Gerente de marketing: 5 maneiras de lidar com a concorrência

13/09/2019 às 13:34 Marketing

Gerente de marketing: 5 maneiras de lidar com a concorrência

O número de agências de marketing no mercado tem crescido cada vez mais, assim como a demanda e os tipos de serviços oferecidos. Portanto, se destacar nesse meio não é fácil, porém é essencial para a sobrevivência das agências.

E é aí que entra as ferramentas e estratégias para lidar com os concorrentes. Sabia que o gerente de marketing é fundamental nessa tarefa? Não?

Então conheça 5 maneiras de lidar com a concorrência e sair na frente. Mas antes de começarmos, você sabe qual é a função de um gerente de marketing?

A função de um gerente de marketing

Antes de mais nada, é importante saber qual é o real trabalho de um gerente de marketing para entender as melhores formas de lidar com a concorrência.

Basicamente, o trabalho de um gerente de marketing consiste em preparar estimativas e orçamentos para executar uma campanha de marketing e enviá-los para aprovação do cliente. Esse profissional também pode trabalhar com agências de publicidade e dentro de negociações e na preparação de contratos de vendas de campanhas para clientes.

Além disso, um gerente de marketing também deve revisar qualquer material publicitário criado, como comerciais de TV, anúncios online ou material impresso para garantir sua qualidade e eficácia.

Todo gerente de marketing deve ter um sólido conhecimento de várias técnicas de comunicação e marketing, além de conhecer muito bem o público-alvo de seus produtos.

Outra habilidade que pode ser um diferencial na profissão são a boa comunicação, já que isso ajuda a entender como funciona a mente do público para o qual você está trabalhando.

O Serviço de Loja Virtual é apartir de R$39,00 mensal com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto limite). Confira já todas as vantagens que você pode aproveitar aqui!

5 maneiras de lidar com a concorrência

Agora que você já sabe o que é um gerente de marketing e como ele é importante para lidar com a concorrência, vamos apresentar as 5 maneiras de lidar com a concorrência e explicar como você pode fazer para a sua agência se destacar. São elas:

  • Faça uma análise dos seus concorrentes
  • Estude e desenvolva o seu ponto forte
  • Concorrentes podem ser aliados
  • Desenvolva uma estratégia de marketing
  • Foque em um atendimento personalizado

Faça uma análise dos seus concorrentes

Esse é o primeiro passo não apenas para lidar com a concorrência de um gerente de marketing, mas também para iniciar qualquer tipo de campanha. 

Fazer uma análise de concorrência significa basicamente identificar quem é são as agências que concorrem com a sua, como eles se posicionaram, como se apresentam e quais são seus pontos fortes e fracos comparados a você.

É claro que para fazer uma análise realmente funcional, é necessário seguir alguns passos, como entender a limitação de cada concorrente, saber articular sua própria identidade e encontrar o nicho para o qual você trabalha e identificar os diferenciais da sua campanha. Apesar de ser trabalhoso, esse é um excelente primeiro passo.

Leia tabém: Quanto custa montar uma loja virtual?

Estude e desenvolva o seu ponto forte

O que o seu produto e serviço tem de bom, o que você pode fazer para ele ser diferente e se destacar dos outros? Essa é uma das maneiras de lidar com a concorrência que derivam justamente da análise que falamos no tópico anterior.

Saber o que você oferece ou de que forma você oferece serviços e produtos melhor do que seu concorrente é extremamente importante.

Só assim você conseguirá dar um passo além do que os outros já estão fazendo e fazer o setor de marketing da sua empresa crescer.

Concorrentes podem ser aliados

É certo que os concorrentes, como o próprio nome já diz, são aqueles que concorrem para vender produtos parecidos com os seus.

Porém, isso não significa que não possa haver parcerias entre vocês. Aliás, encarar outras agências como possíveis aliadas para conquistar clientes ou mesmo um público-alvo específico pode ser extremamente benéfico para as duas agências.

Essa é, definitivamente, uma das melhores maneiras de lidar com a concorrência para um gerente de marketing.

Desenvolva uma estratégia de marketing

Não importa qual dessas 5 maneiras de lidar com a concorrência você tenha escolhido como principal, é necessário desenvolver uma estratégia que envolva todos os membros da sua equipe e que tenha objetivos a serem cumpridos.

Tais objetivos devem ser cumpridos tanto a curto quanto a longo prazo, sendo que os menores devem ser encarados como passos para que os maiores se cumpram.

Lembre-se que é apenas com uma estratégia bem-feita que o setor de marketing pode fazer a diferença.

Você também pode gostar: Por que ter uma loja virtual?

Foque em um atendimento personalizado

Não adianta oferecer um produto diferenciado, com excelente qualidade se a sua agência não possui nenhuma ação de atendimento personalizado.

Ou seja, se não há nenhuma interação com o seu cliente, não há uma busca pelo feedback e não demonstra nenhum interesse em saber o que ele pensa sobre a sua marca antes e após a compra.

Uma das melhores maneiras de lidar com a concorrência é a partir do apoio e credibilidade do público-alvo.

E aí, o que você achou dessas 5 maneiras de lidar com a concorrência? Como sabemos a concorrência sempre existirá e, ao contrário do que muitos pensam, isso é bom.

No entanto, tenha em mente que, mais do que lidar com a concorrência, você precisa se preocupar em oferecer serviços de qualidade e atendimento personalizado para os seus clientes.

Afinal, nada é mais forte do que uma boa divulgação boa a boca daqueles que já utilizaram e recomendam o seu serviço. Por isso, tente implantar essas maneiras na sua agência, mas sem deixar de focar no que realmente importa: eficiência e qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: