Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 problemas que todo programador enfrenta na profissão

25/02/2018 às 22:45 Hospedagem de Sites

5 problemas que todo programador enfrenta na profissão

A cada dia que passa, as pessoas estão cada vez mais dependentes de softwares que facilitem a vida delas. Desde um simples usuário doméstico até grandes empresas que dependem 100% dos softwares. Diante dessa alta demanda, os usuários se tornam cada vez mais exigentes e dependentes de programas cada vez mais complexos de serem implementados e que atendam todos os seus objetivos de modo eficiente. Esse artigo vai te mostrar quais são os 5 principais problemas que todo o programador enfrenta na profissão e como amenizá-los de uma forma inteligente.

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

Análise de requisitos

É um fator essencial no processo de desenvolvimento de software. Se toda a análise for feita de maneira incorreta, o resultado final será totalmente inaceitável. O maior problema é que a análise dos requisitos não dependem apenas dos programadores, mas também dos clientes. Esses muitas vezes não sabem ao certo o que querem e acabam passando de forma errônea o que desejam que o sistema faça.

Outro erro bastante comum, principalmente para os programadores que estão começando, é achar que uma rápida conversa com o cliente sobre o sistema, uma simples explicação a respeito dos softwares e de suas funções, é suficiente para desenvolver um sistema da maneira correta. Por isso a importância de manter um contato constante com seu cliente para que todas as informações do projeto fiquem alinhadas e nada fique desconexo, além de evitar retrabalhos desnecessários bem como perdas de tempo. Leia também nosso post sobre Como criar um blog

Tempo

Quem é programador sabe que um dos grandes desafios da profissão é a questão do tempo. Existe uma grande dificuldade de seguir o cronograma previsto sem atropelar os prazos estipulados pelos clientes. Manter os prazos em ordem é um enorme problema enfrentado pelos programadores. A maior consequência de não entregar o produto no prazo determinado é a desconfiança do cliente e sua total perda de credibilidade em você ou na sua empresa.

No grande esforço para entregar o software dentro do prazo revisto, muitas vezes, o programador atropela etapas importantes no processo de desenvolvimento como a fase de testes, por exemplo. Isso pode comprometer e muito toda a qualidade do produto final. Para que isso não aconteça com você, estabeleça um prazo viável com o cliente para que dê tempo de fazer todas as coisas. Lembre-se de que nada nessa área deve ser feito com pressa. Aprimore mais seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog

Complexidade e eficiência

Mais um dos problemas enfrentados pelo programador. Como foi citado anteriormente, os usuários estão cada vez mais exigentes, solicitando sistemas complexos e eficientes. Em suma, os clientes querem que o software, independentemente da sua complexidade, sejam ágeis e tenha um tempo de resposta mínimo, sem falhas e que atendam todas as suas necessidades.

Para o programador é, seguramente, um enorme desafio entregar um software complexo e que não tenha nenhum tipo de falhas. Vale ressaltar que nada no mundo virtual é 100% eficiente e falhas, por menores que sejam, sempre acontecem. Desenvolver um sistema que seja isento de falhas e possíveis erros é praticamente impossível de se conceber. Para resolver isso, se especialize em sua área e avalie se realmente você é capaz de entregar o que o cliente deseja. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa Hospedagem de Site

Mudanças durante o desenvolvimento

Todo programador está sujeito a ter que modificar ou fazer pequenas alterações no software durante o seu desenvolvimento. Isso acontece porque o cliente, durante a etapa de análise dos requisitos, não fornece ao programador tudo o que ele precisa para desenvolver o sistema. Durante o processo, o cliente acaba trazendo novas ideias, solicitando novas alterações durante os processos de pós análise dos requisitos, comprometendo muito o resultado final.

É claro que o cliente pode solicitar as mudanças que quiser em seu software. Afinal de contas, você foi contratado para atender o cliente da melhor forma possível e deve estar preparado para as mudanças de última hora. Uma boa dica nessa momento é que você combine previamente com o cliente como o sistema será, fazendo um esboço para ele e solicitando sua aprovação. Dessa forma, você pode desenvolver tranquilamente o seu trabalho, dentro do previsto e sem preocupações com possíveis mudanças.

Usabilidade

Independentemente da quantidade de funcionalidades do sistema que o programador esteja desenvolvendo, ele sempre deve se preocupar com a sua usabilidade. A facilidade com que o usuário vai interagir com o sistema é uma das principais preocupações do programador. Com vários softwares disponíveis no mercado, é muito mais fácil o cliente migrar de um software para outro diante da primeira dificuldade que encontrar.

Uma boa dica para que isso não aconteça com o sistema desenvolvido por você é fazer vários tipos de testes com o software e fazer uma rígida avaliação de toda a funcionalidade do mesmo. Avalie se o sistema permite uma fácil interação com o usuário, proporcionando uma experiência agradável ao mesmo e certifique-se de que tudo está funcionando corretamente antes de apresenta-lo ao cliente. Vale sempre ressaltar que existe um linha muito tênue entre a aceitação positiva e a negativa por parte do cliente. Isso pode fazer uma enorme diferença no final.

Conclusão

Você deve ter percebido que toda profissão tem seus desafios e cabe a você resolve-los da melhor forma possível. No caso do programador, os desafios são ainda mais peculiares, pois trata-se de algo que toda empresa vai depender exclusivamente. Qualquer passo errado ou etapa mal feita pode resultar em enormes prejuízos e dores de cabeça. Siga as dicas dadas acima e conquiste o seu espaço no mercado de trabalho.    

Ainda tem dúvidas sobre os 5 problemas que todo programador enfrenta na profissão? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: