Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Feliz Páscoa!

16/04/2017 às 12:32 Novidades

Feliz Páscoa!

Feliz Páscoa!

Nesse ano, a Páscoa é comemorada dia 16 de abril. Uma data icônica e com muito significado, encanta milhares de pessoas no mundo inteiro, que reúnem a família no domingo para celebrar a vida, comer muito chocolate e viver momentos de paz e alegria. Nesses momentos de crise, nada melhor que estar ao lado de quem ama e compartilhar ótimos valores que deixarão todos mais otimistas.

Significado da Páscoa

Há vários simbolismos e significados místicos quando se trata da Páscoa. Aqui no Brasil, muita gente associa à religião cristã, como a data em que termina o período da Quaresma, ritual que começa na quarta feira de cinzas (após o Carnaval) e dura 40 dias. Nesse tempo, várias pessoas vivem realmente a penitência, deixando de executar uma determinada atividade, dando o tempo em um vício e até fazendo jejum para libertação de seus pecados.

É importante ter em mente que tanto a Páscoa judaica quanto a cristã são consideradas festas móveis e dependem do calendário lunar. A Páscoa cristã acontece no Brasil no primeiro domingo depois da lua cheia de outono, entre 22 de março e 25 de abril.

Já para os judeus, a Páscoa se chama Pessach, ou Passover. O significado é a saída do Egito, quando o povo hebreu foi conduzido por Moisés e,  na noite do 14º dia do primeiro mês da primavera, ele ordenou a seus discípulos que matassem um carneiro, assassem o animal e o comessem com pão sem fermento.

A partir desse acontecimento, se deu a Páscoa judaica, celebrada por 8 dias e como comemoração à libertação do povo judeu do cativeiro, no Egito, e a passagem através do Mar Vermelho. Logo, é visto como um ritual de passagem, assim como a ressurreição de Cristo da morte para a vida.

E os ovos de Páscoa? E o coelho?

Esses símbolos típicos também carregam significados interessantes. Os ovos, no caso, referem-se ao período no início do cristianismo em que as pessoas se presenteavam com alimentos. Assim, o ovo passou a ter duplo significado: além de um presente era um símbolo de uma nova vida, lembrando o sepulcro de Jesus, que ressurgiu no dia de Páscoa. Já o chocolate começou na tradição na Inglaterra, quando a indústria do doce começou a se desenvolver, chegando ao Brasil por meio dos portugueses e tornando-se um verdadeiro sucesso.

O coelho, por sua vez, é o símbolo da fertilidade e tem a ver com o renascimento da vida. Na Europa, a Páscoa coincide com o início da primavera. A neve do inverno derrete e a vida ressurge. Logo, esse é o momento em que os coelhos, depois da hibernação de inverno, deixam suas tocas, como se estivessem renovados para uma viver melhor.

Interessante saber essas curiosidades sobre a Páscoa, não é? Nesta data tão especial, a ISBrasil deseja os melhores valores e acontecimentos para você e sua família. Que esse espírito de compartilhamento, amor e renovação inspirem a todos para conseguir alcançar todos seus desejos e realizações. Feliz Páscoa e continue contando com a gente para o que precisar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: