Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas de como se manter criativo longe dos centros urbanos

01/07/2018 às 08:12 Ajuda

Dicas de como se manter criativo longe dos centros urbanos

Redatores, ilustradores e web designers são exemplos de profissionais que dependem da criatividade para desenvolver um bom trabalho. O problema é que em certos dias ela não aparece.

O que fazer durante esses momentos? Além disso, quem mora longe de grandes centros urbanos pode se sentir menos favorecido, pois não tem a oportunidade de conhecer lugares e eventos diferentes para aguçar a criatividade.

Nesses casos, o que pode ser feito para se manter criativo longe dos grandes centros? Continue a leitura desse artigo e conheça algumas dicas bacanas. 

Mantenha a rotina de ir ao centro

Você deve ter em mente que a criatividade não surge do nada, ela vem de referências, de enxergar coisas e lugares por outra perspectiva, de sair da zona de conforto. Mas fazer tudo isso em uma cidade pequena exige um pouco mais de empenho.

Afinal de contas, é preciso alimentar o espírito criativo. 

A distância pode e deve ser usada a seu favor. Faça o que ninguém pode fazer estando em uma cidade grande e ganhe vantagens competitivas para seu negócio, de uma vez por todas. 

Mantenha a rotina de ir ao centro para pagar contas, ver pessoas, fazer reuniões e vivenciar o movimento da cidade onde você mora.

Apesar de não ser um centro grande como os das capitais, vai ter mais movimento de pessoas e coisas que podem te chamar mais a atenção do que quando você fica em casa o dia inteiro. Leia nosso post sobre Hospedagem com WordPress

Nessas visitas, procure observar os pequenos detalhes dos ambientes. Não precisa parar para observar, faça isso enquanto está caminhando ou esperando na fila do banco.

Às vezes, uma estampa na camisa de alguém pode ser a referência para aquele trabalho que não saía do papel.

Não deixe de ler também sobre 502 bad gateway.

Use a distância a seu favor

Quando se mora em cidades pequenas ou afastadas dos grandes centros urbanos, não existem rotinas corridas, caos no trânsito, barulho em demasia, concreto por toda parte, entre outros tipos de poluição visual. 

Normalmente, o que existem são ruas mais pacatas, um trânsito mais calmo e, dependendo da cidade, pode-se ouvir até o barulho de pássaros e outras maravilhas naturais.

Por conta disso, o olhar e a mente de quem reside em cidades menores é diferente e possui referências diferentes.

Dessa forma, quando se trabalha remotamente com equipes ou pessoas de grandes centros urbanos, esse olhar pode complementar e trazer novas ideias aos projetos. Aprimore seus conhecimentos em Dicas de SEO para WordPress

Dessa forma, procure manter esse olhar diferenciado, mas também procure conhecer como é morar em uma grande cidade. Tudo pode ser fonte de inspiração para você, até mesmo as desvantagens de morar em uma grande cidade. 

Trabalhe em uma cafeteria algum dia da semana

Se você passa muito tempo trabalhando em casa e sua cidade não possui um coworking, a dica aqui é que você procure uma cafeteria ou outro estabelecimento comercial para trabalhar, de preferência perto do centro ou em um shopping. 

Faça isso, pelo menos, uma vez por semana. Pode ser só durante um período do dia. Essa mudança de ambiente de trabalho pode fazer muito bem para aguçar sua criatividade e aumentar sua inspiração para o trabalho. 

Dessa forma, você vai ver outras pessoas, vai estar em um ambiente decorado e que pode te proporcionar sensações que jamais tinha sentido antes. Afinal de contas, são sensações e visões diferentes do que está acostumado no bom e velho home office.

Se o seu trabalho exige conexão com a internet, não se esqueça de escolher um local que ofereça internet via wi-fi.

Faça caminhadas ou trilhas no final de semana

Aproveite os finais de semana para fazer alguma trilha por perto. Procure saber se existe algum grupo na sua cidade que costuma fazer trilhas e se informe sobre como participar.

Porém, procure fazer essas caminhadas ou trilhas sem o seu celular, pois ele pode atrapalhar a atenção das pessoas e tirar o objetivo do passeio, que é a busca pela inspiração. Conheça nosso serviço de Hospedagem com WordPress

Segundo um estudo americano recente, passar pelo menos quatro horas na natureza sem nenhuma tecnologia, aumenta a criatividade em até 50%. Dessa forma, mude sua rotina e conheça lugares novos em meio a natureza.

Ler e assistir a filmes e séries

Se sua cidade não tem muitas atrações para se ir nas horas vagas, você deve aproveitar a internet e os livros. A leitura é ótima para conhecer novas formas de escrita, principalmente para os redatores, por causa das histórias fantásticas e escritores diferentes. Além disso, ela é uma ótima forma de melhorar a escrita.

Mas se você não tem muita paciência para ler livros, isso não é um problema. Com o advento da internet e as plataformas de streaming, ficou muito mais fácil assistir a filmes e séries.

Além de estar consumindo conteúdos, você pode aguçar sua audição ao ouvir com o áudio em inglês.

Assistir filmes e séries é ótimo para quem precisa conhecer sobre algum assunto ou cultura que eles abordam.

Até mesmo para os profissionais do design e fotografia, esse tipo de conteúdo pode inspirar muito suas criações por causa da paleta de cores utilizada e pelos ângulos e perspectivas em que os filmes são gravados.

Conclusão

Essas foram algumas dicas que você pode aplicar na sua rotina. Além disso, se morar em uma cidade menor foi uma escolha sua para melhorar a qualidade de vida e também a qualidade do trabalho, use isso como um diferencial.

Reforce essa escolha e argumente com os benefícios que isso proporciona ao seu trabalho, como qualidade e compromisso em tudo o que faz.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: