Dicas de design para o site do seu projeto

11/03/2018 às 22:10 WordPress

Dicas de design para o site do seu projeto

Novos projetos e empresas surgem todos os dias. No mesmo ritmo também cresce a preocupação com um bom design. Mas é um processo que ainda precisa ser muito mais desenvolvido na mentalidade dos novos empreendedores para seus negócios prosperarem.

Não é uma tarefa fácil e é preciso conhecer a importância e as soluções que um design estratégico pode fazer no produto e na empresa. Esse artigo vai trazer algumas dicas de design para o site do seu projeto que poderão trazer bons resultados em pouco tempo.

Crie uma estratégia de design

A maioria das pessoas tendem a começar diretamente na parte técnica do site, criando o layout, codificando e recortando imagens. Sem uma estratégia pré-definida, essa atitude pode virar um verdadeiro caos para você.

Um bom planejamento do seu projeto pode evitar retrabalhos e, consequentemente, menos perda dinheiro com esses ajustes. Trace todos os seus objetivos com o site, definindo a ordem e a hierarquia de cada elemento na página. Depois dessa etapa, é hora de começar a pensar nos detalhes estéticos. Uma coisa de cada vez, sempre!

Dispositivos móveis

A realidade atual é que a maior parte do tráfego online é através dos dispositivos móveis, como celulares ou tablets. Um site que não seja responsivo não tem boa aceitação e tem uma utilidade apenas parcial, ou seja, só vai servir para ser visualizado pelo desktop.

Essa ideia de adaptar um grande site para ser visto em telas pequenas deve ser um dos principais focos de todo empreendedor. Você também não deve se esquecer de que as menores resoluções também são outro objetivo importante.

Outro detalhe crucial é que o Google indexa melhor páginas otimizadas para dispositivos móveis do que sites que não são responsivos. Com base nisso, iniciar seu planejamento pelas versões menores, possibilita que você crie as variações de layout para telas maiores com muito mais facilidade do que o caminho inverso.

Isso pode evitar surpresas desagradáveis ao descobrir que precisará eliminar blocos de conteúdo por não se encaixarem em telas reduzidas, fazendo você perder tempo e dinheiro. Leia também nosso post sobre Passo a passo para criar o seu Blog

O valor do seu projeto como elemento principal

Outra dica de design para o site do seu projeto. Não basta somente explicar o que seu produto faz ou sobre sua importância. Mostrar o motivo porque as pessoas precisam dele também é primordial.

Você deve mostrar essas informações logo no início do site e com grande destaque. Seja proativo e não espere que o usuário procure pela parte específica do site em que você declara seus diferenciais. Mostre-os logo de cara, pois isso faz toda a diferença.

Por isso, o valor do projeto em que está criando o site precisa, primeiramente, ser muito claro para você. Dessa forma, somente você saberá como destacá-lo da melhor maneira na aplicação. Aprimore mais seus conhecimentos em Dicas de SEO para WordPress

Aproveite ao máximo seu Call To Action

O usuário não deve ser obrigado a procurar o que precisa ser feito em seu site para efetuar uma compra, por exemplo. O objetivo deve ser a máxima familiaridade do internauta com o seu produto, marca ou proposta.

Por isso, o site deve proporcionar uma excelente navegabilidade e experiência para o cliente. O botão call to action é uma ótima opção para isso e pode estar inserido de várias formas como uma imagem, vídeo ou até mesmo no meio do texto. Mas ele precisa ser claro e objetivo para que a pessoa entenda qual é a ação que ela precisa fazer para adquirir o que você está oferecendo.

Simplifique e diminua as distrações

Mais uma ótima dica de design para o site do seu projeto. Usar poucas cores na medida certa, não exagerar no tamanho das fontes e manter um bom contraste entre os elementos do site, já é um bom começo. Lembre-se de que nessa área, menos é mais.

Quanto mais simples for seu site, mais facilidade ele terá de se adaptar em diferentes resoluções e não tira a atenção dos usuários menos familiarizados com seu projeto.

Mas o ponto crucial dessa simplicidade é que ela permite que uma pequena variação na cor ou na forma, chame a atenção do usuário para o que realmente importa no seu site. Conheça mais sobre os nossos serviços de Hospedagem com WordPress

Usabilidade e acessibilidade

Lembre-se de que um texto fácil de se ler não é um diferencial, mas uma obrigação essencial a qualquer trabalho que envolva conteúdo na internet. Pouco adianta ter um texto de extrema qualidade ou oferecer o melhor produto, se a chamada para ele está ilegível, por exemplo.

Se seu texto estiver com a cor parecida com a cor de fundo, pode ofuscar o usuário e deixá-lo perdido no site, fazendo- o perder o interesse. A regra é bastante clara: quanto mais acessível for o seu site, melhor para seu negócio.

Não se esqueça do SEO

Outro assunto que é de extrema importância e sempre tem sido discutido é o famoso SEO, que vai definir como seu site vai ser encontrado na web. Todo tipo de cuidado precisa ser tomado nessa delicada parte. Semântica, código limpo, responsividade, conteúdo relevante, entre outros detalhes.

A otimização para mecanismos de busca é primordial para o sucesso de qualquer projeto, pois ser encontrado em uma busca orgânica pode se traduzir em muito mais vendas. A maior responsabilidade do designer é com a estrutura do site. Existem diversas ferramentas online que podem ajudar esse profissional, como o próprio Google Analytics.

Você deve ter em mente que essa é a etapa mais demorada para se obter resultados, mas vale muito o investimento. Ainda tem dúvidas sobre as dicas de design para o site do seu projeto? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Conte com nossa empresa com o que precisar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: