Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Instagram deve ocultar as curtidas em postagens de outros perfis

29/05/2019 às 08:06 Redes Sociais

Instagram deve ocultar as curtidas em postagens de outros perfis

O Instagram vem realizando diversas mudanças na estrutura da plataforma, e pelo visto, uma delas pode ser em relação a uma das principais “métricas da vaidade” dentro da rede social: o número de curtidas nas postagens.

Os executivos do Instagram estão estudando a possibilidade de ocultar as curtidas para outros perfis.

Essa ideia teria como principais objetivos a diminuição da ansiedade dos usuários e o aumento de interações mais naturais.

A ideia é otimizar a experiência dos usuários na rede evitando que métricas de vaidade como o número de curtidas em postagens possam ser prejudiciais a saúde mental dos usuários que utilizam a rede.

Os testes já começaram, a rede já vem testando a iniciativa para ter uma ideia melhor do como os usuários reagiriam a mudança.

Sem poder ver as curtidas dos seus principais concorrentes, há quem diga que essa mudança seria mais prejudicial para as empresas do que para os usuários comuns.

Como funcionará o recurso de ocultação de curtidas no Instagram?

É bem simples, a ideia do Instagram é deixar o número de curtidas das postagens na rede disponível somente para quem fez a publicação.

Assim, as pessoas que entrarem no perfil e curtirem uma postagem, fariam isto por naturalidade e gosto, o que melhoraria a experiência.

Para os executivos da plataforma, dessa maneira os vínculos por interesse e a alimentação de uma competição desenfreada seriam eliminados ou minimizados dentro da rede social.

A ideia é que os seguidores de um perfil, interajam com ele por gosto e não apenas pelo número de curtidas que as publicações dele possuem.

Os testes que estão sendo feitos têm como foco realizar o ajuste no design após a mudança, para que a ocultação conte ao máximo com o apoio positivo dos usuários da rede social.

Saúde Mental no Instagram

A discussão sobre saúde mental na internet não afeta somente o Instagram, mas as redes sociais em geral.

De acordo com pesquisas de centros de saúde europeus, como o Royal Society Health, a obsessão por curtidas e seguidores nas redes sociais é capaz de potencializar problemas mentais.

E com o crescimento de pessoas com doenças como a depressão e a ansiedade, tem se discutido bastante, especialmente de 2017 para cá, o quanto as mudanças em rede sociais são necessárias para trazer um impacto positivo para a convivência na internet.

Recentemente, redes sociais como o Instagram e o Facebook, por exemplo, anunciaram o banimento de páginas e perfis fake, páginas que disseminem fake News ou compartilham algum tipo de ofensa em relação a cor de pele, orientação sexual, etc.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Isso se fez necessário, já que as redes sociais viraram palco para que os usuários estimulassem preconceitos dos mais diversos tipos.

Para o Instagram, um ponto que piora a experiência do usuário é justamente essa questão: o número de curtidas.

Muitos usuários buscam a fama através da rede sociais, e por isso, quando não recebem um bom número de curtidas e comentários positivos em suas publicações, eles se sentem mal como se não fossem aceitados pelos demais. E isso é um problema real.

A mudança proposta pelo Instagram tem como objetivo otimizar a experiência do usuário através da alteração da relação que ele possui com a rede.

E apesar de parecer um exagero, há um consenso entre as principais empresas da internet de que é preciso mudar a forma de pensar o uso das plataformas sociais para os usuários.

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Por que o número de curtidas pode ser considerado uma “métrica da vaidade”?

Bom, existem muitas empresas de comunicação e marketing, além de pessoas comuns que consideram como sucesso de resultados, o número de curtidas em publicações.

Basicamente, isso é uma métrica de marketing digital para muitos.

Então, por que dizemos que essa é uma métrica da vaidade? Porque sozinha ela não muda nada. Ter 1.000 curtidas por postagem no Instagram não é garantia de vendas e nem de engajamento.

Uma página com 5 mil seguidores pode ter relevância que uma com 100 mil seguidores.

O que deveria interessar para as empresas no Instagram são métricas como taxas de conversão e não número de curtidas, entendeu?

Se 1.000 pessoas curtem o seu post, mas apenas 1% compram seus produtos, uma postagem com 500 curtidas onde 5% dos usuários são clientes é muito mais relevante.

Da mesma forma, para os influenciadores no Instagram é muito mais jogo ter um público fiel e engajado de 5 mil seguidores do que ter 100 mil seguidores que não interagem.

Os influencers estão reclamando?

Nos últimos anos, o Instagram virou o principal reduto de influenciadores digitais.

E esses profissionais trabalham bastante com o número de curtidas para conseguirem novos negócios pela rede social.

Basicamente, o número de curtidas e comentários são uma das bases dos influenciadores para mostrar as empresas que eles possuem um público engajado no Instagram. Com a mudança, de certa maneira, os influenciadores seriam prejudicados.

Alguns já levantam a hipótese de que este seria o fim dos influenciadores digitais no Instagram.

Já outros apontam que essa pode ser uma maneira de promover uma mudança importante na forma de trabalho dos influenciadores dentro da rede social.

Bom, o que nós aconselhamos é a criação de conteúdo relevante em qualquer ocasião. O Instagram é uma rede social que possui diversos recursos para a produção de conteúdo relevante e dinâmico.

Então, nossa dica é deixar de lado essas métricas de vaidade, investir forte em conteúdo e se preocupar mais com métricas de conversão dentro da rede.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: