Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Freelancer e Trabalho formal, como conciliar? é possível?

22/06/2018 às 11:31 Ajuda

Freelancer e Trabalho formal, como conciliar? é possível?

Como conciliar Freelancer e Trabalho formal? Atualmente, muitas pessoas investem em ter além do emprego fixo, um trabalho como freelancer.  Às vezes, pela oportunidade de se trabalhar como que gosta ou para ganhar experiência em uma nova área e complementar a renda.

Mas nessa mesma proporção, cresce a dificuldade em encontrar um equilíbrio entre ambos e isso causa um impacto na produtividade, na organização e até mesmo na capacidade de cumprir prazos e honrar responsabilidades.

Se você se identifica com isso, está lendo o artigo certo. Saiba como conciliar seu emprego formal com a carreira de freela seguindo as dicas abaixo. 

Estabeleça suas prioridades e objetivos

Para poder equilibrar com precisão seu emprego fixo e o trabalho como freelancer, é preciso que você estabeleça quais são suas prioridades. Esse é um passo importante para que você mantenha o foco, não misture as duas atividades e não sobreponha uma a outra.

Por esse motivo, estabeleça uma escala com o que deve ser realizado em determinado intervalo de tempo de acordo com a prioridade da tarefa. Um gerenciador de tarefas pode ser bastante útil para que você se organize quanto a isso e evite dedicar mais tempo a atividades menos importantes no momento. 

Além disso, você deve analisar quais são os objetivos que deseja atingir, respondendo às perguntas: planeja no futuro se dedicar apenas ao trabalho como freelancer? qual o valor da renda que deseja ter mensalmente? 

Definir os objetivos e em quanto tempo deseja alcançá-los é fundamental para que você se organize financeiramente e profissionalmente, transformando seus sonhos em realidade. Leia nosso post sobre Hospedagem de site gratuito

Crie uma rotina de trabalho como freelancer

Uma vez estabelecido quais são as suas prioridades e objetivos, chegou a hora de montar uma rotina para o trabalho como freelancer. Afinal de contas, você já está condicionado aos horários do seu emprego formal e a sua semana está programada para acontecer em torno deles.

Mas partir do momento em que você passa a trabalhar como freelancer, é preciso adequar sua agenda para que você não fique sobrecarregado demais com muitas atividades e acabe trabalhando muito mais do que deveria, terminando o dia esgotado extremamente cansado. 

Monte uma planilha e anote seus horários e dias livres. Depois, separe um tempo que você pode e deseja dedicar aos trabalhos freelas. Fica ao seu critério e o mais importante é que isso não afete a sua vida pessoal, ou seja, que você também tenha tempo para curtir um programa em família, sair com os amigos e relaxar um pouco. 

Depois de fazer isso, tenha total controle sobre seus compromissos e as datas de entrega de cada trabalho de forma organizada em apenas em um único lugar. Você pode recorrer a uma agenda, a um sistema de controle ou um aplicativo, por exemplo.

O interessante é que você também monte uma lista de atividades a serem cumpridas naquele dia específico para evitar que você postergue suas obrigações e cometa atrasos com os clientes. Aprimore seus conhecimentos em hospedagem ilimitada existe

Aprenda como resolver o erro 502 bad gateway.

Saiba a hora de dizer não

A vontade e o empenho de realizar cada vez mais trabalhos como freelancer é bem visto. Porém, não você não deve querer abraçar o mundo e pegar todo tipo de trabalho, o que pode te sobrecarregar. 

Não estabelecer limites e não respeitá-los só vai prejudicar você mesmo. Tenha em mente que determinados compromissos que você assume podem levar mais tempo do que o esperado, seja pela execução dele ou mesmo a pesquisa envolvida em sua criação.

O problema é que isso pode se tornar uma bola de neve quando há outras tarefas com prazos similares que também demandam atenção e tempo. Em suma, você pode acabar atrasando ou mesmo entregando um job mal feito, prejudicando sua imagem profissional e a qualidade do seu trabalho. 

Por isso, mesmo que apareçam muitas oportunidades de trabalhos freelancer e diversos clientes lhe procurem, saiba dizer não e escolha apenas aqueles que você sabe que poderá honrar em tempo hábil. 

Aprenda a negociar prazos

Alguns trabalhos requerem mais tempo de dedicação para que tenham o resultado esperado pelo cliente e por você. Mesmo quando você já tenha aprendido a dizer não na hora certa e a respeitar suas limitações, pode acontecer que um algum projeto não seja finalizado dentro do prazo estipulado.

Nessas situações, seja honesto com o cliente e diga o que aconteceu, sem enrolações. Explicar a situação e renegociar o prazo de entrega do job para que ele seja igual ou melhor ao idealizado, mostra que você é um profissional de confiança e que respeita o investimento do cliente no seu serviço.

Não descuide da sua saúde

Não descuidar da saúde também é fundamental para conciliar seu emprego formal com os freelas. Muitas pessoas que tem seu tempo e energia consumidos quase que exclusivamente pelo trabalho e acabam sofrendo os efeitos a curto e longo prazo em seu bem-estar, fisicamente e emocionalmente. 

Diante desse cenário de excesso de trabalho aparecem estresse, insônia, ansiedade e cansaço constante. Além disso, muitos profissionais acabam deixando outros aspectos da vida de lado, como os relacionamentos, a alimentação e o lazer, pela falta de sintonia entre vida pessoal e profissional.  Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

O trabalho é essencial, sem dúvidas, mas é preciso que haja um equilíbrio entre ele e suas necessidades pessoais e sociais para que você tenha uma vida mais saudável.

Pelo menos um vez na semana, saia com seus amigos, vá ao cinema, leia um bom livro, faça atividades físicas, tenha um sono tranquilo, uma dieta balanceada e descanse muito. O mais importante é que você não abra mão de aproveitar o seu tempo livre fazendo o que gosta e recarregar as energias para mais uma longa semana de trabalho. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: