Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Designer para E-Commerce: 5 dicas para conseguir mais clientes

21/05/2018 às 18:59 Ajuda

Designer para E-Commerce: 5 dicas para conseguir mais clientes

Com a previsão de crescimento do e-commerce em 25% somente em 2018, é fundamental que os consumidores tenham uma experiência positiva durante todo processo de compra. A área de design pode ser uma grande influência nessa importante tomada de decisão.

O papel do designer é muito mais do que criar uma loja esteticamente agradável, é fazer com que todo o processo seja o mais fácil e rápido possível, aumentando as chances de finalização da compra do internauta.

Esse artigo vai trazer 5 dicas que podem ajudar o designer a conseguir mais clientes de e-commerce. Leia até o final e saiba mais.

Não deixe de ler também sobre 502 bad gateway.

Porque a experiência do usuário é tão importante? 

Hoje em dia, muito se discute sobre a experiência do usuário na internet. Existem alguns pontos que se forem seguidos corretamente, vão permitir que você crie projetos desejáveis, úteis e fáceis de usar.

1.  Estética

A estética certamente não é o elemento mais importante e nem o único da experiência do usuário. Mas é um dos principais pilares quando a consideramos. Lembra do ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Pois é.

Ela serve para dar uma noção de como vai ser o restante da experiência. Dessa forma, uma interface atrativa fortalece a confiança do cliente de que a navegação vai ser boa. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

2. Usabilidade

A usabilidade é fundamental para complementar a estética, ou seja, para fazer com que o visual não seja apenas atraente aos olhos, mas que funcione corretamente.

A usabilidade é a facilidade e eficiência que todos os clientes conseguem navegar pelo site ou aplicativo. Quanto melhor ela for, maior a probabilidade de seu público ficar satisfeito com a experiência. Afinal de contas, ninguém gosta de enfrentar dificuldades quando se acessa algum site, não é?

3. Estrutura da informação

A estrutura da informação é a forma como as informações são organizadas em determinada página. Em outras palavras, é aquele trabalho que coloca todas as informações mais importantes em destaque e direciona a atenção dos usuários para os lugares certos na página.

Sem isso, a interface pode até ser bonita e fácil de usar, mas não levará a conversões. Aprimore seus conhecimentos em Como criar um blog

4. Fluxos de interação

Os fluxos de interação são uma espécie de mapa dos diferentes caminhos que o internauta vai percorrer ao acessar seu site. Dessa forma, o cliente sempre vai saber onde está e quais são os próximos passos que ela pode tomar durante a navegação.

Isso ajuda muito os usuários a se localizarem e ter ciência das possibilidades que o produto oferece, ao invés de se sentirem perdidos e procurar por recursos que não existem na aplicação. 

5. Conteúdo

O conteúdo é fundamental para a boa experiência do usuário. Por exemplo, um site que conta com todos os outros pilares, pode pecar pela falta de conteúdo relevante.

O usuário não vai ter uma boa experiência, vai sair da página e provavelmente nunca mais vai acessar novamente. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Quando é bem usado na medida certa, o conteúdo dá instruções práticas e informações úteis que ajudam a enriquecer ainda mais essa experiência de navegação. Confira agora algumas dicas para se conseguir mais clientes.

1. O site deve ter fácil navegabilidade

Existem grandes chances de sua loja ser dividida em várias categorias. Por isso, é necessário ter atenção na hora de organizar todas essas informações na construção do site.

Uma forma eficiente de manter sua página sem poluição visual e informacional e ainda gerar maior acessibilidade é a utilização de flyouts ou super menus. Ele deve ser simples e eficaz, cumprindo sua função e utilizando o menor espaço possível. Nada de complicar a vida do usuário, combinado? 

2. Deixe o layout personalizado

O site de uma loja virtual de sucesso deve se destacar perante os concorrentes e para isso não basta apenas o layout ser limpo e fácil de se navegar.

Ele também deve ter pequenos traços de personalidade, como o uso de uma paleta de cores específica ou a escolha de uma tipografia diferenciada. Dessa forma, você criará uma identidade única que sempre será lembrada pelos usuários. 

3. Use fotos com alta qualidade

Em um site e-commerce, os produtos são vendidos por sua imagem. Portanto, ter várias fotos de qualidade é uma forma garantida de atrair mais consumidores. Imagens com baixa resolução ou embaçadas diminuirão a qualidade do site. 

Torne a experiência de compra mais interessante mostrando vários ângulos do produto, e disponibilizando imagens com as variações de cor. Lembre-se de que o cliente pode optar ou não pela compra somente observando as fotos do produto. 

4. Permita que seus consumidores filtrem suas escolhas

Quando os clientes estão procurando por um produto específico, ele deve ter a possibilidade de filtrar suas opções de escolha, pois isso economizará tempo e esforço. Esse ponto é crucial quando se trata de tamanho, cores, versões e marcas. Quanto mais fácil for para o usuário, melhor para você!

5. As páginas de produto devem ser totalmente limpas

O layout do site e-commerce deve ser limpo, mas a página de produto deve receber uma atenção especial. Os produtos devem ser organizados respeitando seu espaço e complementados com a descrição e o preço. 

Não se esqueça de levar em consideração a utilização de poucos anúncios para garantir a mínima distração possível do produto.

Adicionar botões com os dizeres: “compre também” ou “veja também” é uma ótima forma de manter seu consumidor comprando. Mas tome muito cuidado para não poluir demais o layout da página, deixando-a cansativa de se navegar. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para atender o nosso cliente da melhor forma possível. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: