Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Desenvolvedor: como não perder o controle de processos na nuvem

12/09/2018 às 19:43 Hospedagem de Sites

Desenvolvedor: como não perder o controle de processos na nuvem

O cloud computing, ou computação em nuvem, é uma realidade em qualquer empresa que pensa em continuar se desenvolvendo nos dias de hoje.

O que ontem parecia só um sonho distante, hoje está literalmente a frente dos olhos de praticamente qualquer pessoa que quiser usar esse tipo de serviço.

E como ele se tornou tão atrativo nos últimos anos, não é de se espantar que o mercado começasse a desenvolver cada vez mais opções de uso da nuvem e que os processos que podem ser feitos nela se multiplicassem.

Porém, muitas vezes esses processos podem acabar se tornando uma dor de cabeça para muitos.

Os desenvolvedores, por exemplo, tiveram que se adaptar rapidamente à realidade do cloud computing, mas é claro que ainda existem muitos problemas e dúvidas a serem respondidas, principalmente com quem trabalha há mais tempo na área e não está totalmente acostumado com esse tipo de plataforma.

E é exatamente por isso que vamos falar hoje diretamente com você, desenvolvedor, sobre como não perder o controle de processos na nuvem. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo o texto!

Não deixe de ler também sobre 502 bad gateway.

O rápido crescimento da nuvem

Antes de falarmos exatamente as formas de como não perder o controle de processos na nuvem, é necessário darmos o contexto para explicarmos exatamente porque esses problemas ocorrem.

Sem essas informações, fica muito difícil de entender como solucionar os problemas.

Primeiramente, voltemos ao assunto do grande crescimento da computação em nuvem. Estima-se que, em 10 anos, o gasto com esse tipo de plataforma seja cinco vezes maior do que o que é hoje em dia, e o lucro que se tem com ela também.

Sabendo disso, não é surpresa nenhuma a informação que cerca de 90% das empresas do mundo utilizam serviços em nuvem de alguma forma.

Quem está de olho no mercado, sabe que esse tipo de computação é não só promissor, mas também que significa o futuro. Isso faz com que empresas lancem e renovem recursos em uma velocidade assustadora, o que faz com que o mercado que já é conhecido por suas rápidas mudanças, ande ainda mais depressa.

No meio de tudo isso estão os desenvolvedores que precisam trabalhar para que esses novos recursos sejam lançados e, é claro, desenvolver soluções eficientes para sua empresa estar sempre por dentro das mudanças desse mercado tão volátil.

E por conta de todos esses problemas, fizemos uma lista de possíveis soluções para te ajudar a manter o controle e se acostumar com esse ritmo acelerado.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Gostou? Teste 30 dias de hospedagem de site com a gente!

Como manter o controle?

Separamos aqui uma lista com dicas que podem ser bastante úteis para qualquer tipo de empresa, desde as menores até as que possuem muitos funcionários e equipes que necessitam de uma organização ainda maior.

Essas dicas são adaptáveis, ou seja, você pode molda-las a partir das necessidades, do tamanho, do tipo e dos objetivos do seu negócio.

As dicas que daremos aqui são:

  • ·Tenha uma referência padrão
  • ·Monitore de perto o uso da nuvem
  • ·Tenha alguém para supervisionar

Vamos falar separadamente sobre cada uma dessas dicas para você entender melhor como aplica-las em seu negócio.

Tenha uma referência padrão

Como já falamos anteriormente, o mercado para a computação em nuvem é cada vez mais volátil, o que significa que profissionais como o desenvolvedor, tem chances de perder o controle de processos na nuvem com facilidade.

Uma dica para que isso não aconteça é manter um padrão de referência para o desenvolvimento.

Esse padrão pode ser feito da forma como você desejar, mas precisa ser seguido por toda a equipe de desenvolvimento e fazer parte do dia a dia de todos. Dessa forma, você possuirá um norte para seguir e dificilmente irá se perder.

Você também pode se interessar: Hospedagem de site gratuita

Monitore de perto o uso da nuvem

O que isso quer dizer? Que qualquer problema que esteja acontecendo, precisa ser identificado o mais rápido possível.

Não é de hoje que o departamento de TI de uma empresa precisa saber lidar com esse tipo de situação, mas quando falamos sobre como não perder o controle de processos na nuvem, a equipe precisa estar sempre a postos e entender o que está acontecendo o tempo todo.

Dessa forma vai ser mais fácil não só de identificar, mas de saber quais decisões tomar para manter o controle de processos na nuvem.

Tenha alguém para supervisionar

Isso significa que alguém deve ser o porta voz entre quem está desenvolvendo, quem pode resolver eventuais problemas e o chefe, seja do setor ou até mesmo o dono da empresa, dependendo de seu tamanho, é claro.

Essa pessoa que supervisiona também deve ser responsável por fazer o setor não perder o foco, ou seja, fazer dos valores colocados ali uma realidade, como sempre manter uma referência, como já citamos aqui, para que o controle de processos na nuvem não seja perdido por qualquer desenvolvedor que seja.

Leia também: Passo a passo para criar o seu blog

E aí, desenvolvedor, conseguiu aprender melhor sobre como não perder o controle de processos na nuvem?

É claro que apenas um artigo na internet não vai sanar todas as suas dúvidas e acabar com todos os seus problemas, mas toda informação que possa te ajudar nesse sentido, é válida.

O importante é sempre se manter atualizado, pesquisando e estudando sobre o assunto para que você não fique para trás, já que as mudanças que acontecem hoje em dia são cada vez mais rápidas e drásticas, principalmente quando falamos sobre o trabalho de um desenvolvedor.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a você dar um passo a mais em sua carreira. Até a próxima!

Gostou de nosso post? Compartilhe: