Guia: Equilibrio entre carreira e estilo de vida

14/04/2020 às 16:14 Novidades

Guia: Equilibrio entre carreira e estilo de vida

Muitos de nós pensamos sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal enquanto buscamos a próxima promoção no trabalho e compramos mais um gadget que nos fará sentir como se estivéssemos vivendo a vida. Mas e se mudarmos nossa perspectiva e focarmos nos valores que irão moldar nosso estilo de vida ao invés de buscarmos ganhos secundários?

Fazer a conexão entre carreira e estilo de vida é um conceito que nos ajuda a encontrar esse equilíbrio - indo além da compreensão entre profissional e pessoal e analisando sua vida de maneira completa.

Pensando nisso, o site de empregos Adzuna criou um guia completo para você achar essa harmonia de forma que funcione para você. Confira: 

O que é equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e por que é importante?

A popularidade desse conceito está crescendo não porque as pessoas não têm tempo suficiente para passar com suas famílias ou se envolver em atividades de lazer, mas muitas vezes devido aos altos níveis de estresse no local de trabalho e uma sensação de futilidade na carreira. 

A idéia de equilíbrio entre vida profissional e pessoal é tão importante como nunca antes. Todos temos amigos e familiares afetados por ambientes de trabalho de alto estresse e pressão externa seja para ter um desempenho melhor, crescer mais rápido ou agir com mais força.

Embora um desafio saudável seja certamente um catalisador de desenvolvimento, é fundamental encontrar um equilíbrio nesse processo. Enquanto muitas organizações estão desenvolvendo culturas empresariais mais favoráveis, a mudança real só pode acontecer em nível pessoal. É aqui que você precisa se perguntar: qual é a minha ideia de equilíbrio entre vida profissional e pessoal? 

Qual é a sua ideia de equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Embora possa ser útil olhar em volta ao tentar responder à pergunta “O que devo fazer da minha vida?”, ao fazer isso você encontrará respostas baseadas apenas nas experiências de outras pessoas. Isso pode ser inspirador e motivador, mas na maioria das vezes será confuso. E fica aquela dúvida: será que você deve seguir exatamente o que outras pessoas fizeram para alcançar o "sucesso",  encontrar seu próprio caminho, ou será que você deve mesclar todas essas idéias em um novo modelo?

Em vez de separar trabalho e vida - e pensar nessas coisas como entidades separadas -  tente se perguntar: qual é o estilo de vida que você deseja levar?

O que você encontrará pode surpreendê-lo! Sua resposta não se concentrará na validação externa do sucesso socialmente construído - ela será baseada no sentimento que você deseja experimentar.

É possível que, para ter o estilo de vida dos seus sonhos, você precise de uma mudança radical na carreira, mas também é muito provável que consiga ver sua situação atual sob uma nova perspectiva.

Como você mantém um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal?

Tente mudar a forma de pensar de o que você gostaria de fazer para quem você quer ser.

É aqui que a abordagem de carreira como estilo como vida (ou negócios como estilo de vida) é útil. Concentre-se no processo da sua vida e entenda o que realmente importa para você - e diga "não" a coisas e ações que não refletem suas prioridades.

O que é o termo "Lifestyle Career" ou "carreira como estilo de vida"?

Um conceito relativamente novo, em inglês "Lifestyle Career", é um processo de obtenção de uma renda específica que tem como base a quantidade necessária para desfrutar um determinado estilo de vida, não mais do que isso. 

Pode parecer que a ideia de carreira como estilo de vida é um conceito semelhante à redução de marchas, que é a mudança de uma carreira financeiramente gratificante porém estressante, para uma carreira menos pressionada e com menos remuneração, mas mais gratificante. Mas reduzir a marcha é apenas um dos estilos de vida que você pode levar. Você pode optar por um estilo de vida luxuoso - e, em seguida, obterá uma renda específica para sustentá-lo, e ele permaneceria sob o guarda-chuva da carreira no estilo de vida. É tudo sobre valores, prioridades e escolhas com essa abordagem.

Escolhendo uma carreira como estilo de vida que faça sentido para você

As carreiras de estilo de vida são construídas com uma compreensão clara de quanto você realmente precisa para viver a vida que deseja. 

Você quer se aposentar porque quer se sentir de uma certa maneira. Mas por que não focar no seu estilo de vida agora, e não quando você finalmente se aposentar? Qual é o estilo de vida que você gostaria de levar? Começar com essas perguntas e respondê-las da maneira mais autêntica possível permitirá entender como projetar seu estilo de vida e finalmente se divertir.

Fazer as perguntas certas para melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Entender o que você mais gosta e o que te inspira será a chave para achar o estilo de vida que você deseja e alcançar esse equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Aqui estão algumas das perguntas que você pode fazer a si mesmo, conforme proposto pelo especialista em comportamento humano Dr. John Demartini. Depois de ter respostas claras - você poderá priorizar sua vida de acordo.

1. Quais são os itens físicos no ambiente ao seu redor e o que eles significam para você? São livros, elementos de design, tecnologia? O que cada um deles significa? Seu telefone pode ser uma fonte de conhecimento, uma maneira de fazer seu trabalho e também uma maneira de se comunicar com aqueles que você ama. Entenda essa distinção.

2. Onde você gasta mais tempo? E o que essas atividades significam para você? Incluindo o seu trabalho - o que significa para você fazer o trabalho que você faz? É sua fonte de renda para que você possa investir em seus filhos, hobbies ou educação? Você acha que esse é o seu chamado ou uma maneira de retribuir à sociedade ou a ambos?

3. Para quais atividades você sempre tem energia? Que atividades o energizam, mesmo que você esteja cansado? Esta é uma visão do que alimenta sua "alma". Pode ser uma conversa com um amigo, cozinhar uma refeição em silêncio, ou talvez seja um episódio de um podcast sobre um tópico específico. Preste atenção a essas respostas, pois elas têm informações valiosas para você.

4. Onde você mais gasta seu dinheiro? Isso mostrará o que você mais valoriza no momento. 

5. Em quais aspectos da vida você é mais organizado e confiante? Mesmo que você não se considere uma pessoa organizada, haverá coisas que você faz religiosamente. Pode ser sua dedicação a malhar, cozinhar, 30 minutos de leitura antes de dormir ou organizar sua despensa. Não se esqueça do caso inspirador de Marie Kondo, que adora organizar armários de pessoas e criou um excelente negócio em torno disso.

6. No que você mais pensa todos os dias? Até seus pensamentos ansiosos servem a um propósito - você está obcecado com um tópico em particular e esse tópico é profundamente importante para você - use isso para entender melhor seus valores. Não os descarte. A ansiedade é apenas um dos sistemas de feedback que precisamos entender que algo precisa de nossa atenção.

7. Das coisas que você diz a si mesmo que irá fazer - quais delas você realmente faz? Você prometeu a si mesmo que vai malhar e agora está se exercitando? Ótimo exemplo! Você definitivamente está valorizando sua saúde. Mas talvez você esteja valorizando algo mais do que sua saúde - e isso é ótimo! 

8. Do que você está falando mais com outras pessoas - em que direção a conversa normalmente vai? Preste atenção em quais tópicos você aborda, pois são assuntos importantes para você.

9. O que mais te inspira em eventos e outras pessoas? Você sente aquela pontada de inveja ao olhar para o perfil do Instagram de alguém? Não se preocupe, é apenas um sistema de feedback para dizer que o que você vê é algo que é importante para você. Pode ser uma foto de um casal, um carro, uma foto de um feliz grupo de amigos viajando. Vá além da imagem e pergunte a si mesmo: o que o inspira? Qual é a emoção por trás disso? É a alegria de pertencer, a liberdade de ir a qualquer lugar, a conexão humana? Inveja e inspiração andam de mãos dadas e podem te ajudar a descobrir suas verdadeiras necessidades e desejos. Estamos coletando todas essas peças para ver qual carreira de estilo de vida você pode construir que seja ligada aos seus valores.

10. Quais informações você deseja? O que você aprende ou lê mais? Quais os  tópicos dos quais você simplesmente não se cansa: workshops para aprender mais, talvez temas similares de livros, tópicos similares que você assiste no YouTube. Preste atenção a esse interesse , pois é mais uma peça que pode ajudá-lo a entender melhor a imagem completa da sua vida.

Depois de responder a essas perguntas, você verá que existem vários temas que surgem mais. Essas são suas prioridades: coisas que você nem percebe, pois elas se tornam tão naturais para você. Esse exercício irá te ajudar entender as suas prioridades, onde você quer chegar profissionalmente e qual estilo de vida te faz mais feliz.

Mais importante: não se limite e experimente! Você não precisa ter uma carreira para a vida toda, pode escolher e ver por si mesmo o que mais gosta. A única regra aqui - não esqueça seus valores!

Gostou de nosso post? Compartilhe: