Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Gestão de pessoas: como promover a satisfação da equipe?

24/01/2021 às 14:17 Ajuda

Gestão de pessoas: como promover a satisfação da equipe?

Muito se tem falado sobre a importância de promover um ambiente de trabalho agradável e motivacional. Afinal, os colaboradores são as principais fontes de produção de uma companhia, por isso, satisfazê-los é fundamental para alcançar bons resultados. 

Mais que isso: promover a satisfação da equipe pode tornar a empresa uma referência em seu mercado, destacá-la da ampla concorrência, aumentar o retorno financeiro e fazer com que os funcionários sejam grandes admiradores e defensores da marca. 

No entanto, muitos gestores acabam negligenciando a satisfação da equipe, o que resulta em uma única realidade: desligamentos e trabalhos mal executados. Mas chegou a hora de entender como promover a satisfação e o bem-estar dos funcionários! 

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como promover a satisfação da equipe e tornar o ambiente de trabalho mais produtivo. Neste conteúdo, você verá 4 dicas simples para realizar uma gestão de pessoas assertivas. Continue lendo e confira!

1. Invista na capacitação e no desenvolvimento da equipe

Como mencionamos acima, os funcionários são as principais fontes de produção de uma empresa. E para que eles continuem produzindo, é necessário investir no desenvolvimento e na capacitação de cada um deles. 

Para isso, os gestores podem - e devem! - alocar recursos para promover treinamentos, cursos, workshops e seminários. Como os funcionários serão desenvolvidos, automaticamente eles aplicarão o conhecimento em trabalho. 

Suponhamos que você trabalhe com pistola pulverizadora de pintura. Outra saída é levar especialistas no assunto para ministrar palestras e esclarecer dúvidas que os funcionários possam ter. 

2. Ofereça benefícios

Engana-se quem pensa que oferecer apenas vale refeição e alimentação já é o suficiente para satisfazer a equipe. Na verdade, quando falamos de benefícios, é necessário estabelecer uma política que promova o bem-estar e melhore a qualidade de vida do colaborador. 

Neste sentido, a empresa pode fechar parceria com outros estabelecimentos e oferecer descontos em ingressos de cinema, teatro e shows. Assim, é possível proporcionar momentos de lazer e agregar valor à vida do funcionário. 

Vamos imaginar que você trabalhe polia de alumínio. Vale também criar uma política de benefícios voltada à educação, como mensalidades de cursos de inglês, intercâmbios e até mesmo universidades. 

3. Realize eventos internos

Para promover a satisfação dos funcionários, é necessário criar um ambiente de trabalho descontraído e integrado. E a melhor alternativa para fazer isso é por meio de eventos, que podem ser realizados tanto na empresa quanto em outros locais. 

Suponhamos que você trabalhe com caixa de inox. Sendo assim, pode promover festas juninas, a comemoração dos aniversariantes do mês, gincanas, caminhadas, e por aí vai. 

O ideal é que os gestores participem desses eventos, a fim de mostrar acessibilidade e deixar os colaboradores à vontade. 

4. Ofereça feedbacks

Por fim, oferecer feedbacks é uma forma de satisfazer a equipe. Portanto, identifique pontos positivos e negativos em relação às atividades de cada funcionário e ofereça um retorno sobre elas. 

Gostou do nosso post sobre como promover a satisfação da equipe? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: