Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Front freela: 5 maneiras de valorizar seu tempo

13/01/2020 às 21:19 Ajuda

Front freela: 5 maneiras de valorizar seu tempo

Escolher a carreira de freelancer é ser chefe de si mesmo e estar aberto às oportunidades mundo afora. Se você está investindo na carreira de desenvolvedor front-end, as chances de trabalho são muitas e sem limites de espaço.  

Também conhecido como desenvolvimento do lado do cliente, aos desenvolvedores front-end cabe a missão de produzir um site que seja user-friendly e interativo, fácil de navegar e altamente responsivo.   

Saber aproveitar as oportunidades de um cenário em crescente expansão é a chave do sucesso, mas os desafios existem.

No dia a dia do freelancer, não há ninguém dizendo o que você precisa fazer no momento, nem cobrando o cumprimento de metas.  

Cabe ao profissional entender o que é ou não prioritário e botar a mão na massa. Administrar essa flexibilidade pode ser uma tarefa e tanto para o freela. 

Aprenda como resolver o erro 502 bad gateway.

Para te ajudar, separamos 5 maneiras de valorizar seu tempo para que você use de forma produtiva suas horas e assim possa encontrar equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Faça listas de tarefas razoáveis e realistas

Escrever o que precisa ser feito é uma forma bastante eficiente de estabelecer o que é mais importante e urgente ou não. No entanto, não adianta fazer uma lista com 10 itens se você só conseguirá executar 3 ou 4.

É preciso analisar com bom senso qual a disponibilidade de tempo necessária para a execução de cada tarefa, bem como sua respectiva complexidade. 

Uma ferramenta que pode ajudar a cumprir esse gerenciamento de lista de atividades é o Todioist. Basta fazer um cadastro no site e você receberá um lembrete todas as manhãs, ou de acordo com sua programação, das tarefas que precisam ser feitas naquele dia.

Também é possível ver à frente, durante a semana, e ter uma noção do que foi programado para outras datas. Outra maneira de administrar a prioridade das tarefas é o uso da Eisenhower Matrix, também conhecida como Matriz Urgente – Importante.  

Basicamente é uma lista de tarefas dividida em quatro quadrados: Fazer primeiro, programar, delegar, e não fazer. Sem dúvida, uma das melhores maneiras de valorizar seu tempo.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site?  O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Rastreie seu tempo

Em quanto tempo você consegue entregar um trabalho, com todas as suas etapas e processos? Ter essa noção é uma maneira de evitar a frustrante sensação de ver seu tempo perdido sem saber a razão.

Felizmente, existem muitas ferramentas que ajudam no rastreamento das horas dedicadas a uma tarefa e te livram dessa dor de cabeça.

O app Toggl oferece uma versão gratuita com temporizadores ativados com apenas um click. Se você esquecer de ativar o relógio quando começou uma tarefa, o site ativa um lembrete.

Para evitar distrações, é possível integrá-lo na lista de favoritos e utilizá-lo imediatamente.

Especialistas em trabalho freelancer recomendam não apenas rastrear o tempo durante a execução especificamente de uma tarefa, como quando se está trabalhando com códigos ou design.  

Para aumentar a eficiência no uso do tempo, é indicado também calcular os deslocamentos diários, assim como treinamentos e ainda o atendimento ao cliente.

Ter essa noção ajuda a lidar com projeções futuras, prever cenários. Uma dica é, na hora de estimar um tempo para um determinado compromisso, seja generoso com sua previsão, pois é normal que as tarefas quase sempre levem mais tempo para serem finalizadas.

Leia também: Como criar um blog

Diminua as distrações

Você não precisa checar e-mail, atualizações e mensagens o tempo todo. Estabeleça uma quantidade de verificações do e-mail do cliente, como três vezes ao dia.

Uma dica é fazer uma pela manhã, quando você está começando o dia, outra depois do almoço, e mais uma no final do expediente.  

Durante esse período, você pode dar conta dos e-mails que apenas requerem uma resposta rápida, ou acrescentar itens ou lembretes para as outras mensagens. 

O app HeyFocus, por exemplo,  ajuda a manter sua atenção na tarefa ao bloquear temporariamente o acesso a Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. Todas essas são maneiras muito eficientes de valorizar seu tempo.

Mantenha um “bullet journal”

Cansado de aplicativos? Por que não tentar um bullet jornal? Basicamente, trata-se de um caderno-calendário onde você pode anotar tudo que é mais importante para você, incluindo seus planos e listas.

Atualmente existem diversas versões online, como o Atoma, que utiliza um sistema com a possibilidade de remover e mudar a ordem das páginas.

Funciona da seguinte forma: todas as semanas um calendário é criado. Nele é escrito as listas de atividades seguindo a ordem cronológica, mas é possível também criar notas de eventos ou outros compromissos importantes.

Além disso, há extensões com um período maior, como três meses por página, onde o usuário pode acrescentar feriados e deadlines de projetos. É possível então ter uma noção de tempo mais ampla, em um espaço de 12 meses.

“Quebre o tamanho” das coisas

Essa também é uma das principais maneiras de valorizar seu tempo, sendo você um front freela. Simplesmente “quebre” ou divida as tarefas grandes em tarefas menores e faça um rápido acompanhamento do progresso de cada uma delas.  

Desse modo, é possível ter um controle maior sobre o desenvolvimento dos projetos, ver o que está funcionando ou não, à medida em que as coisas vão sendo feitas.

Assim você evita gastar energia numa ideia que pode nem mesmo estar funcionando.

Um método tradicional e muito popular é a técnica Pomodoro, que estabelece dedicar um intervalo muito menor de tempo a uma tarefa e parar tudo quando o relógio zerar o cronômetro.

Leia: Hospedagem ilimitada existe?

E o que você achou das nossas 6 maneiras para valorizar seu tempo? Seja você um front freela ou qualquer outro tipo de profissional, é sempre muito importante saber administrar e fazer seu tempo render mais.

É dessa forma que se cresce profisisonalmente!

Gostou de nosso post? Compartilhe: