Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Hospedagem: compartilhada, dedicada ou cloud?

16/01/2020 às 08:41 Hospedagem de Sites

Hospedagem: compartilhada, dedicada ou cloud?

Todo site de sucesso começa por um servidor de hospedagem de site estável e eficiente. Como são vários tipos de servidores no mercado, a maioria dos empreendedores possuem muitas dúvidas quanto a escolha do melhor servidor.

Neste artigo, vamos explicar quais são as diferenças, vantagens e desvantagens de três tipos de hospedagem, são elas: compartilhada, dedicada ou cloud.

Assim, ficará muito mais fácil entender qual é o melhor servidor de hospedagem para cada tipo de necessidade.

A escolha do melhor servidor é baseada na atenção a detalhes. Existem fatores que divergem quanto ao serviço de um ou de outro e são estes fatores que definem qual é o melhor servidor de hospedagem para nossa necessidade.

Bom, acho que já resumimos o assunto deste artigo, agora vamos entrar nos detalhes. Veja abaixo as características, vantagens e desvantagens de cada tipo de servidor de hospedagem:

Hospedagem compartilhada

O nome já deixa bem claro, esse tipo de servidor de hospedagem é dividido entre vários usuários.

Na hospedagem compartilhada, várias aplicações (sites, aplicativos, softwares,etc) são armazenadas no mesmo servidor.

Assim, os planos são definidos e limitados por espaço e capacidade de recursos para cada cliente.

No servidor, rodam não só as suas aplicações como as de outras pessoas. E isso tem suas vantagens e desvantagens, como veremos a seguir:

Principais vantagens

  • É barata! Por ser um servidor compartilhado, esse tipo de hospedagem é mais barato do que as demais que citaremos neste texto. O preço é o grande atrativo da hospedagem compartilhada.
  • É popular! A hospedagem compartilhada é bastante comum dentre as empresas de hospedagem. Muitos empreendedores buscam por esse tipo de servidor, principalmente, quando estão começando os seus negócios digitais.

Principais desvantagens

  • É limitada! No servidor de hospedagem, sua aplicação divide espaço com as aplicações de outros usuários. Isso limita o espaço e a capacidade de recursos. A certeza é que com o crescimento da sua aplicação, você deverá migrar de servidor, já que a hospedagem compartilhada não comportará suas necessidades.

Para quem é recomendado?

A Hospedagem Compartilhada é recomendada para empreendedores que estejam começando um negócio na internet.

Sites de pouco tráfego e blogs pessoais podem ser hospedados em um servidor compartilhado.

Por ser mais barato, muitos empreendedores optam por esse tipo de servidor de hospedagem quando estão iniciando os seus negócios.

Em outras palavras, a hospedagem compartilhada tem o melhor custo-benefício para iniciar o seu negócio digital com pouco investimento.

Confira também: Melhor hospedagem de Site.

Hospedagem Dedicada

O nome também indica qual é a principal característica deste tipo de servidor de hospedagem. O servidor dedicado ele é exclusivo para uma única aplicação.

Você pode gerir todos os recursos para otimizar o seu site como bem entender.

Diferente do servidor compartilhado, a sua aplicação não divide espaço e recursos com outras aplicações.

Os recursos oferecidos são mais robustos e avançados, o que garante maior desempenho do seu negócio digital na web. Conheça as principais vantagens e desvantagens da Hospedagem Dedicada abaixo:

Principais Vantagens

  • Você tem total controle dos recursos! Um servidor de hospedagem dedicada lhe oferece todos os recursos e espaço de armazenamento, de acordo com o plano contratado.
  • Melhora o desempenho de sites! O servidor dedicado consegue prover recursos mais avançados, essenciais para otimizar o desempenho do seu site na web. Isso acontece porque ele atende só a sua aplicação.
  • Maior estabilidade e mais segurança! Uma hospedagem dedicada é mais estável, já que você possui um suporte 24x7 para resolver qualquer problema, o que também proporciona mais segurança para o seu site.

Principais desvantagens

  • É mais caro! Dentre os três tipos de hospedagem citados no texto, a hospedagem dedicada é a mais cara. Como esta solução é exclusiva para uma única aplicação e oferta recursos avançados, o valor cobrado é consideravelmente maior do que os demais.
  • Dificuldade de migração e escalabilidade! Por ser um servidor físico, a migração para um servidor mais robusto ou mesmo a escalabilidade de recursos é mais complicada de ser feita em um servidor dedicado.

Para quem é recomendado?

O servidor dedicado é recomendado para sites que recebem muito tráfego na internet. Grandes lojas virtuais e portais de notícias são os principais clientes desse tipo de hospedagem.

Além de garantir um melhor desempenho, o servidor dedicado é a melhor opção para quem recebe muito tráfego e armazena muitos arquivos.

Mesmo com o preço mais caro, dependendo da necessidade, este pode ser o que melhor irá lhe atender no mercado.

Hospedagem Cloud

A hospedagem cloud é a hospedagem na nuvem. O servidor é virtual e não físico, como nas outras opções.

Esse tipo de servidor é exclusivo para uma aplicação e tem como principal característica a flexibilidade e a escalabilidade.

Conheça as principais vantagens e desvantagens da Hospedagem Cloud abaixo:

Principais Vantagens

  • Flexibilidade e escalabilidade! O servidor cloud é flexível, com isso, o usuário só paga pelos recursos consumidos. Da mesma forma, ele consegue ser escalável, ou seja, você pode reduzir ou aumento o consumo de recursos, de acordo com a sua necessidade.
  • Dispensa a migração para outro servidor! Por ser escalável, o Cloud Server dispensa a migração para outro servidor. Em outras palavras, quando você precisar consumir mais recursos, basta solicitar mais recursos no próprio servidor.

Principais desvantagens

  • Precisa entender de técnica! Para aproveitar todas as funcionalidades da hospedagem cloud, o usuário deve entender do assunto. Por isso, muitas empresas dispõem de profissionais exclusivos para ajudar o cliente a usar o servidor.

Para quem é recomendado?

Esse tipo de hospedagem é ideal para projetos que tenham grande potencial de crescimento.

O custo inicial de um servidor na nuvem não é tão alto, apesar de não ser tão barato quanto um plano de hospedagem compartilhada.

E se o seu projeto tende a se desenvolver bem rápido, consumindo cada vez mais recursos, optar já de início pelo servidor compartilhado é a melhor opção.

Assim você pode aproveitar a escalabilidade do cloud server e aumentar gradativamente o seu consumo de recursos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: