Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 exemplos de marketing viral para levar para a vida!

25/03/2018 às 09:10 WordPress

6 exemplos de marketing viral para levar para a vida!

Pense em algo que seja capaz de provocar emoções, causar milhares de compartilhamentos e chamar a atenção para um determinado assunto. Não há dúvidas de que alguns tipos de conteúdo são bons exemplos de como funcionam os famosos virais da internet. Podem ser textos, fotos, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo que tenha grande capacidade de compartilhamento.

No entanto, não adianta você começar a pensar que basta copiar uma fórmula para que todos os seus textos façam sucesso na internet. Esse artigo vai trazer 6 bons exemplos de marketing viral que ficaram famosos e marcam presença na mente das pessoas até hoje.

Tráfego Viral

Você já reparou como algumas propagandas se popularizam de forma assustadora? Independentemente do meio em que foram divulgadas, elas se tornam uma verdadeira febre entre as pessoas. Quem faz uso das redes sociais tem acesso a conteúdos que são compartilhados e curtidos e que não saem da mente das pessoas.

Seja pelo uso de uma piada criativa, de uma música marcante, de uma frase de efeito ou até misturando todos esses ingredientes.

Mas não é por simples e mera coincidência que isso acontece. Na verdade, existe um forte planejamento que envolve todo o processo para que ele aconteça da melhor maneira possível. Esse é o marketing viral. E este é um dos exemplos de marketing que você pode e deve aplicar após realizar o passo a passo para criar o seu blog.

Pode-se defini-lo como todo material de cunho publicitário cuja estratégia envolve um certo encorajamento para que todas as pessoas propaguem essa mensagem e que ela fique marcada na mente delas. Conheça alguns exemplos de marketing viral que fizeram enorme sucesso.

  1. Campanha do Hotmail
  2. Eduardo e Mônica
  3. Gangnam Style
  4. Ellen de Degeneres no Oscar
  5. A Última Selfie
  6. Dove, Beauty Sketches

Campanha do Hotmail

Esse famoso webmail gratuito usou o marketing viral na época do seu lançamento, que já faz um bom tempo e muitas pessoas ainda se lembram. Na campanha de lançamento do Hotmail não havia vídeo nenhum. Na verdade, havia uma mensagem obrigatória no rodapé de cada e-mail enviado através deles. A mensagem trazia a frase: "O poderoso e-mail grátis com a segurança da Microsoft. Tenha um agora mesmo!”

Como essa história de e-mail gratuito não era algo muito comum na época, somado ao enorme peso da gigante Microsoft, todas as pessoas que liam a mensagem acabavam clicando nela e logo estavam usando o Hotmail como seu e-mail pessoal. Isso viralizou de tal forma que o Hotmail teve milhares de contas em poucos meses, por causa da divulgação das pessoas.

Foi considerada um espécie de epidemia de e-mails gratuitos em um época em que quase não se ouvia falar disso.

Eduardo e Mônica

Mais um dos exemplos de marketing viral famoso. A popular canção da famosa banda Legião Urbana é daquelas que mesmo quem não é da época do grupo sabe cantar. E essa é uma das razões pelas quais a empresa Vivo foi tão bem sucedida com o seu vídeo de homenagem para a música, que completava 25 anos de lançamento.

No início, muita gente não se deu conta de que o clipe fazia parte de uma ação de marketing da marca e se renderam na multiplicação de compartilhamentos e visualizações. Vale ressaltar que foi uma estratégia de marketing executada com enorme perfeição.

Gangnam Style

Imagine um cantor coreano fora dos padrões de beleza da mídia, cantando em uma língua que a maioria das pessoas não conhece e que consegue a façanha de mais de 2 bilhões de visualizações no Youtube. Muitos artistas postam na internet inúmeros materiais de trabalho para se destacarem.

Mas esse cantor conseguiu o impensável e se transformou em estrela internacional da noite para o dia. Mesmo que ele seja considerado um artista de uma só obra, merece ser considerado um exemplo de marketing viral de uma marca que foi curtida e compartilhada à exaustão. Conheça nosso serviço de Hospedagem com WordPress

Ellen de Degeneres no Oscar

O post mais compartilhado no Twitter em 2014 foi uma foto. Uma simples selfie tirada com o celular que mostrava um grupo de amigos se divertindo numa festa. Até então, nada demais e todas as pessoas já devem ter feito isso e postado nas redes sociais, certo? Só que essa foto foi postada no perfil do Twitter da atriz, comediante e apresentadora norte-americana Ellen de Degeneres, que hoje tem 55,7 milhões de seguidores no mundo.

A festa em questão era a 86ª cerimônia de entrega do Oscar. O autor do clique foi o ator Bradley Cooper, indicado naquele ano como melhor ator coadjuvante no filme Trapaça. A famosa foto fechou o ano com 3,3 milhões de compartilhamentos, além de ter servido de material de trabalho para muitos memes que varreram a internet durante aquele ano.

A Última Selfie

Outro dos exemplos de marketing viral que fizeram sucesso. Uma das campanhas que mais emocionaram os internautas em 2015. A ideia da WWF (World Wildlife Fund) foi simples e objetiva: usar o Snapchat para mostrar fotos de animais que correm perigo de extinção como o urso panda, o gorila, o urso polar e o Tigre de Bengala. Aprimore mais seus conhecimentos em Hospedagem para WordPress

A estratégia de usar o Snapchat como formato principal de divulgação para a campanha foi fundamental para o seu sucesso. Nessa rede impera a captação de um momento, sem guardar para o futuro. Nele, as imagens postadas somem em apenas 10 segundos e ao subverter a proposta da rede, a WWF acabou mostrando e conscientizando todas a pessoas, de como pode ser assustadoramente rápido o processo de desaparecimento de uma espécie do planeta.

Dove, Beauty Sketches

A Dove já é conhecida entre os profissionais de marketing do mundo inteiro por criar campanhas virais que emocionam até mesmo quem não é cliente da marca.

Uma das suas campanhas mais famosas foi o vídeo que tinha o objetivo de mostrar a pressão por atingir ideais de beleza e como eles acabam passando por cima da beleza real de cada pessoa. Esse vídeo em questão é o mais visto no canal oficial da empresa com 66 milhões de visualizações.

Ainda tem dúvidas sobre os 6 exemplos de marketing viral? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: