Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Designer: onde encontrar inspiração para seus trabalhos?

16/12/2017 às 17:30 Ajuda

Designer: onde encontrar inspiração para seus trabalhos?

Quem atua como designer sabe que criatividade e inovação são fundamentais para que se faça um bom trabalho. Afinal de contas, é por meio desses elementos que torna-se possível criar soluções originais e inovadoras, que podem dar um up em sua carreira. Mas onde encontrar essa tal inspiração para desenvolver um bom trabalho? Através desse artigo, você vai conhecer preciosas dicas de como o designer pode fazer isso e manter a capacidade de criação sempre produtiva, alavancando sua carreira profissional.

Observe o espaço ao seu redor

Ser observador é fundamental para ativar a inspiração. Observe sempre ao seu redor e veja a quantidade de elementos, cores e formas que podem estimular sua criatividade para fazer um bom trabalho. Como fazer isso? Você pode dar uma volta pela cidade que você mora. Na correria da rotina, as pessoas não observam os pequenos detalhes dos lugares ao seu redor. As cidades oferecem ricas referências que podem ser utilizadas como inspiração para um designer. Observe o estilo das construções, outdoors e a natureza, pois esses elementos podem ser uma poderosa fonte de inspiração para o designer. Conheça mais sobre esses e outros assuntos em Hospedagem para WordPress

Assista e vídeos e filme

Se você é designer e quer encontrar inspiração para seus trabalhos, saiba que existe uma infinidade de elementos que podem ser usados a seu favor quando se assiste a filmes ou vídeos. Existem até documentários mais específicos na área do designer e até alguns vídeos no Youtube que podem ajudar bastante. Preste atenção nos detalhes, na luz, na fotografia e até no modo em que a produção foi gravada. Esse é um excelente exercício para buscar uma inspiração mais visual, que é algo importante para o designer.

Leia bastante

Não deixe de ler também sobre 502 bad gateway.

Todo profissional que trabalha com design precisa estar sempre atualizado. A leitura sempre é uma boa fonte de inspiração para qualquer pessoa. Além de exercitar a criatividade, a leitura é uma forma de aprendizado constante. Mesmo que você não tenha o hábito, tente ler livros regularmente para exercitar sua inspiração e criatividade. Você também pode ler assuntos de outros temas e não somente livros focados em design. Leia sobre temas que despertam o seu interesse e que te apresentem perspectivas diferentes daquelas que você está acostumado a ler. O objetivo é encontrar inspiração, independentemente do assunto que está lendo, certo? Aproveite e leia nosso post sobre Dicas de SEO para WordPress

Pesquise a história de tudo

Atualmente, o design segue algumas tendências e modas que estão diretamente ligadas ao jeito de viver, consumir ou de socializar das pessoas da sociedade moderna. Mas nem sempre as coisas foram dessa forma. Com o passar do tempo, novas tecnologias surgiram, gerando várias possibilidades. Cada período histórico teve sua própria cultura, estilo de vida, arquitetura e arte. Que tal buscar a inspiração que falta no passado? Você pode criar ideias originais e surpreendentes ao fazer uma pesquisa de movimentos sociais e artísticos do passado.

Escute uma boa música

Essa é mais uma forma do designer encontrar inspiração para seus trabalhos. Escutar música, além de inspirar, pode deixar você mais bem humorado e pronto para ser mais criativo. Escute músicas que você gosta e que gerem aquela sensação de prazer ao escutá-las. Outra forma de grande inspiração para o designer com a música, consiste na observação plena de como os artistas se comunicam visualmente. Observe seus clipes musicais, a capa do seu álbum e até a sua página nas redes sociais. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Anote tudo

Pode até parecer estranho, mas tenha sempre um bloquinho e caneta em mãos. Escrever exercita a memória e faz com que você não se esqueça daquela ideia que apareceu de modo inesperado. Outra dica é tentar escrever com frequência, criando um diário de ideias, versos e histórias, mesmo que essas não façam muito sentido para você. A prática da escrita já pode ser uma fonte rica de inspirações para sua carreira. Todas as anotações podem ser extremamente importantes para estimular sua criatividade no futuro. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem com WordPress

Tenha um momento de descanso

A inspiração depende de uma ação intencional, que demanda certo esforço e trabalho. Dessa forma, tenha um momento de descanso do corpo e da mente, respeitando esse horário. Evite passar noites em claro ou dormir poucas horas. O cansaço inibe drasticamente a criatividade e se você deseja realmente ter inspiração para seu trabalho, faça pausas constantes em tudo que estiver fazendo. Respeite o limite do seu corpo!!!

Invista em técnicas criativas

Existem algumas técnicas que você deve investir para se inspirar para o trabalho. Elas libertam a criatividade e apresentam soluções para os problemas de forma inovadora. O Mindmapping (mapa mental) serve para organizar as ideias conforme elas vão surgindo na mente. Essa técnica permite uma maior fluidez do pensamento e vai guiando você em direção a inspirações cada vez maiores.

Outra técnica bacana é o conhecido Brainstorm (tempestade de ideias), que consiste em produzir ideias, sem nenhum tipo de julgamento, para depois avalia-las. O ideal é que essa técnica seja feito em grupo, pois as chances de se ter ideias mais consistentes são bem maiores. Essas são excelentes técnicas para o designer se inspirar de forma surpreendente.

Inspire-se nos trabalhos de outros designers

O trabalho de outros designers também podem ser uma grande fonte de inspiração para você. Dê uma olhada no portfólio de designers e artistas famosos, pois eles podem ser uma ótima fonte de referência para suas criações. Converse com seus colegas de profissão, questionando-os sobre suas inspirações. Escutar sugestões ou conselhos de outros profissionais mais experientes também é uma ótima ideia para se encontrar a inspiração que tanto precisa.

Ainda tem dúvidas sobre como o designer pode encontrar inspiração para seu trabalho? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: