Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Instagram pode acabar com perfis e atividades fake

28/12/2018 às 18:27 Novidades Redes Sociais

Instagram pode acabar com perfis e atividades fake

O Instagram anunciou mais uma novidade nesse fim de ano. A rede social deve excluir contas fake da plataforma, e ainda, apagar todas as interações provenientes destes falsos usuários como curtidas e comentários.

Isso pode ajudar a acabar com a certa facilidade em crescer uma conta fake dentro do Instagram.

Hoje em dia é bastante comum ganhar fama na plataforma comprando seguidores fake, o que acaba querendo ou não sendo uma estratégia válida para muitas empresas e influenciadores digitais.

Por esse e outros motivos, a plataforma deve lançar novas ferramentas para eliminar perfis e interações advindas de perfis falsos dentro da rede social.

O que deve acabar com uma grande parte de serviços que prometem um número X de curtidas e seguidores para perfis mais variados.

Essas ferramentas hoje dão a chance para desconhecidos se tornarem estrelas dentro da rede social e isso deve acabar em pouco tempo.

O Instagram quer acaber com contas Fake

O Instagram assim como o Facebook, que é do mesmo dono, e também outras redes sociais, há uma preocupação crescente em acabar com os perfis fakes dentro dessas plataformas, acabando com a atuação duvidosa dentro dessas redes.

Em comunicado oficial, o Instagram afirma que tem reparado nos últimos tempos que aplicativos que prometem o fácil crescimento de audiência tem crescido e gerado uma relevância artificial para inúmeras contas dentro da rede.

E segundo a rede, isso atrapalha e prejudica a experiência dos usuários, por que promove interações falsas e isso significa que as relações pessoais dentro da rede percam qualidade, que o conteúdo perca qualidade e que a rede em si se torne menos atrativo por conta desses perfis fake.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

E com isso, a plataforma diz entender que é de sua responsabilidade garantir que as experiências entre os usuários sejam autênticas e genuínas. E por isso, desde o fim de novembro, a rede vem começar a apagar interações e contas falsas.

Machine Leaning: Identifica o comportamentos de contas falsas

A plataforma desenvolve algumas ferramentas de machine learning que consegue identificar contas e interações fake e isso facilita a remoção de todas as atividades falsa dentro da rede social.

Por considerar esse comportamento prejudicial para a comunidade e além de tudo prejudicam o usuário que não consegue consumir informações relevantes dentro da rede social.

No resumo, o comunicado reafirma que o Instagram tende a agir mais firmemente nessa questão e pretende dar mais valor aos perfis que conseguem crescer dentro da rede social através de boas postagens, do uso dos Stories, etc.

Teste 30 dias de Hospedagem de Site.

Quais mudanças essa nova ferramenta pode trazer aos usuários?

Essa mudança repentina do Instagram com uma política mais firme contra contas falsas pode prejudicar vários usuários dentro da plataforma que podem perder muitos seguidores, e claro, muita de sua relevância dentro da rede com o fim desses perfis.

Como dissemos acima, o Instagram notou que nos últimos tempos o crescimento dos serviços para ganho de seguidores e likes dentro da rede social e percebeu que os serviços se tornaram um grande negócio.

Ou seja, além de prejudicar a experiência dos usuários, a empresa está perdendo dinheiro para estes serviços, já que os usuários acabam preferindo o uso dessas ferramentas ao uso da ferramenta de anúncios do Instagram para crescer seus perfis.

Isso acontece por que muitos usuários na rede dão bastante valor as chamadas métricas de vaidade.

Então, por isso pensam da seguinte forma: quem tem mais curtidas e mais seguidores tem um status maior dentro do Instagram.

E dessa maneira que a popularidade da rede é medida. E de certa forma, isso se comprova quando o próprio facilita a verificação de contas para perfis com maior número de seguidores dentro da rede social.

E para resumir, essas ações acabam fortalecendo inclusive uma ideia de marketing digital: meus clientes precisam ter mais seguidores que seus concorrentes. E com isso, a relevância é “jogada de escanteio”.

Qual o impacto dessas mudanças?

Essas novas ferramentas que tendem a acabar com as contas falsas acabam por mudar repentinamente toda essa lógica. Em pouco tempo, as agências e os influenciadores digitais devem passar cada vez mais a criar maneiras de gerar relevância e engajamento na rede social.

A lógica do Instagram é que destruindo as contas falsas, a rede social terá mais relevância, os usuários terão uma experiência mais otimizada, e dessa maneira, a plataforma de anúncios da rede atrairá mais anunciantes e é assim que a rede ganha dinheiro.

Além disso, outras ferramentas ligadas direta ou indiretamente a rede social acabam ganhando popularidade, garantindo que os usuários paguem um valor mensal para que serviços próprios “administrem” suas contas e possa gerar receita para o próprio Instagram.

Outro ponto percebido pelo Instagram é que esses serviços de compra de curtidas e seguidores acabam utilizando as contas destes usuários reais que contratam o serviço para outras ações, fazendo com que eles sigam outras contas dentro da plataforma, por exemplo.

Com isso, a rede social vê como ainda mais importante o lançamento e a efetividade dessas ferramentas de machine learning para acabar com esse “ciclo vicioso” dentro da rede social, acabando com a troca e a compra de seguidores e curtidas na plataforma, destruindo toda essa rede de negócios.

Conclusão

Essas mudanças tendem a acabar com essas ferramentas e fazer com apenas contas de empresas e usuários que apostem em postagens relevantes consigam atrair mais seguidores e mais curtidas, através da qualidade, das hashtags, do uso dos Stories, da divulgação em outras redes e do uso das ferramentas de anúncio do Instagram.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: