Conheça os recursos mais importantes de um plano de hospedagem

18/02/2019 às 19:41 Hospedagem de Sites

Conheça os recursos mais importantes de um plano de hospedagem

Hoje em dia, qualquer empresa precisa marcar presença online. Isso independe de tamanho e segmento, todos os negócios de sucesso estão na internet.

E para sustentar a sua empresa na web e atrair mais visibilidade, ter um site é excelente alternativa. E para conseguir criar e manter um site na internet é preciso contratar um plano de hospedagem.

Por isso, para facilitar sua vida, vamos falar abaixo sobre os principais recursos de uma boa hospedagem de sites.

A escolha de uma boa prestadora de serviço nesse setor é importantíssima para que seu site possa ter um bom desempenho e conseguir trazer credibilidade para sua empresa no mercado.

O que é e como avaliar um bom plano de hospedagem?

O primeiro ponto é saber que os planos de hospedagem de site variam bastante. Isso acontece por que existem vários tipos de servidores de hospedagem e cada um deles se adequa a determinados tipos de projetos.

O ideal é que você não se atente ao preço, é claro isso também é importante, mas o principal é fiar de olho nos recursos disponíveis.

É preciso garantir que você contrate um plano de hospedagem de sites que atenda as necessidades da sua empresa por um valor justo, buscando sempre o melhor custo-benefício.

Existem muitos planos de hospedagem gratuitas e também de hospedagem compartilhadas, que apesar de serem grátis ou com valores bem acessíveis, não atendem a maioria das necessidades.

Nesses planos, os recursos oferecidos costumam ser bem limitados e geralmente eles são indicados apenas para quem possui um projeto ainda muito pequeno, que ainda precise começar a gerar tráfego.

Quem possui um projeto maior, como um portal de notícias ou uma loja virtual, por exemplo, precisa de servidor de hospedagem mais robusto.

Servidores dedicados ou servidores na nuvem costumam ser as melhores opções para estes projetos mais volumosos, já que há uma variedade de recursos, há a possibilidade de escalabilidade e também o nível de segurança sobre as informações do seu será bem maior.

Depois desse pequeno resumo sobre os planos de hospedagem de sites disponíveis no mercado, confira abaixo a nossa lista com os recursos mais importantes para avaliar na hora de contratar um plano de hospedagem:

Espaço em disco

O espaço em disco é referente a quantidade de espaço que o seu servidor de hospedagem possui para o armazenamento dos arquivos da sua aplicação.

Esse é um dos recursos mais importantes de uma hospedagem de site, por que quanto mais limitado ele for, menor será a quantidade de arquivos que você poderá upar no sistema.

Nesse ponto é preciso analisar se o espaço cedido no plano contratado é suficiente para armazenar todos os arquivos do seu site, incluindo as contas de e-mail que costumam a ocupar bastante espaço no servidor.

Teste 30 dias de Hospedagem Empresarial.

É importante frisar que não existe plano de hospedagem ilimitada, ou seja, o espaço em disco sempre será finito. Geralmente os planos de servidores dedicados e cloud costumam oferecer bastante espaço em disco, mesmo nos planos mais baratos.

Isso também acontece em algumas hospedagens compartilhadas, com a possibilidade de comprar a maior fatia de espaço em disco do servidor.

Geralmente, é mais seguro escolher um plano com o tamanho de espaço em discos já definidos para evitar conflitos com a empresa contratada.

Confira também: Melhor hospedagem de site.  

Tráfego

O volume de tráfego é a quantidade de dados que podem ser transferidos entre seu site e o navegador dos usuários que o acessam.

Esse compartilhamento de informações que possibilita que as pessoas naveguem pelo seu site com tranquilidade.

E assim como o espaço em disco, o tráfego nunca é ilimitado. Este recurso influencia principalmente no número de pessoas que acessam ao seu site ao mesmo tempo.

Um dos principais motivos que deixam sites fora do ar são picos de tráfego em servidores que não o suportam.

Por isso, o ideal é que você meça qual é o seu volume de tráfego mensal e estime o crescimento dentro de um período de curto prazo, como por exemplo, 12 meses.

Assim, você poderá contratar um plano de hospedagem que possua um bom volume de tráfego e diminua as chances do seu site sair do ar em casos de pico.

Painel de Controle

O Painel de Controle é um recurso importantíssimo para sua hospedagem de sites. É através deste recurso que você gerencia todo o seu servidor de hospedagem.

Como todas as operações do seu servidor, passam por ele, o ideal é que você cheque suas principais funcionalidades, e principalmente, o nível de facilidade para a execução destas funções.

 Geralmente, as empresas de hospedagem de site oferecem a seus clientes, planos com o painel de controle cPanel.

Este painel é bastante intuitivo e facilita a vida de usuários que não tenham tanta familiaridade com esse tipo de sistema. Quanto mais fácil de ser gerido, melhor será o painel de controle.

Conclusão

Espaço em disco, tráfego e painel de controle são os três principais recursos de uma hospedagem de sites. Esse trio de recursos são a base de um bom servidor de hospedagem.

Garantir que eles estejam dentro das suas necessidades é essencial para o bom desempenho do site da sua empresa na web.

É preciso estar atento a estes pontos na hora de contratar um plano de hospedagem para evitar surpresas desagradáveis posteriormente.

Busque pesquisar bastante sobre esse assunto, aqui no nosso blog, temos diversos artigos para que você escolha a melhor hospedagem de site.

Gostou do texto? Confira mais dicas no nosso blog! Conheça o nosso serviço de Hospedagem Empresarial.

Gostou de nosso post? Compartilhe: