alguns pontos, divulgar o seu produto é a parte mais essencial de tudo e um blog seria perfeito para isso, por outro  lado, uma loja online pode obter resultados significativos de forma mais rápida. Essa é uma questão que paira sobre a cabeça de muita gente que está começando o projeto do seu próprio negócio online. Mas, afinal qual é o mais vantajoso? Site de vendas ou blog? Fizemos uma lista com os principais pontos para se pensar na hora de decidir.

Conheça o seu produto

Você tem que saber o que quer vender em primeiro lugar. Não é todo tipo de produto ou serviço que vai gerar tanto conteúdo em um blog para que tenha leitores frequentes e o contrário também existe, existem muitos serviços que podem não funcionar tão bem se você vender online. Por essa razão, a primeira dica do post é: Conheça o seu produto.

É interessante pensar que são dois modelos de negócios distintos. Você pode ter um blog da sua empresa, onde além de postar conteúdos, deixa seu contato para oferecer serviços ou você também pode ter um blog que vai viver de publicidade. Já as lojas online vão viver essencialmente da renda de suas próprias vendas. Saber o que você quer oferecer e de que forma consegue trabalhar melhor é essencial para saber se é mais vantajoso ter uma loja e  como funciona uma loja virtual ou um blog.

Aprenda tudo que precisa sobre mariadb.

As vantagens de ter um blog

Um blog é diferente de um site em diversos aspectos. Funciona como um diário, onde o conteúdo mais antigo normalmente vai ficando para trás enquanto novos posts vão chegando. O que não impede do público buscar por qualquer conteúdo na barra de pesquisa, mas um site não traz consigo essa característica pessoal que é uma grande vantagem de se trabalhar com blogs.

No geral, um blog é melhor para empresas que fazem serviços presenciais que exigem um contato direto de funcionários com clientes. Isso porque, além de demonstrar para os clientes que você entende do assunto em questão e os puxa para realidades próprias. É claro que é essencial que o conteúdo do blog seja de qualidade e que a empresa mantenha um bom desempenho com os clientes, ou seja, que ela demonstre conhecimento não só em seus posts, mas que realize serviços de qualidade. Se você fizer tudo isso de forma correta, vai perceber que para o seu serviço um blog é mais vantajoso que um site de vendas e que vai gerar muito mais retorno para o seu negócio.

Outra situação em que um blog é necessário é quando você trabalha com assuntos específicos que exigem que você os descreva com detalhes. Quando produtos assim são oferecidos, os clientes normalmente procura muitas informações para saber qual é o melhor para comprar e é nessa hora que ter um blog se torna mais vantajoso do que ter um site de vendas. Você pode atrair muitas pessoas que pesquisam sobre o assunto.

As vantagens de ter uma Loja Virtual

Esse tipo de site é perfeito para quem vende produtos, em especial em varejo. É claro que o número de produtos que podem ser vendidos na internet é infinito, qualquer coisa hoje em dia é vendida em todo tipo de site, mas, como citamos acima, nem todo tipo de serviço vai funcionar tão bem em uma transição online. Além disso, existem produtos simples e que não faz sentido escrever posts longos sobre eles. Para quem vende esse tipo de produto, ter um blog não é tão vantajoso quanto ter uma loja virtual, além de tomar muito tempo que poderia estar sendo aproveitado de outra forma.

Você pode ter os dois

É verdade que você pode ter uma loja online e um blog ao mesmo tempo, nada de impede de fazer isso. Imagine só como seria vantajoso ter uma loja online que conta com um blog que fala sobre os produtos, novidades e dicas do mercado. Isso pode fazer com que o público se torne, ao mesmo tempo, sua audiência e aumentar o seu grau de confiança com ele.

Mas será que essa é mesmo a melhor opção para o seu negócio? Muitas vezes ter apenas um dos dois vai deixar a sua marca fortalecida. Uma loja online que tem um blog com pouco conteúdo ou com um conteúdo que não é muito relevante para os clientes, acaba se tornando apenas mais uma loja com um blog que toma tempo e não gera resultados. É bom você pensar nisso. Será que o seu tipo de negócio é capaz de ter um site de vendas e um blog ao mesmo tempo? Isso pode ser vantajoso para alguns, mas com certeza não é para todos.

Concluindo

Blog e site de vendas são dois modelos de negócio distintos, mas que se cruzam muitas vezes e que podem se complementar. Um blog pode ter várias fontes de renda, por exemplo, e uma delas pode ser uma loja do blog, enquanto uma loja online vai ter seus produtos como carro chefe da renda. Dentro de tantas opções, o melhor a se fazer é descobrir para qual tipo de negócio você tem mais aptidão ou o que é mais fácil para você começar. Não se preocupe se não acertar logo de cara, uma das grandes vantagens da internet é que aqui você pode recomeçar, reformular e se reinventar para ter um novo negócio.

Já deu pra ter uma ideia do que é mais vantajoso para você? Um site de vendas ou blog? A reposta certa só você pode saber. Conheça bem o seu produto, entenda quais são os pontos positivos e negativos de cada um deles antes de tomar uma decisão precipitada. Muitas vezes nós acabamos nos deixando levar por um ou outro aspecto que nos chama a atenção, mas nesse caso é bom analisar cada ponto individualmente para ter certeza de que uma opção é melhor que a outra. 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: