Erros que podem afetar o seu SEO

Erros que podem afetar o seu SEO

28/01/2018 às 21:40WordPress

Não existe negócio de sucesso no mundo que seja isento de erros, falhas ou ações mal realizadas e com uma loja virtual também não é diferente. O fato é que qualquer site pode ser prejudicado se o básico não for feito da maneira certa. Independentemente do tamanho do seu negócio, ele está fadado a apresentar falhas ou erros. O problema é que uma grande quantidade de erros podem acabar prejudicando todo o desempenho de sua empresa online. Leia esse artigo até o final e descubra quais são os erros que podem afetar o SEO do seu site, proporcionando uma experiência negativa para os usuários.

Pouco conteúdo nas páginas

O conteúdo sempre foi o ponto mais importante de um website. Disponibilizar para o internauta informações ricas e relevantes é a primeira regra da internet. Conversar com o usuário através de conteúdo é o que mantém toda a rede de informações girando. O problema é que muitos e-commerces não tem conteúdos suficientes em suas páginas, pois a maioria dos proprietários tem a ideia errônea de que isso é desnecessário em uma loja online. Tudo isso afeta muito o posicionamento do seu site no Google, deixando seu site sem ser visto por milhares de pessoas. Leia nosso post sobre Hospedagem para WordPress

Títulos e descrições de produtos duplicados

Uma loja virtual pode conter milhares de produtos cadastrados. Cada um deles deve possuir um título e descrição único e otimizado contendo suas palavras-chaves e que tenham relevância para com o produto. O problema é que muitas páginas de diversos sites contém centenas de títulos e descrições repetidos. Para agravar ainda mais, os títulos não trazem valor e relevância para o Google e as descrições são simples, mal elaboradas e não passam nenhuma informação útil para o internauta. Esse também é um dos erros que podem afetar o SEO do seu site.

Páginas de produtos com descrições ruins

Que um conteúdo relevante é crucial, ninguém duvida. O problema é pior quando o conteúdo é ruim e não agrega nenhum valor ao usuário. Postar um conteúdo de baixa qualidade é pior do que não postar nada. Existem sites que tem pouco ou nenhum conteúdo e mesmo aqueles que possuem, percebe-se que não houve um trabalho em cima daquele conteúdo postado, tornando-o algo simples, repetitivo e que não agrega nenhum valor para o usuário, sedento de informações relevantes. Isso pode ser tão grave quanto não postar nenhum tipo de conteúdo. Aproveite e aprimore mais seus conhecimentos em Dicas de SEO para WordPress

Uso de palavras-chaves em excesso

Esse também é um dos erros que podem afetar o SEO do seu site. Alguns anos atrás, conteúdos com um grande número de palavras-chaves eram praticamente uma obrigação, pois elas forçavam o ranqueamento no Google. Atualmente, esse cenário mudou e a forma como o Google interpreta todas as informações de uma página se tornou muito mais complexa. O excesso de palavras-chaves em um texto pode ser entendido como spam por esse motor de busca. A dica é que você não use palavras- chave em excesso nos seus conteúdos, pois seu site corre o risco de ser punido pelo Google, perdendo posições no ranking e muito tráfego orgânico. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem com WordPress

Imagens mal otimizadas

Para uma loja virtual, as imagens dos produtos são tão importantes quanto um conteúdo de qualidade. Se você tem um site com milhares de imagens mal otimizadas, com baixa resolução e mal posicionadas, pode afetar negativamente todo o seu negócio. As famosas imagens quebradas são outro problema recorrente de vários sites e-commerce em diversos segmentos. Qual a impressão que o usuário vai ter de sua empresa se ele der de cara com um site cheio de imagens sem sentido e mal posicionadas? A pior possível. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

URLs amigáveis

Outro erro que pode afetar o SEO do seu site. Provavelmente você já deve ter acessado sites em que a URL não possuía palavras mas uma combinação de números que não faziam o menor sentido. Isso tornava impossível dizer sobre qual assunto aquele página correspondia sem antes acessá-la. O Google também entende isso. Usar uma URL que seja amigável permite nortear o usuário e ao Google saber o que está lendo. Isso traz muito mais confiança para ambos, certo? A regra é simples e a URL de sua página deve mais clara possível, sem códigos ou números.

Não ter blog

Talvez esse seja um dos erros que mais podem afetar o SEO do seu site. Os motores de busca, como o Google, deixam evidente o quanto é importante oferecer um conteúdo relevante e que agregue valor para internauta. É claro que uma loja virtual não é o melhor lugar para postar diversos tipos de conteúdo de maneira livre. Por isso é que existe o blog, que é a melhor forma de oferecer para os clientes todo o tipo de conteúdo e informações relevantes sobre os produtos ou serviços ofertados em seu site. Um blog tem outras funções como sanar dúvidas, compartilhar curiosidades e até divulgar sobre sua marca.

Botões de compartilhamento

O mundo está mais conectado do que nunca, certo? As redes sociais permitem que os usuários compartilhem qualquer coisa a todo momento. O internauta sempre deseja compartilhar tudo aquilo que lhe agrada, agrega valor em sua vida ou que seja interessante. Se você não oferecer a opção de compartilhar para seus clientes, você pode acabar perdendo excelentes chances de criar interações com os mesmos. A consequência disso se traduz em menos vendas e receita para sua loja, certo? Vale lembrar que o compartilhamento também é uma forma de divulgação indireta de todo o seu negócio.

Ainda tem dúvidas sobre os erros que podem afetar o SEO do seu site? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: