Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Hospedagem de Site com tecnologia SSD

16/02/2017 às 10:28 Hospedagem de Sites

Hospedagem de Site com tecnologia SSD

Hospedagem de Site com tecnologia SSD

Você sabe o que é tecnologia SSD? Esse termo está cada vez mais comum no meio da informática e similares, usada sobretudo em servidores de hospedagem de sites. Embora não seja uma novidade, muita gente ainda tem dúvidas de como funciona e quais são seus conceitos principais. Se você está nesse grupo, acompanhe o post e entenda como o SSD é importante e pode fazer toda a diferença em seu projeto!

Veja também nosso post: Hospedagem barata para o seu site   

O que é SSD? Vantagens

SSD significa solid-state drive, na tradução literal, unidade de estado sólido. Trata-se de uma tecnologia de armazenamento que vai além do tradicional disco rígido (HD) que conhecemos, e sim um dispositivo sem partes móveis, construído em meio a um circuito integrado semicondutor diferente dos sistemas magnéticos comuns. 

Dispositivos SSD utilizam memória flash, a mesma de pendrives e cartões de memória. Tem mais resistência que os HDs justamente porque dispensam partes mecânicas. Já o peso também é menor, o que acarreta em um transporte e usabilidade mais simples, não é à toa que já está sendo utilizado em uma série de projetos.

Outra característica interessante do SSD é o baixo consumo de energia, além de flexibilidade para aguentar temperaturas enormes, perto de 70 graus, o que também não é possível com os discos rígidos convencionais que conhecemos. E a leitura, é rápida? Sim! Tanto para verificação quanto gravação de dados, há uma eficiência em comparação ao HD: cerca de 250 MB/s na gravação e 700 MB/s na leitura.

Bom, benefícios é o que não faltam nessa tecnologia. Mas, como nada é perfeito há também alguns pontos negativos a se atentar. Alguns têm sido corrigidos, outros ainda perduram. Saiba mais sobre isso!

Desvantagens do SSD

Embora seja pequeno e compacto, dispositivos desse tipo ainda são mais caros quando comparados ao famoso HD. O valor tem ficado mais popular, mas ainda é empecilho para muitos desenvolvedores e empresas. Outro ponto que não favorece essa tecnologia é a capacidade de armazenamento, menor que a dos discos rígidos em muitos casos. 

O que acontece é que muitas empresas grandes têm feito a migração do HD para o SSD, mas ainda não é comum a todas. Iniciantes ainda enfrentam dificuldades em investir nesse conceito, o que é ruim sobretudo quando se trata de otimizar processos essenciais. 

Quando se trata de uma empresa de hospedagem, por exemplo, é nítido quando o servidor conta com tecnologia SSD. De fato, os procedimentos são melhores e geram ótimas vantagens para os usuários, ainda mais se o sistema passa por atualizações e correções frequentes. Por isso, verificar se o gerenciamento de servidor do seu site tem esse recurso é interessante, pois, de fato, pode resolver vários pontos críticos. 

Hospedagem SSD: por que é importante?

Para se ter ideia, muitos desenvolvedores tratam a hospedagem SSD como ‘’alta velocidade’’. Esse é o termo mais vendável dessa tecnologia quando está integrada a um servidor, justamente porque aumenta a performance e o deixa mais rápido, pronto para uma boa experiência para todos os clientes. De fato, visto suas características, fica fácil acreditar que isso aconteça mesmo, além de outras vantagens que podem ajudar qualquer aplicação.

Por isso, muitas empresas implementam esse sistema e não abrem mão dele em seus planos de hospedagem. Aqui no Brasil, uma série de grupos já contam com essa tecnologia e proporcionam todas suas vantagens para os clientes. Por isso, sempre que for contratar um serviço desse tipo para seu site, é interessante verificar se a usabilidade é por meio de SSD ou HDD.

Para entender mais sobre a importância do SSD, confira os principais benefícios quando se trata de sua integração em um servidor.

Benefícios da Hospedagem SSD

Velocidade

De fato, quando os especialistas dizem que esse sistema é rápido, estão falando algo que realmente acontece. Em comparação com os concorrentes, o SSD é eficiente e veloz, com um tempo de resposta rápido e que vai além do HD. Com a ausência de peças móveis e outros recursos que possam ‘’atrapalhar’’ seu funcionamento,  gera uma velocidade até 20 vezes maior que um disco rígido convencional.

Desempenho do banco de dados

Um servidor com tecnologia SSD tem seu banco de dados mais organizado e otimizado, já que não há lentidão mesmo naqueles momentos em que várias informações são processadas. Com essa opção, o desempenho aumenta e o site em questão não sofre com esses problemas, bem como todos os sistemas interligados ao armazenamento.

Confiabilidade

Fica mais fácil confiar em um meio que é independente e dispensa o excesso de peças móveis. Assim, torna-se pouco suscetível a falhas e problemas, como choques e danos. Além disso, como se adapta bem a diversas temperaturas, acaba deixando muitos desenvolvedores despreocupados também nesse contexto.

Economia

Justamente porque tem maior desempenho e pouco desgaste, é ótimo para gerar economia em diversos âmbitos. Por isso, é melhor investir em algo mais caro e funcional, que você não precisa substituir com frequência, do que em um aparato mais barato que pode sofrer com falhas a qualquer momento – e gerar dor de cabeça e muitos gastos.

Quero aproveitar as vantagens do SSD! O que fazer?

Caso seu site ainda não conte com essa tecnologia incrível e que é tendência tanto aqui quanto no exterior, a melhor coisa a fazer é buscar uma empresa de hospedagem com um servidor equipado com esse recurso. Atualmente, não é difícil encontrar muitos grupos atualizados com SSD, porém, é necessário se atentar às vantagens reais para não cair em ciladas. Não basta dizer que tem SSD se o resto não funciona com eficiência, logo, é primordial realizar sempre uma ótima pesquisa para não cair em ciladas. Então, qual é a melhor indicação? Bom, para fazer um bom negócio para você e seu site, que tal contar com a ISBrasil?

Com mais de 10 mil clientes e 13 anos de ótimos serviços prestados, aISBrasiloferece servidores equipados com tecnologia SSD para deixar seu site nas alturas. Além disso, há muitas vantagens quando se trata de marketing digital e tudo que é indicado para melhoria do seu projeto. Quer testar? É só assinar agora: a nossa hospedagem de site.

Você pode testar todos os serviços por um mês grátis! Incrível, não é? Então, não fique para trás e comece já!

Gostou de nosso post? Compartilhe: