Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Entenda por que é vantajoso ter mais de um Domínio

27/04/2018 às 19:44 Ajuda

Entenda por que é vantajoso ter mais de um Domínio

Atualmente estar presente na internet é sinônimo de existir. Tornou-se comum as pessoas recorrerem à web quando precisam de informações sobre qualquer pessoa ou organização.

As oportunidades do mundo virtual são gigantescas e os recursos variados e democráticos, com espaço para que todos possam divulgar seus produtos, serviços, qualidades e potencialidades.

Mas você sabia que ter mais de um domínio na internet pode ser muito vantajoso para seu negócio? Leia essa artigo até o final e conheça todos os motivos. 

O que é um domínio?

Aprenda como resolver o erro 502 bad gateway.

Domínio nada mais é do que o endereço de um site na internet. É a localização geográfica da sua aplicação na rede. Todos os computadores conectados à internet e que são capazes de hospedar sites recebem um número de identificação, chamado de IP. 

Como este número é extenso demais, seria difícil decorar todos os algoritmos necessários para acessar cada página diferente. Este processo tornaria a operação praticamente inviável.

Com o crescimento e consolidação da internet, foi necessário facilitar o acesso e dessa forma, surgiram os domínios. Estes são formados palavras ou expressões que possuem significados, são fáceis de memorização ou representam o nome da empresa. 

Para se ter um site, o primeiro passo é registrar o domínio que representa a marca da empresa na internet. O registro e a presença na web, além de garantir a credibilidade do negócio, evitam que a marca ou identidade da empresa seja utilizada por outras empresas, o que é muito comum no mundo virtual. Leia nosso post sobre Quero registrar um dominio

Domínio.com.br

O registro de um único domínio para sua empresa nem sempre pode ser suficiente para deixar a concorrência para trás ou para se evitar fraudes ou golpes.

Desta forma, para garantir que o cliente encontre corretamente a empresa na internet ou para prevenir que o nome e marca sejam utilizadas de maneira indevida, a organização pode registrar mais de um domínio para a mesma página. Conheça os motivos abaixo.

Pensando nos clientes 

Primeiramente, vocês sempre deve pensar em seus clientes. Estes, ao buscarem determinada empresa na internet, podem não ter o conhecimento preciso sobre o endereço do site da mesma.  

Um simples erro de digitação, por exemplo, pode fazer com que o visitante não encontre a página desejada ou encontre a da concorrência, que é tudo o que o empresário precisa evitar.

Alguns domínios são compostos por palavras ou expressões que podem gerar confusões ou até erros de ortografia. Dessa forma, o empresário pode se precaver e registrar também vários domínios parecidos com o nome da empresa que direcionarão o visitante para a página correta.

Ao tomar esta atitude, a empresa até pode gastar um pouco mais com os registros de domínios, mas terá como recompensa a total garantia de acesso do consumidor.

Caso opte por contratar apenas um único domínio, a organização poderia perder inúmeros visitantes e, consequentemente, potenciais clientes e vendas. Aprimore seus conhecimentos em Como registrar um domínio?

Caso a empresa seja conhecida por mais de um nome ou por uma sigla, o aconselhável é fazer o registro de domínio também com essas outras nomenclaturas possíveis.

As universidades, por exemplo, são um modelo clássico de domínios que usam apenas as siglas. Estas opções a mais de domínios facilitam que todos os visitantes a encontre e protegem a identidade da marca e suas diferenciadas características.

Exclusividade da marca

Outra vantagem do registro de vários domínios é assegurar toda a exclusividade do nome ou da marca da empresa. Como existem diferentes extensões nos endereços dos sites (.com, .com.br, .net, .org, .info), é possível ter domínios iguais, mas com diferentes terminações. 

Mas isso pode causar um grande confusão para o internauta e a sua empresa pode amargar prejuízos e incômodos.

Para a concorrência será ótimo ter um domínio legítimo e semelhante ao da sua empresa, principalmente se ela for de grande porte e reconhecida amplamente no mercado. Todo cuidado é pouco, nesse caso. 

Evite dores de cabeça

Para evitar dor de cabeça com isso, o empresário pode novamente se antecipar e registrar o mesmo domínio com diferentes terminações, Depois, basta redirecionar tudo para o domínio principal. O visitante, mesmo pegando atalhos, será conduzido despercebidamente para o destino final, ou seja, para a página da sua empresa. Conheça nosso serviço de Registro de domínio

Outra boa razão para o registro de vários domínios é impedir golpes ou armadilhas, pois isso é possível e até muito comum na internet. O empresário que registrar primeiro o domínio tem direito a ele e empresas com marcas consolidadas no mercado que não se anteciparam a fazer o devido registro de domínio podem ter graves problemas.

Outra prática de quem faz registro de domínios de forma indevida é a venda de URLs, algo que gera ganhos financeiros para quem comete a fraude.

Faça registros de domínios para campanhas e promoções

Outra ação estratégica diz respeito aos eventos da empresa. Ao realizar campanhas e promoções que geram grande repercussão, é preciso registrar domínios específicos que representam estas iniciativas. Dessa forma, como nos demais endereços, todos os usuários deverão ser redirecionados para a página oficial. 

Se sua empresa não perder tempo e fazer o registro do domínio, ela terá muito mais credibilidade dos consumidores, não deixará margens para a concorrência e para golpes virtuais e conquistará muito mais destaque no mercado.

O domínio pode ser utilizado para a categorização. Neste sentido, o empresário pode criar domínios voltados para evidenciar o segmento do serviço ou produto.

Em outras palavras, ter um endereço que conduz a um nicho de mercado e atingir especificamente um tipo de público também é uma ótima alternativa. 

Conclusão

Neste mundo em que o empresário deve se antecipar e imaginar as possíveis situações para impedir que o visitante se perca na web, fazer diversos registros de domínios é um dos melhores caminhos para sair na frente, deixando a concorrência para trás. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: