Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

E-mail marketing ou redes sociais: qual estratégia escolher?

05/07/2016 às 16:47 Redes Sociais

E-mail marketing ou redes sociais: qual estratégia escolher?

E-mail marketing ou redes sociais? Qual plataforma você deve apostar as fichas da sua empresa na hora de se posicionar no mercado?

Como você já deve imaginar, não é fácil responder uma pergunta como essa, pois muitas variantes podem existir e considerações precisam ser feitas.

O fato é: tanto e-mail marketing quanto as redes sociais possuem grande relevância no contexto do marketing digital, o que as torna ferramentas indispensáveis no dia a dia de qualquer empreendedor que esteja buscando crescimento ou branding para a sua marca.

Mas será que alguma das duas estratégias vale mais a pena? Vamos tentar discutir um pouco mais sobre isso no conteúdo abaixo preparado pela equipe da ISBrasil para você. Confira!

Por que as redes sociais não aposentaram o e-mail marketing?

Veja bem, quando falamos sobre escolher e-mail marketing ou redes sociais, existe uma confusão muito grande acerca do assunto.

Por perceberem que mídias sociais são mais presentes na vida dos brasileiros, muitos empreendedores acabam acreditando que isso significa que elas também são mais eficazes na hora de gerar maiores conversões e vendas.

Não é preciso dizer que esta é uma visão um pouco rasa e prejudicial, certo? Pesquisas provam que o e-mail marketing é uma ferramenta tão ou mais eficiente que as redes sociais.

Ficou curioso? Então aperte o cinto e vamos a algumas considerações um pouco mais aprofundadas sobre a questão!

ilustração email marketing em uma tela

Alcance

No cenário da internet brasileira, cerca de 78% dos usuários acessam alguma rede social. Isso é o que nos indica uma pesquisa realizada pelo Ibope/Youpix. Esse número pode chegar a 92% quando se trata de jovens.

Por outro lado, segundo um estudo de tendências no exterior, 94% dos internautas enviam e recebem e-mail – ou seja, estão cadastrados e são ativos em um provedor como Gmail, Yahoo etc.

Outros 75% do público adulto que acessa a internet diz que este é o melhor canal para se receber conteúdo publicitário.

Com quem você está conversando?

Quando estamos pensando em rotular e-mail marketing ou redes sociais como a estratégia ideal para um negócio, uma das principais perguntas que devemos fazer é: quem estamos atingindo?

É bem simples. Uma vez utilizando a ferramenta de e-mail, você tem total controle sobre os seus leads e pode selecionar exatamente quais destinatários receberão quais mensagens.

Já nas redes sociais, o público atingido é totalmente definido por algoritmos como o Edgerank (responsável pela distribuição de conteúdo do Facebook).

Mas isso não é uma coisa ruim: dessa forma, por meio de compartilhamentos e comentários, seu conteúdo viajará até as telas de usuários que nem mesmo sabiam da existência da sua marca.

Quanto custa cada ferramenta?

Conhecido como uma das principais vantagens de ambas as ferramentas, o baixo custo é um dos fatores que fazem empreendedores utilizarem e-mail marketing e redes sociais.

Na hora de criar contas nas redes sociais, tudo gratuito! É claro que, a depender do nível de investimento nas estratégias de social media, às vezes vale a pena apostar em um time de profissionais para criar conteúdo, mas isso é outra história.

Caso queria criar campanhas patrocinadas no Facebook, por exemplo, também não existe segredo. Com um cartão de crédito, você conseguirá atingir bons resultados sem precisar gastar valores exorbitantes.

O investimento em uma estratégia de e-mail marketing segue a mesma linha. Ele pode ter custo zero, mas um pequeno investimento faz da

sua marca muito mais profissional.

Confira dos planos de e-mail marketing da ISBrasil a partir de R$45 ao mês!

Métricas

Toda campanha de marketing digital deve ser finalizada com uma análise completa de métricas. É isso que vai mostrar ao empreendedor o que está sendo feito da maneira correta ou não.

Neste quesito, tanto e-mail marketing quanto redes sociais são um prato cheio para entender melhor a sua persona.

Por um lado, o Facebook oferece muitas estatísticas relevantes. Na própria plataforma, você pode conferir:

  • Idade do público-alvo;
  • Sexo do público-alvo;
  • Interesses do público-alvo;
  • Curtidas segmentadas por publicação;
  • Dados geográficos.

Por outro, uma ferramenta de e-mail marketing oferece estatísticas completas sobre quais usuários receberam, abriram e/ou interagiram com os seus disparos.

Conteúdo

Quando falamos em escolher e-mail marketing ou redes sociais, estamos claramente tratando de duas ferramentas que têm como objetivo principal a distribuição de conteúdo.

Tanto em uma quanto em outra, esteja preparado para produzir e publicar bastante conteúdo diariamente.

No quesito distribuição de conteúdo, o e-mail marketing conta com algo que poderíamos chamar de “vantagem logística”.

Enquanto as redes sociais são completamente diferentes e necessitam que cada postagem seja readequada para sua plataforma, o e-mail marketing é padrão, o que o torna multimídia.

Por exemplo: Uma vez apostando em redes sociais, você terá que criar publicações diferentes para Facebook e Twitter, por exemplo (as lógicas dos dois sites não são nem um pouco parecidas).

Por outro lado, na hora de enviar um e-mail, ele terá o mesmo layout, imagens e texto suportados por qualquer serviço de disparos.

E-mail marketing ou redes sociais?

Depois de discutir tantos aspectos positivos e negativos de cada ferramenta, dá para afirmar que, no geral, o e-mail marketing é mais efetivo que as mídias sociais.

Por outro lado, nada comprova que essa seja a estratégia ideal para o seu negócio.

O caminho mais seguro é apostar em uma soma de recursos para conseguir atingir diversos públicos, aumentar a exposição da sua marca e vender mais!

Como a ISBrasil pode te ajudar?

Você está expandindo os domínios da sua marca na internet e anda precisando de ajuda? A ISBrasil trabalha com tecnologia de ponta e já ajudou milhares de clientes a posicionarem-se no mundo virtual.

Seja com serviços de e-mail marketing, hospedagem de sites e etc, o nosso objetivo é ajudar você a aumentar suas metas.

Curioso? Então acesse nosso site e confira planos de e-mail marketing a partir de R$45 ao mês!

Gostou de nosso post? Compartilhe: