Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Domínio vs Hospedagem de Site, qual é a diferença?

27/06/2018 às 10:16 Ajuda

Domínio vs Hospedagem de Site, qual é a diferença?

Grande parte dos usuários ainda tem dúvidas em diferenciar domínio de uma hospedagem de sites, o que é muito comum. A maioria acha que se trata da mesma coisa, pois alguns serviços para as pessoas mais leigas oferecem a ligação direta entre o domínio e o servidor de hospedagem.

Hospedagem e domínio

E você? Sabe qual é a diferença entre domínio e hospedagem? Se sua resposta for negativa, continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre esse assunto. 

O que é domínio de site

Domínio é o registro de um nome, que é utilizado para conectar seu site à sua hospedagem através de uma palavra ou sequência de caracteres com a finalidade de facilitar o acesso ao seu site através de um navegador de internet. 

Trata-se do endereço que o internauta vai digitar para chegar até sua loja virtual, ou seja, é aquele que começa com “www” e, em geral, termina com “.com.br”.

O domínio é a garantia do nome da marca na internet, ou também do seu produto, pois muitas empresas registram também páginas por produtos ou serviços para ampliar o ranqueamento específico no Google.

Vale ressaltar que o domínio é registrado uma única vez no nome do proprietário da marca. Tenha cuidado com empresas que registram o domínio em seu nome e depois querem revender o domínio quando o cliente encerra os serviços.

No Brasil, o Registro.br é o órgão responsável por controlar os domínios das categorias .com.br, .net.br, .blog.br .edu.br, entre outros. A taxa para registro e renovação deve ser paga anualmente para não perder o domínio. 

Já os domínios internacionais, como o final .com, .net, entre outros, são regulados pelo ICANN e os valores de anuidade são similares aos praticados no Brasil, também com renovação anual.

Muitos registros já foram comprados por pessoas ou empresas que apenas registram domínios famosos para revendê-los no mercado.

Dessa forma, domínios com finais diferentes dos .com e .com.br estão em alta, como os que remetem à finalidade do seu segmento, por exemplo .ind.br (se for uma indústria), .edu.br (se for da área de edução), .coop.br (se for uma cooperativa), entre outros. Escolher um bom domínio irá aumentar as vantagens de criar um blog.  

Algumas dicas importantes 

Na hora de criar seu domínio, opte por um nome enxuto, com uma ou duas palavras, para que seu leitor não tenha dificuldade em acessá-lo.

Às vezes, o nome pretendido já pode ser um domínio registrado por outra pessoa. Nesse caso, você pode optar por colocar termos precedendo sua marca. Por exemplo, se for uma loja virtual, você pode colocar a palavra “loja” antes. 

Agora se o endereço que você quer não estiver sendo usado, mas já foi registrado, você pode procurar o detentor da marca para tentar comprá-lo.

Vale lembrar também que determinados serviços de domínio também oferecem e-mails para sua empresa. Eles são uma forma de mostrar mais profissionalismo na hora de entrar em contato com o seu cliente. 

O que é Hospedagem?

Diferente do domínio, que faz apenas a ligação de seu site para que ele seja acessado através de uma palavra ou sequência de caracteres, a hospedagem é um como um espaço online reservado para seu site na internet e é por meio dela que você armazena os arquivos que mantém seu site no ar.

Em outras palavras, a hospedagem é o espaço que seu site vai ocupar na internet. Existem diversos tipos de planos na hospedagem de site de acordo com suas necessidades naquele momento.

Podem haver vantagens ou desvantagens em cada modelo de contratação, portanto, antes de escolher seu plano de hospedagem, mensure o quanto de servidor você irá precisar e quais compatibilidades ele precisa ter para que o seu funcionamento seja como o esperado.

Para armazenar todos os arquivos e dados de seu web site, é preciso contratar um serviço de hospedagem. Somente dessa forma, em conjunto com o domínio, é que os internautas poderão encontrar sua empresa na internet pesquisando em mecanismos de busca ou digitando o endereço no navegador.

A hospedagem é oferecida por empresas que gerenciam servidores e há diferentes níveis de gerenciamento e capacidade de hosting, que dependem do conteúdo, que é o espaço utilizado pelo seu web site.

Para o serviço de hospedagem é cobrado mensalidades. Existem 2 tipos de hospedagem: a compartilhada e a privada. Na hospedagem compartilhada, o seu site divide espaço com milhares de outras aplicações em um mesmo servidor, utilizando seus recursos para funcionar.

O maior problema da hospedagem compartilhada é a maior possibilidade de invasão de hackers e o risco do seu site ficar fora do ar nos horários de maior pico de acessos de outro site que divide o mesmo servidor com o seu. 

Já na hospedagem cloud, você não corre nenhum risco de invasões, além do seu site ter uma taxa de uptime de 99,9%. Na hospedagem cloud, você ainda conta com outros serviços que podem fazer sua loja virtual vender muito mais, por um preço em conta.

Você não quer o seu site fora do ar uma semana antes da Black Friday ou do dia da mães, não é? 

Como consigo uma hospedagem para meu site?

Existem diversas empresas de hospedagem que oferecem esses 2 tipos de hospedagem. É claro que cada modelo de contratação tem suas vantagens e tudo vai depender da finalidade do seu site.

Antes da contratação, leve em conta os recursos oferecidos como espaço disponível de armazenamento, tráfego de dados, redirecionamento de links e e-mails, painel de controle e estatísticas.

Também é importante levar em consideração a confiabilidade do serviço da empresa, afinal de contas, você não vai querer que seu site seja invadido por criminosos ou fique fora do ar no momento em que um cliente quer falar com você.

Existem empresas que oferecem pacotes com os serviços de domínio e hospedagem combinados. A alternativa facilita a criação do seu espaço, e, muitas vezes, o preço pode ser mais vantajoso. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Leia mais sobre esses e outros assuntos em nosso blog. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: